Nós, como peruanos, não poderíamos ter mais orgulho de nossas heranças culturais e históricas, uma vez que olhamos para o passado e percebemos que nossos ancestrais trabalharam juntos, indiretamente, para influenciar outras civilizações. Ao estudarmos, nos damos conta de que a história do homem no Peru é praticamente infinita.
Ao destacarmos isso, nós queremos que você tenha ideia do quão extensos são estes nossos patrimônios. Além disso, se você ama história assim como nós, ficará impressionado em saber que Huaraz possui uma grande parte da história pré-Inca guardada em suas terras e tem influências que abriram caminho para gerações sucessoras.
Por exemplo, as ruínas Wilcahuain são um destes lugares imperdíveis dentro da região andina norte. O sítio arqueológico é uma das atrações não turísticas em Huaraz, que detém um grande valor histórico e cultural devido ao seu estilo arquitetônico e antiguidade.
Hoje sabemos muito mais sobre o que ainda existe da história pré-hispânica, graças ao trabalho de inúmeros arqueólogos desde 1937 e, embora parte de sua estrutura ainda esteja enterrada, o local consegue cativar todos os seus visitantes.
Para te incentivar a adicionar o Sítio Arqueológico de Wilcahuain em seu roteiro por Huaraz queremos te mostrar a importância deste local e como ele pode ser inesquecível. Está curioso? Siga com a leitura para descobrir mais!
Wilcahuain é um assentamento pré-Inca localizado no Callejón de Huaylas, a 7km de distância da cidade de Huaraz. Quando foi descoberto, arqueólogos acreditavam que se tratava de um templo, embora Wilcahuain tenha características que se assemelham mais a um mausoléu.
Existe uma discussão sobre se o templo poderia ter sido construído pela cultura Huari ou pela civilização Recuay. No entanto, em estudos mais aprofundados realizados no local, descobriu-se que este sítio arqueológico poderia ter sido o centro administrativo dos Recuay, que mais tarde foi incluído ao império dos Huari.
Etimologicamente, Wilcahuain vem da combinação de duas palavras quéchua: Willka, que significa “neto”, e Wayi, que significa casa. Com isso, a palavra composta significaria “A Casa dos Netos” em português.
O nome foi fornecido por seu descobridor, o famoso arqueólogo peruano Julio C. Tello, que também foi o especialista responsável pelos estudos realizados no Sítio Arqueológico Cerro Sechín em 1937. Uma década depois de Tello ter pisado nestas terras, Wendell Bennet continuou os estudos em Wilcahuain, descobrindo um cemitério tiahuanaco-Huari a 800 metros deste local.
A estrutura é composta de 3 níveis ou plataformas, conectados por escadas e rampas. Existem 19 espaços no total: 5 no piso principal e 7 nos segundo e terceiro andares. E vale a pena conhecer para compreender mais deste local ainda pouco explorado por turistas.
O Sítio Arqueológico está localizado no norte de Lima, na região chamada de Callejón de Huaylas, a 40 minutos da cidade de Huaraz. É válido mencionar que o local onde encontra-se o atrativo não faz parte da rota turística, pois está em uma localização mais remota.
Além disso, se você deseja fazer parte desta experiência, recomendamos fortemente que você faça um tour guiado pelo local. Felizmente, organizamos algumas saídas para este atrativo a partir de Huaraz. Se você deseja maiores informações, entre em contato com nossos especialistas, que estarão dispostos a te ajudar!
- Endereço: Wilcahuain 60, 02002.
- Horário de funcionamento: Segunda-feira a Domingo, das 8h às 18h.
- Entrada: Taxa Geral S/. 4.50.
Gostaria de descobrir outros mistérios do norte do Peru? Descubra muito mais histórias e curiosidades em nossa aba Destinos e comece a viajar por nosso país antes mesmo de chegar aqui!
A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica em nosso país. Confira nossas ofertas especiais na aba Pacote e comece a planejar a viagem da sua vida!