Viagens Machu Picchu

Caral

Caral

Escondida no vasto deserto peruano encontra-se o potencial “berço” da maior das culturas Andinas no Peru. Caral, considerada a Civilização Mais Antiga das Américas, tem causado inquietações a muitos arqueólogos e impressionado seus visitantes devido a sua arquitetura autêntica e história.

Olhando para trás, para a origem de diferentes sociedades que marcaram nosso extenso país, Caral passou despercebida por anos, apenas em 2000, investigações realizadas no local por um arqueólogo peruano deram uma virada significativa na história da humanidade.

A civilização de Caral marca o início de uma era no território peruano; e embora as informações coletadas ao longo dos anos possam revelar alguns detalhes dessa antiga sociedade, agora podemos entender ainda mais sobre o desenvolvimento dos mais recentes assentamentos pré-colombianos no Peru.

De acordo com especialistas, Caral tem cerca de 5.000 anos, tornando-a a primeira civilização organizada documentada nas neste continente americano, e uma das primeiras do mundo inteiro, contemporânea às conhecidas civilizações do Egito, Mesopotâmia, Índia e China.

Durante aquele tempo, civilizações estavam começando a surgir, e nós temos orgulho em dizer que, por mais isoladas que pudessem ter estado nossas terras ao longo desse período, nossos ancestrais conseguiram estruturar um sistema hierárquico a partir do zero.

Berço da civilização e o início de uma era

Esta enigmática cultura foi desenvolvida entre 3.000 e 1.800 d.C. Por esta razão, a Cidade Sagrada de Caral é considerada a primeira cidade das Américas já que não há outra civilização que possa precedê-la (ou que, ao menos, tenha sido documentada).

O local encontra-se a 184km de Lima, em uma localização geográfica chamada Norte Chico ou Vale do Supe. Devido a sua localização remota, nem mesmo o renomado arqueólogo alemão Max Uhle pode encontrar o sítio arqueológico.

Somente em 1949 quando Paul Kosok esteve no local as atenções foram chamadas para esta civilização, que, mais tarde, foi documentada em seu livro “Life, Land and Water in Ancient Peru” em 1965. Desde então, muitos arqueólogos têm visitado a área para explorar e realizar escavações.

Os arqueólogos nunca chegaram à conclusão de que Caral poderia ter sido um assentamento pré-cerâmico. Em vez disso, acreditavam que a cultura teria sido desenvolvida durante o auge da tecnologia de “pot-firing” (queima de panela), método no qual submete-se a cerâmica ao fogo para moldá-la, entretanto este povo ainda não tinha conhecimento para usá-lo.

A responsável por esta descoberta foi Ruth Shady, arqueóloga peruana e professora da Universidade Nacional de São Marcos, que em 1994 descobriu 18 estruturas com características distintas de outros locais. A investigação seguiu até a conclusão de que o Sítio Arqueológico de Caral era, de fato, uma construção pré-cerâmica, embora muitos de seus colegas pensassem o contrário.

Sem dúvidas esta foi uma grande descoberta, uma vez que atrasou em mais de 1.000 anos as datas mais antigas conhecidas de um centro urbano nas Américas. Por isso, Caral foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 2009.

A Influência da Cultura Caral no Antigo Peru

Graças às escavações e estudos realizados neste sítio arqueológico, agora podemos entender mais do desenvolvimento cultural e administrativo desta civilização.

Durante o auge da Cidade de Caral, esta foi considerada um importante centro econômico desde que estabeleceram uma impressionante rede comercial entre os assentamentos costeiros e suas terras.

Arqueólogos encontraram várias redes de pesca ao longo da costa peruana que remontam a 5.000 anos atrás. Portanto, acredita-se que os agricultores de Caral cultivavam o algodão de que os pescadores precisavam para fazer as redes. Em troca, recebiam mariscos e peixes secos por esses materiais.

Era um rico ambiente de negociações que mais tarde foi replicado por outras culturas, incluindo os Incas. Eles também pareciam ter conhecimento astronômico, visto que este tema era retratado em uma das estruturas dentro da cidadela.

Aparentemente, a religião imposta pelos governantes era a principal atividade que permitia controle sobre toda a população, bem como a produção e distribuição de alimentos e outros produtos.

Outro fato particular sobre Caral é que eles tiveram um período de paz que pode ter durado  de 500 a 1.000 anos, já que os arqueólogos não conseguiram encontrar nenhuma evidência de uma organização militar ou sinais de guerra.

Curiosamente, Caral foi uma capital econômica dedicada ao comércio de seus produtos agrícolas com os habitantes do litoral peruano e outras partes da região.

O que ver em Caral?

O complexo arqueológico tem uma extensão de 66 hectares e detém cerca de 50 estruturas, as quais os estudiosos presumem que poderia ter servido como áreas residenciais, administrativas e cerimoniais. Da mesma forma, o local é dividido em uma zona periférica e central:

- A Zona Central é distribuída em 2 partes. A primeira é chamada de Caral Alto e compreende estruturas públicas e residenciais, incluindo 7 edifícios monumentais, várias unidades residenciais e cerca de 4 praças. A segunda metade é denominada Caral Bajo e é composta por um anfiteatro, o edifício Circular Altar e um complexo residencial.

- A Zona Periférica contém complexos de casas distribuídos como pequenas ilhas, margeando o vale.

No entanto, vale a pena mencionar que as áreas residenciais não eram usadas somente com fins domésticos, mas também como oficinas.

Como Visitar a Cidadela de Caral?

Como já mencionado, Caral está localizada a poucos quilômetros do norte de Lima, a cerca de 4 horas de carro da cidade. Portanto, você pode visitar o local fazendo um passeio de um dia inteiro a este monumento histórico.

Atualmente, o Sítio Arqueológico de Caral permanece como uma atração paga aos turistas, e você pode facilmente visitá-lo a partir de Lima. Além disso, buscar por um tour guiado é uma questão mandatória para visitar o local, caso você deseje explorar este monumento histórico.

Esta famosa e intrigante civilização nas Américas compreende muitos mistérios e detalhes que você certamente não pode perder. E, felizmente, nós temos um tour guiado especial para o Caral, onde você descobrirá o enigma da cidadela de 5.000 anos e muito mais!

Informações Gerais

- Horário de funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira – das 9h às 18h

- Entrada: Adultos S/. 11,00.

Quer conhecer mais sobre as civilizações que marcaram nosso país? Ouse descobrir os mistérios de nossas terras com a Viagens Machu Picchu e explore Lima como um verdadeiro conhecedor!