Para aqueles com tempo extra para explorar a famosa Capital Gastronômica da América Latina, recomendamos que você mergulhe nas antigas histórias que ocorreram na agitada capital peruana, Lima, e que ainda hoje seguem marcadas na cidade contrapondo passado e presente.
A muito tempo atrás, a costa central peruana foi o berço de muitas sociedades que abriram o caminho para civilizações sucessoras como os próprios Incas. A cidade se espalhou pela região e em torno de vários centros cerimoniais pré-incas, que antecederam o famoso povo quíchua.
Um destes centros está localizado dentro do moderno centro administrativo de Lima, no bairro de San Isidro. Huaca Huallamarca é um antigo templo que detém muitos segredos dentro de sua pirâmide truncada e imponente, e é certamente uma das atrações que você deveria considerar adicionar ao seu roteiro de viagem.
O local foi construído cerca de 2.000 anos atrás, até mesmo antes da cultura Lima começar a crescer no território. Este foi um importante centro religioso e local de enterros para muitas sociedades do antigo Peru ao longo de diferentes períodos.
Infelizmente, devido a expansão massiva da cidade, algumas de suas estruturas foram afetadas. O que temos acesso desse importante patrimônio hoje representa grande resistência à força do tempo e do desenvolvimento urbano.
E graças ao empenho e trabalho duro de muitos arqueólogos algumas estruturas foram preservadas e se torna possível, ainda hoje, saber mais sobre este local e sua história.
Além de Huaca Huallamarca, Lima ainda oferece outras atrações que misturam passado e presente no centro da cidade, em meio a agitada Lima, como a famosa Huaca Pucllana, sendo possível visitá-las em um mesmo dia, já que encontram-se em bairros próximos. Saiba mais sobre este atrativo aqui.
Ouse entrar nesta viagem no tempo pelo Peru e descobrir o enigma dessas terras misteriosas. Continue lendo e aprenda tudo que você precisa saber sobre este sítio arqueológico!
Como já mencionado, Huaca Huallamarca fica na nobre vizinhança de San Isidro, onde encontra-se até mesmo a casa de ex-presidentes do Peru. Esta localização oferece um maior contraste com as imponentes construções modernas e sua estrutura pré-colombiana. O impressionante monumento se eleva até 20 metros de altura do nível do solo, a base da pirâmide tem cerca de 85 metros e é composta por um estilo arquitetônico autêntico.
De acordo com historiadores, esta foi construída entre 100 a. C. e 200 a.C. por por um povo chamado Pinazo, originado na costa central do Peru. No entanto, tempos depois da dissolução desta civilização, esta construção ainda foi ocupada pelos povos Lima, Huaura, Sicán, Chincha e Ychsma em diferentes períodos do tempo.
O local possui uma estrutura interessante, onde os muros da pirâmide foram construídos com pequenos tijolos adobe, feitos à mão, esculpidos como grãos de milho, o que indica que este precede até mesmo a cultura lima.
Surpreendentemente, a civilização Pinazo teve grande influência nesta terra, e de alguma forma não apenas sua presença ficou conhecida pela região, como suas tradições também se ramificaram. Prova disso está no fato de que os locais de enterro e corpos encontrados nestas terras são atribuídos a outras culturas que replicaram os mesmos costumes daqueles que os precederam.
Como já mencionado, o local foi fortemente alterado pelas mãos de um entusiasta da antropologia chamado Arturo Jiménes Borja, que restaurou o local, mas não manteve sua estrutura original. Hoje em dia a principal marca desta transformação é a rampa de acesso que permite aos visitantes chegar ao topo da pirâmide de Huaca Huallamarca. Apesar de não ser ideal, este projeto permitiu que o patrimônio continuasse de pé e ainda garante uma vista intrigante de Lima e sua história.
Além do que os olhos podem ver, Huaca Huallamarca mistura o tempo e congrega diferentes períodos em sua história e no próprio nome. “Huaca”, na língua quéchua significa sagrado, pode ser tanto uma divindade quanto o local onde estas são cultuadas, palavra enraizada na cultura andina. Já “Huallamarca” foi acrescentada ao nome mais recentemente, em 1930, pelo antropólogo Júlio César Tello Rojas.
Você está pronto para se aprofundar e se maravilhar com as belezas e imponência da história e da modernidade em Lima? Se ficou com vontade de ver de perto este monumento, veja a seguir como visitá-lo, preço e outras informações!
Huaca Huallamarca está localizada dentro do distrito de Miraflores, em Lima, e permanece como um atrativo turístico pago, e mesmo assim, vale a pena conhecê-lo. No entanto, se você deseja conhecer este monumento histórico, você pode facilmente chegar até ele pegando um táxi!
No local, não deixe de visitar o museu que está na base da pirâmide e descobrir outros detalhes de sua longa história. Lá é possível ver artefatos, imagens e conversar com educadores dispostos a te ensinar um pouco mais.
As famosas ruínas de Huaca Huallamarca compreendem muitos mistérios e detalhes que você certamente não pode perder.
- Endereço: Av. Nicolas de Rivera 201, San Isidro.
- Horário de funcionamento: Terça a Sábado – das 9h às 17h
- Entrada: Adultos S/. 5.00 – Crianças S/. 1.00
Quer conhecer mais sobre as civilizações que marcaram nosso país? Ouse descobrir os mistérios de nossas terras com a Viagens Machu Picchu e explore Lima como um verdadeiro expert!