Um dos passeios indicados para quem visita Lima é seguir até as ruínas pré-incas de Pachacamac. Fazer este passeio é a opção certa para descobrir o antigo mistério do Templo de Pachacamac em um tour cativante e abrangente pela capital peruana.
Você irá contemplar majestosas pirâmides dedicadas ao Sol e à Lua e se espantar com a precisão arquitetônica dos edifícios enquanto aprende sobre os costumes da civilização pré-histórica Inca.
Pachacamac é um dos sítios arqueológicos mais visitados do Peru. O santuário é administrado pelo Ministério da Cultura, através do Museu de Pachacamac, uma instituição que administra o local como uma experiência educativa e cultural para os visitantes.
Dois terços do norte do sítio ainda não foram escavados, são terrenos abertos à espera de futuros estudos. No entanto, a área monumental do santuário é um importante sítio arqueológico com escavações ativas e descobrimentos de artefatos e ruínas arquitetônicas em curso.
Pachacamac foi construído na margem direita do vale do Lurin, perto do rio de mesmo nome, próximo do mar e em frente de um grupo de pequenas ilhas que tem o mesmo nome. Seus templos foram visitados por multidões de peregrinos em decorrência dos grandes rituais andinos, pois Pachacamac era um oráculo capaz de prever o futuro e controlar os movimentos da Terra.
A palavra Pachacamac significa alma da terra, aquele que anima o mundo. Os antigos peruanos acreditavam que um único movimento de sua cabeça causaria terremotos. Esse local era considerado ponto de encontro do Deus dos Terremotos, o oráculo mais importante da época e assim ao longo dos anos de sua ocupação pré-inca, a população peregrinava até Pachacamac para pedir alívio aos terremotos, transformando o espaço em um lugar de oferendas e sacrifícios.
Quatro povos distintos viveram em Pachacamac: os Lima, Wari, Yshma e os Incas. Vamos conhecer um pouco sobre eles:
- Cultura Lima: As evidências encontradas em Pachacamac indicam que uma das primeiras civilizações a ocupar a área foi a cultura Lima, que se desenvolveu entre os anos 200 e 600 de nossa era, no período intermediário inicial.
Durante este período, a cultura de Lima construiu o "Templo Antigo" em homenagem a Urpi Huachac, que segundo a mitologia de Lima, era esposa do deus Pachacamac. Eles também construíram vários pequenos edifícios de adobe que mais tarde seriam usados como fundações.
- Cultura Wari: Por volta do ano 600 surgiu a cultura Wari, durante o período do Horizonte Médio. Os Wari incorporaram diferentes culturas em seu crescente império, incluindo a cultura de Lima. A influência da cultura Wari na costa do Peru deu grande importância ao local.
Foi nesta altura que a vila de Pachacamac adquiriu independência e identidade própria nestas terras. Durante este período, seus habitantes construíram um novo templo que abrigaria o famoso oráculo, denominado 'Templo Pintado' ou 'Templo de Pachacamac'.
- Cultura Ychsma: Durante os anos 900 e 1450 DC, a cultura Ychsma se estabeleceu nessas terras, tornando Pachacamac seu principal centro administrativo. Nesse período, o Ychsma construiu cerca de 16 edifícios, que os arqueólogos chamaram de 'Pirâmides com Rampas'.
- Cultura Inca: Em 1470, durante o período denominado Último Horizonte, os Incas passaram a ocupar esta parte da costa peruana. Junto com o Templo de Pachacamac, os Incas construíram outro templo para a adoração do Deus Sol Inti, e um Acllahuasi, também conhecido como a 'Casa dos Escolhidos'.
Hoje, o sítio arqueológico contempla 16 pirâmides, praças, palácios e templos erguidos em diferentes épocas pelas civilizações que habitaram o local. Fora as construções históricas, foi estabelecido o Museo de Sitio de Pachacamac, museu no qual peças pré-colombianas contam a história das civilizações.
- O Complexo de Adobito é uma construção do período intermediário. São pirâmides ou pequenos edifícios, que são formados pelos restos de um antigo prédio feito com pequenos tijolos moldados à mão e colocados "em pé" em linhas sucessivas, dando a aparência de livros em uma estante, uma técnica que distingue a cultura Lima.
- O Acllahuasi é uma arquitetura clássica da época Inca. Possui um amplo corredor de ingresso em forma de zigue-zague até atingir um primeiro pátio que é cercado por nichos trapezoidais de dupla jamba, tendo como cementação pedras polidas em granito. Em seguida se ingressa nos compartimentos habitacionais, colocados ortogonalmente para chegar a um pátio posterior.
- As Pirâmides com Rampas são do período Intermediário tardio (900 - 1450 AD) que se caracteriza pela presença de muitas nações locais. Neste período mostra-se um grande desenvolvimento arquitetônico tornando-se o centro principal da cidade de Ichma.
- A Praça dos Peregrinos é um grande espaço nivelado pelos Incas (1450) para servir como um prelúdio dos peregrinos que procuravam os serviços do oráculo Pachacamac. No centro do mesmo, duas fileiras de colunas poderiam suportar o telhado de um longo corredor aberto.
- O Templo Pintado ou Templo de Pachacamac data do período Horizonte Médio (600-900 dC), tendo sido construído para ser a nova casa de dito oráculo, uma vez que as principais mudanças introduzidas pelos Wari incluíram a construção de uma nova pirâmide. O Templo de Pachacamac tem em um de seus lados grandes escadas que foram pintadas com muitas cores e desenhos com representações de pessoas, plantas e peixes
- O Templo Urpi Huachac ou Templo Velho é o templo dedicado à esposa de Pachacamac que corresponde do período entre 100 d.C. e 650 d.C. e é caracterizada como uma espécie de pirâmide pequena, segunda a mitologia andina.
- O Templo do Sol está localizado no topo de um afloramento rochoso. Está composto de quatro corpos de pirâmides inacabadas que se sobrepõem umas sobre as outras em declínio, formando em cada nível espaços com terraços em torno do Templo. Adquirem a forma de uma pirâmide escalonada, e visto a partir do ar tem um plano trapezoidal.
Pachacamac é como uma grande cidade, com diversas pirâmides, templos e praças construídas em adobe e está localizado há aproximadamente 01 hora de Lima e a melhor maneira de fazer esta visita é contratando um tour local.
Horário de funcionamento: terça, quinta e sábado das 10h00 às 15h00
Primeiro domingo de cada mês das 10h00 às 15h00
Entrada: Adultos S /. 15,00 - Crianças S /. 1,00
Além do Templo Pachacamac, na cidade de Lima é possível encontrar as pirâmides Huaca Pucllana, Huaca Huallamarca e muitos outros atrativos. Descubra-os na aba Destinos e encante-se com as maravilhas do Peru.
Explore o notável complexo religioso com um guia experiente para descobrir sua história intrigante e sua origem de 200 d.C. Entre em contato com nossa equipe e comece hoje mesmo a planejar a sua próxima viagem para o País Maravilhoso dos Incas.