Se você ama história tanto quanto nós, então você não deveria perder a chance de conhecer o Museu Rafael Larco Herrera durante sua visita a Lima. O renomado museu de arte pré-colombiana detém uma importante coleção de artefatos arqueológicos pertencentes a várias sociedades do antigo Peru.
Para aqueles que estão buscando por um vislumbre na vasta história peruana, este é o lugar certo para ir! Como você talvez já saiba, o Peru foi habitado por diferentes civilizações antes da chegada dos conquistadores espanhóis. Estas civilizações foram responsáveis por abrir caminho para as culturas que habitaram nosso país mais recentemente, entre estas, estão os próprios Incas.
O também chamado Museu Larco tem uma coleção de cerca de 45.000 peças que mostram a evolução cultural de nosso país desde 5.000 anos atrás. A história do Peru transborda por todo o local, permitindo que o visitante viaje no tempo através de diferentes objetos colecionados por Rafael Larco Herrera e seu filho, Rafael Larco Hoyle.
Entre os itens arqueológicos exibidos aqui, você encontrará uma variedade de peças feitas de ouro e prata, pedras preciosas, bem como têxteis, cerâmica e outros objetos. Da mesma forma, a sede do museu por si só é uma jóia da época colonial chamada “Hacienda Cueva”.
No entanto, a mansão colonial foi remodelada várias vezes para atender aos propósitos do museu, embora Don Rafael estivesse entusiasmado para manter seu estilo colonial seguindo os padrões arquitetônicos do século XVIII.
Além de toda a oferta de artefatos e infraestrutura que nos aproximam da história do Peru pré-colombiano, é preciso ressaltar que na saída é onde fica a loja de lembranças e o restaurante do museu para encerrar a visita em grande estilo. O local é um café muito charmoso, mas muito concorrido nos horários de almoço, então, atente-se!
A experiência no Museu Larco é extraordinária. Por essa razão, gostaríamos de te mostrar tudo que há para ver nesta renomada exibição. Continue lendo e aprenda tudo sobre ela!
O Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera conta com uma exibição permanente da história pré-colombiana do Peru. No entanto, muitas coisas aconteceram antes da construção desta galeria e você precisa saber!
De volta a 1923, Rafael Larco Herrera presenteou seu filho com um vaso de retratos Moche bem preservado, mas ele pouco sabia que este seria o início de uma das maiores coleções pré-colombianas do mundo.
Dois anos depois, Rafael Larco Herrera expandiu sua coleção para cerca de 600 objetos de cerâmica, algo que encorajou seu filho a continuar com o legado. Poucos meses depois disso, ele deixou a coleção nas mãos de seu filho Rafael Larco Hoyle, esta que mais tarde constituiria o agora famoso museu em Lima.
Naquele mesmo ano, Rafael Larco Hoyle teve a iniciativa de estabelecer uma galeria onde ele pudesse salvar todos estes artefatos antigos deixados por seu pai. Um ano se passou e a coleção cresceu significativamente, o que tornou possível a inauguração de uma galeria de arte pré-colombiana em Trujillo.
O museu foi fundado em 1926. Uma pequena casa colonial chamada Hacienda Chiclín foi sua sede até que ele finalmente decidiu mudar toda a coleção para Lima para atrair ainda mais visitantes.
Atualmente, a galeria está localizada em uma casa colonial reconstruída dentro do distrito de Pueblo Libre em Lima. A galeria é composta de várias salas de exibição, uma biblioteca, um restaurante e uma sala de vídeo.
1. Galeria de Ouro e Joias
No antigo Peru, as vestimentas e jóias que os governadores costumavam usar implicavam em um profundo simbolismo de quem eles eram na vida e quem eles seriam após a morte. Ao longo da história da humanidade, as roupas não apenas nos protegeram da natureza, como também nos permitiu expressar quem somos.
A Galeria de Ouro e Joias compreende uma coleção de coroas, protetores de orelha, argolas para nariz, máscaras, jóias e vasos feitos inteiramente de ouro e prata. Alguns destes objetos pertenceram às culturas Chimu, Mochica, Vicus e Lambayeque entre outras.
2. Galeria Culturas do Antigo Peru
A galeria exibe cerca de 10 mil anos da história pré-hispânica do Peru, onde diferentes objetos cerimoniais, artefatos de uso comum e muito mais são expostos nesta sala. A Galeria de Culturas do Antigo Peru compreende uma vasta coleção de itens arqueológicos que sobreviveram à conquista espanhola.
A galeria é dividida em quatro áreas: Costa Norte, Costa Central, Costa Sul e os Andes. Cada uma delas com peças pertencentes a suas respectivas culturas, como a Moche, Chimu, Lima, Paracas, Nazca, Tiahuanaco, Wari, Inca e muito mais.
3. Galeria de Vasos de Retratos Eróticos ou Galeria Erótica
Esta sala mostra a coleção de cerâmicas eróticas encontradas por Rafael Larco Hoyle por volta de 1960, como resultado de investigações realizadas em relação às representações sexuais do Peru pré-colombiano.
4. Galeria Cerimônia de Sacrifício
Os sacrifícios humanos eram performados em diferentes culturas antigas, não apenas no Peru, mas em todo o mundo. Muitas destas costumavam acreditar que a morte, o derramamento de sangue ou até mutilações corporais poderiam transformar as vítimas através dos rituais.
Nesta galeria são expostos vários artefatos usados antes, durante e depois do ritual de sacrifício pertencentes à cultura mochica.
5. Galeria de Artigos Têxteis do Antigo Peru
Durante a era pré-colombiana, os artigos têxteis eram uma forma de comunicação entre os membros de diferentes culturas. No entanto, eles também serviam para espalhar ideias religiosas e para estabelecer diferenças sociais.
Nesta exibição, você encontrará diferentes artigos têxteis que foram identificados até as culturas Mochina, Huari, Chimú, Lambayeque, Nazca, Chinca, Paracas e Inca.
Estas são algumas das onze galerias que compõem o famoso Museu Larco. O local certamente oferece uma compreensão abrangente das sociedades que marcaram nosso país, e também revela muitos mistérios graças aos estudos realizados por Rafael Larco Hoyle.
Para aqueles que estão buscando vivenciar a história peruana de perto, o Museu Larco é o caminho certo a seguir. Como mencionamos antes, ele está localizado no distrito de Pueblo Libre, uma área não tão turística da cidade de Lima.
No entanto, se você deseja visitar o Museu Larco, nós recomendamos fortemente que você faça um tour com um especialista que pode te ensinar tudo sobre o que você vai ver no museu.
Se você deseja viver esta experiência conosco, por favor, contate nossos agentes de viagem e planeje sua viagem de acordo com seus interesses.
- Endereço: Avenida Simón Bolívar 1515, Pueblo Libre, Lima.
- Entrada: Entrada geral S/. 35,00 – Estudantes S/. 17,00 – Crianças abaixo dos 17 anos S/. 17,00 – Crianças abaixo dos 8 anos não pagam.
A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica em nosso país. Conheça todas as nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!