Refletindo sobre quantas descobertas são feitas sobre nossa herança histórica e cultural, percebemos que sempre há algo novo para aprender sobre as civilizações que marcaram as terras peruanas. E muitas vezes, não só a história dos povos do Peru, como a história da humanidade como um todo e seu processo de evolução nos faz querer revisitar esses tempos antigos para entender as ações que abriram o caminho para nossa geração.
Infelizmente, não existe máquina do tempo para nos ajudar a conhecer de perto tudo sobre o passado, mas nós com certeza podemos deduzir o suficiente pelas relíquias deixadas para trás ao longo das eras. Portanto, se você é um entusiasta e quer conhecer mais sobre a história do Peru e do mundo, então não deveria deixar esse excelente museu fora de seu roteiro por Lima.
O Museu do Ouro do Peru e Armas do Mundo detém uma extensa coleção de peças de ouro e prata que foram rastreadas até às culturas pré-colombianas. Da mesma forma, o local também oferece uma exibição de armas coletadas de todo o mundo, das quais algumas têm cerca de 5 mil anos.
No total, este é um museu famoso de Lima que detém mais de 25 mil artefatos que representam o evolucionário passado do Peru e da própria humanidade. Por esta razão, o local é considerado um dos museus mais importantes da América do Sul.
Graças à coleção privada do empreendedor e político Miguel Mujica Gallo, agora temos mais compreensão de muitas culturas que influenciaram o desenvolvimento social de nosso país. Quer saber mais sobre a história do Peru? Continue lendo e nos deixe mostrar por onde começar.
O originalmente chamado Museu do Ouro do Peru foi fundado em 1968 por Miguel Mujica Gallo, um importante empreendedor e político que se apaixonou pela antropologia e história ao longo de sua vida.
Antes do Museu do Ouro e Armas do Mundo ser criado, Miguel Mujica Gallo viajou pelo mundo, o que o permitiu adquirir objetos e armas de diferentes culturas e países.
Quando voltou ao Peru, ele ofereceu cerca de 300 peças arqueológicas obtidas pela retirada de vários sítios arqueológicos. Embora ele estivesse apenas interessado apenas em um “Tumi”, que era uma faca cerimonial altamente ornamentada feita inteiramente de ouro maciço, sua esposa, Aída Diez-Canseco Benales, o encorajou a comprar toda a coleção.
Desde então, a coleção pré-Inca e Inca cresceu o suficiente para exibi-la em vários países das Américas e da Europa, patrocinado pelo governo peruano. Após isto, Miguel Mujica Gallo fundou o renomado Museu do Ouro do Peru em 1968, e mais tarde ele doou toda a coleção para o Estado peruano.
Hoje em dia, toda a coleção detém cerca de 25 mil artefatos de todo o mundo, incluindo ornamentos de ouro e prata do Peru, vasos cerimoniais, entre outros. Assim como os artigos têxteis, armaduras, uniformes militares, armas e muitos outros artefatos de todo o mundo.
- Galeria Ouro do Peru
A galeria tem uma exibição de cerca de 8 mil peças feitas de metais preciosos, como ouro, prata e até platina. A coleção mostra o desenvolvimento pré-hispânico do artesanato no Peru ao longo de vários anos.
Existem diferentes itens de decoração e cerimonial de muitas culturas que foram estabelecidas no norte do Peru, como as culturas Vicus, Fria, Chancay, Nazca, Mochica, Lambayeque e Chimú.
Agora nós podemos entender muito mais sobre o simbolismo implícito ao uso de ouro e prata durante a era pré-colombiana. Estes metais retratavam uma constante dualidade através do tempo desde que eles eram relacionados ao Sol e a Lua, dia e noite, feminino e masculino.
Os antigos peruanos desenvolveram técnicas que não foram praticadas nem mesmo na Europa, como dar coloração a artefatos feitos em ouro e prata. Estas culturas pré-Incas eram caracterizadas por seus procedimentos impressionantes de ourives.
- Galeria Armas do Mundo
Das inúmeras viagens que Miguel Mujica Gallo fez, ele coletou cerca de 20 mil armas pertencentes a diferentes civilizações e eras, sendo uma das mais antigas do século XII.
Devido à extensão da coleção e às peças bem preservadas, este é considerado um dos mais renomados museus desta categoria. Em adição às diferentes armas encontradas nesta sala, são expostos também uniformes de guerra, armaduras, selas de cavalos, entre outros objetos.
A exibição não é apenas focada nas Américas, já que detém vários itens das culturas chinesa, japonesa, egípcia e muitas outras. Aqui você poderá admirar armas que pertenceram a muitos personagens históricos importantes, como Miguel Grau, Napoleão, o Czar da Rússia Alexader I, e Simon Bolívar.
O Museu do Ouro e Armas do Mundo está localizado dentro do distrito de Santiago de Surco. Se você deseja visitar este atrativo, recomendamos que vá em um tour guiado para que não perca nenhum detalhe desta incrível e importante exibição.
Felizmente, nós temos para você uma excursão exclusiva onde você visitará o Centro Histórico de Lima e o Museu de Ouro também. O City Tour Lima Moderna e Colonial + Museu do Ouro te levará a um mergulho pela história peruana.
Se você está pronto para esta aventura, tenha certeza de adicioná-la ao seu pacote de viagem! Para isso, por favor, contate nossos especialistas para mais informações.
- Endereço: Jr. Alonso de Molina 1100, Santiago de Surco, Lima.
- Horário de funcionamento: Segunda-feira a Domingo – das 10h30 às 18h.
- Entrada: Entrada geral S/. 33,00 – Crianças S/. 16,00.
A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica em nosso país. Conheça todas as nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!