Se você quer se inspirar em um passeio de um dia ou se hospedar numa das áreas mais criativas e coloridas da capital peruana, então você definitivamente deve visitar o distrito de Barranco. A conhecida vizinhança boêmia de Lima é um dos mais impressionantes centros urbanos da costa limenha, visualmente falando.
Este bairro, que tem uma origem misteriosa, proveniente de um milagre vivenciado por pescadores que avistaram uma cruz que os guiou à costa, como conta a história do distrito, também já foi um local dedicado à agricultura e à pesca rudimentar.
Mas hoje, o autêntico distrito de Barranco é famoso pelas expressões artísticas e culturais, onde, além dos murais, música ao vivo, mercados de artesanato, restaurantes e bares dão vida às suas ruas.
Barranco é um dos mais velhos subúrbios de Lima, conhecido por seu impressionante cenário com toques coloniais e modernos, marcado pelos antigos casarões e murais coloridos.
Antes da expansão massiva da cidade, essa vizinhança costumava ser o destino de fuga perfeito para a elite de Lima. Por este motivo, esse bairro próspero possui um distintivo estilo arquitetônico art-déco pelas ruas.
Da mesma forma, se tornou muito popular entre os turistas, seja por seus hotéis boutique, pela vida noturna ou por toda a experiência de estar cercado por um cenário mágico e, certamente, artístico ao longo do Oceano Pacífico. É também lar de muitas galerias e renomados museus de arte contemporânea e colonial.
Barranco pode até ser um bairro pequeno, mas com certeza oferece um pouco de tudo! Este distrito boêmio vai deixar você fascinado com sua singularidade, e é por isso que você não pode deixar de visitá-lo durante sua viagem a Lima.
Se interessou? Aqui estão algumas das melhores coisas para fazer em Barranco.
Essa tradicional ponte de madeira é reconhecida por ter o cenário urbano mais estonteante de todos, já que está localizada no coração de Barranco, onde a arte transborda por suas estruturas.
A Puente de los Suspiros foi construída em 1876, apesar disso, sofreu várias remodelações desde sua construção. Por muitos anos, este foi um dos pontos mais românticos – e dramáticos – de Lima devido a uma superstição, da qual não se sabe a origem, que diz que qualquer pessoa que atravessar a ponte segurando a respiração será agraciado com o desejo que pedir.
A muito tempo atrás, antes de Barranco se tornar o pólo artístico e cultural que é hoje, Bajada de Baños era uma rua usada pelos pescadores para chegar ao mar, e eventualmente se tornou o acesso oficial para chegar à praia.
Além disso, quando começou a se tornar um local turístico para a aristocracia limenha, muitas pessoas estabeleceram suas casas de praia nesta rua. Hoje em dia, essas mansões em estilo colonial e muitas cores abrigam os restaurantes mais requintados da região.
Andar pela Bajada de Baños é uma total imersão na autêntica arte de rua da cidade, onde quase todas as paredes são decoradas com murais coloridos. Da mesma forma, você também irá encontrar barracas de artesãos que vendem jóias, pinturas e muito mais!
Barranco é cheia de restaurantes, resto bares que misturam alta gastronomia com ótimos drinks, e food trucks que oferecem qualquer coisa que você possa imaginar, da pipoca de rua até cheesecakes de maracujá e deliciosos “anticuchos”, e você certamente irá amar todas as opções disponíveis.
No entanto, se você quer uma experiência gastronômica mais refinada, você também irá encontrar restaurantes renomados na região, alguns deles com vistas espetaculares para o Oceano Pacífico para complementar a noite.
Para aqueles que estão buscando os melhores souvenirs para levar pra casa, você deve visitar a loja de artesanato Dedalo. Ela foi a primeira loja de artesanato contemporâneo fundada em 1992. Aqui, você encontrará uma variedade de peças feitas por artistas locais com materiais como madeira, metal e até mesmo vidro.
