Localizada bem no coração do Bairro de Miraflores, distrito nobre de Lima, encontra-se um rico patrimônio cultural que antecede aos Incas e poderia ser relacionado ao famoso Templo Pachacamac. O sítio arqueológico Huaca Pucllana é um dos muitos assentamentos pré-colombianos espalhados pela capital peruana. No entanto, este em particular detém um impressionante estilo arquitetônico e história quase desconhecida para muitos.
Para aqueles que costumavam dizer que Lima é como qualquer outra capital no mundo, aqui estamos para te provar o contrário. A chamada “Cidade dos Reis” foi desenvolvida nos arredores de cerca de 50 huacas, que faz desta um local sagrado, e a famosa pirâmide Huaca Pucllana é uma das mais preservadas da região.
Com sorte, o complexo arqueológico não foi completamente destruído durante a expansão da cidade. Hoje em dia, ele nos ajuda a entender um pouco mais das antigas civilizações que marcaram nosso país e influenciaram o desenvolvimento de outras sociedades.
Neste famoso atrativo turístico, é possível se deparar com uma grande pirâmide que reforça as marcantes características arquitetônicas do povo andino e pouco se assemelha às pirâmides egípcias. Durante a visita você também poderá conhecer sobre os costumes ancestrais de Lima e sobre as culturas Ychsma e Wari, ambas que ocuparam o local em diferentes períodos.
Além disso, o complexo arqueológico, que também conta com um museu de arqueologia, complementa a experiência com uma expressão gastronômica única da cidade com iguarias do restaurante La Huaca Pucllana.
Continue lendo e aprenda tudo sobre esta enigmática estrutura e aproveite melhor seu tempo em Lima assim como um conhecedor local!
Este importante sítio arqueológico é pertencente à cultura lima, uma civilização que se desenvolveu entre 200 e 700 d.C. No entanto, Huaca Pucllana foi construída a cerca do século V e, como já mencionado, foi ocupada por outras duas sociedades.
Acredita-se que o local possuía um propósito religioso durante seu auge, como um centro cerimonial, apesar disso, pode ter servido também para controlar o entorno e as populações devido à sua localização estratégica e estilo arquitetônico.
Além disso, devido às modificações realizadas pelos povos Wari e Ychsma, é incerto saber exatamente como as construções estavam originalmente distribuídas, mas estes povos mantiveram o estilo arquitetônico distintivo da civilização de Lima.
Como talvez você saiba, a capital do Peru passa por terremotos frequentemente. Assim, consciente das condições do terreno, o povo de Lima construiu a pirâmide utilizando uma técnica especial na qual são deixados espaços entre os tijolos de adobe, que são feitos à mão, para permitir um movimento uniforme e evitar danos durante as atividades sísmicas.
A famosa técnica também foi replicada pelos Wari, o que os permitiu construir outras estruturas em seus arredores. Como mencionamos antes, Huaca Pucllana foi cuidadosa situada em uma localização privilegiada, onde um “braço” do rio Surco irrigava a área, tornando-a ideal não somente para fins religiosos e estratégicos, como adequada para a produção agrícola.
Voltando para os propósitos religiosos, alguns arqueólogos dizem que o topo desta pirâmide poderia ter servido como um cemitério da elite de Lima. No entanto, é mais provável que tenha sido um local onde sacrifícios humanos foram performados.
Uma vez que a sociedade de Lima foi dissolvida, o local foi completamente enterrado e, mais tarde, abandonado. A cultura Wari foi a próxima a ocupar a costa central do Peru e a se estabelecer nestas terras.
Durante aquele tempo, eles conseguiram desenterrar o topo da pirâmide e a usaram como local de enterro, assim como os Ychsmas fizeram centenas de anos mais tarde.
- Faça um tour guiado pelo local. Huaca Pucllana é um dos atrativos mais visitados dentro da cidade de Lima e, graças ao forte trabalho do Município de Lima, agora é possível entender ainda mais sobre o local e as cerimônias lá realizadas durante a era pré-colombiana.
- Visite o Museu Huaca Pucllana. Fundado em 1984, possui uma exibição de artefatos antigos encontrados no complexo arqueológico que remontam às culturas Lima e Huari. Da mesma forma, no Museo de Sitio Huaca Pucllana você conhecerá sobre o processo de escavação e infográficos que contam a história do local.
- Passeie pelo parque de fauna e flora nativa. Huaca Pucllana foi o berço da conservação da fauna da região. Neste parque, você aprenderá sobre como eles conseguiram manejar diferentes tipos de espécies de plantas e vegetais. Da mesma forma, também apresenta diferentes animais que foram criados ao longo desse tempo.
- Tenha uma experiência gastronômica exclusiva no restaurante Huaca Pucllana. Para aqueles que buscam experienciar a famosa cozinha peruana, o restaurante oferece pratos requintados com produtos locais, especialmente frutos do mar e vegetais locais.
Huaca Pucllana está localizada dentro do distrito de Miraflores, em Lima, e permanece como um atrativo turístico pago. No entanto, se você deseja conhecer este monumento histórico, buscar por um tour guiado é uma questão mandatória para explorar o local!
As famosas ruínas de Huaca Pucllana compreendem muitos mistérios e detalhes que você certamente não pode perder. Felizmente, nós temos uma atividade especial, na qual você poderá conhecer este atrativo logo após visitar o Centro Histórico de Lima.
- Endereço: Ca. Gral. Borgoño cuadra 8, Miraflores 15074
- Horário de funcionamento: Quarta-feira a segunda-feira das 9h às 17h
- Entrada: Adultos S/. 12.00 – Crianças 12 anos S/. 6.00
Quer conhecer mais sobre as civilizações que marcaram nosso país? Ouse descobrir os mistérios de nossas terras com a Viagens Machu Picchu e explore Lima como um verdadeiro conhecedor!