E se você estiver buscando por um poncho peruano de estilo moderno, então saiba que este é o caminho certo! A loja também detém uma coleção de souvenirs andinos e peças de arte pelas quais você com certeza vai se apaixonar. E, se ainda não for o suficiente, ainda há um ótimo café localizado no pátio da casa colonial reformada onde fica a loja.
Este famoso museu possui uma exibição permanente do artista peruano Mario Testino e oferece uma exposição de arte contemporânea internacional, assim como os trabalhos de muitos artistas peruanos locais.
O Museu Mario Testino, também conhecido como Museu MATE, procura promover a expressão artística e cultural no Peru. Esta organização sem fins lucrativos busca financiar diferentes programas educacionais e culturais por todo o país. Para aqueles que não sabem, vale ressaltar que Mario Testino é um renomado fotógrafo, que trabalhou, inclusive, com estrelas de Hollywood e super modelos, como Kate Moss.
O Museu MATE está localizado em uma mansão colonial remodelada, adaptada para mostrar a expressão artística desigual entre artistas locais e internacionais.
Localizado na porta ao lado da Galeria Mario Testino, a sede do Museu Pedro de Osma está situada em um belo casarão cercado por jardins bem cuidados.
O museu oferece uma exibição de uma coleção privada de Pedro de Osma, que foi um colecionador de obras de arte da era do Vice-reinado, entre os séculos XV e XVIII. Aqui você encontrará pinturas de artistas renomados, como Bernardo Bitti e Luís de Riano, além de muitos outros pintores anônimos da Escola Cusquenha do século XVIII. Outras peças incluem decorações de altar, móveis, esculturas e prataria.
A capela La Ermita está localizada acima da passarela de pedestres “Bajada de Baños”, a poucos metros de distância da Puente de los Suspiros. A famosa igreja foi construída em 1750 em um local sagrado para a comunidade de cristianismo de Lima, já que foi aqui que uma cruz iluminada supostamente apareceu durante uma tempestade, guiando os pescadores locais de volta à costa.
No entanto, a capela foi queimada e saqueada por tropas chilenas durante a guerra em 1992. Além disso, só é possível visitá-la pelo lado de fora, já que ela permanece fechada ao público. De qualquer forma, a Capela Ermita também oferece um maravilhoso mirante com vista para a costa.
Como dissemos antes, Barranco hospeda algumas das tendências entre bares e restaurantes em Lima, onde você pode facilmente experimentar bebidas internacionais ou até mesmo o famoso Pisco Sour.
Existem muitos lugares que oferecem diferentes experiências da noite em Barranco de acordo com seus interesses. De bares de gin a companhias de cerveja, como o Juanito ou a conhecida Barranco Beer Company, você ficará grato por ter visitado este distrito boêmio.
Uma das atrações mais visíveis dentro dos subúrbios de Barranco são os numerosos e enormes murais. Entre todas as coisas para fazer em Barranco, vale a pena fazer uma caminhada pelas ruas e desfrutar da notória arte - um passeio totalmente de graça.
Dentro dos arredores de Lima, o subúrbio de Barranco é o mais focado em arte de rua, até os numerosos murais têm sido patrocinados pelo município para dar à vizinhança um toque pessoal. Entre todos os pontos turísticos de Lima, você vai encontrar os melhores passeando pelo bairro de Barranco com seus belos murais e suas diferentes galerias de arte.
Desça pela velha, mas colorida Bajada de Baños e encontre o caminho para a praia, compre algumas bebidas em alguma loja, sente-se e relaxe à beira-mar.
Barranco não poderia ser mais mágico durante a ‘golden hour’, quando o brilho do Sol se pondo deixa tudo dourado, e, confie em nós, esta é uma experiência que você precisa ter antes de ir embora. Tire um tempo de toda andança e apenas relaxe ao som das ondas, enquanto o Sol te enche de energia pelo resto da noite.
A Viagens Machu Picchu faz questão de te fornecer tudo que você precisa pra ter uma aventura autêntica pelo nosso país. Conheça todas as ofertas especiais que temos na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!