Huaraz não é somente cercada por impressionantes maravilhas naturais, mas também por assentamentos pré-colombianos ancestrais que precederam os Incas. Toda a região possui diferentes sítios arqueológicos que variam de períodos e culturas.
No entanto, a maioria destas estruturas são pouco conhecidas por turistas estrangeiros e, até mesmo, locais, já que foram construídas em alguns dos lugares mais remotos dentro da região Ancash, parecendo estar escondidas. As ruínas Chavín de Huantar foram construídas pela cultura Chavín, que se desenvolveu entre 1.500 e 300 a.C.
De acordo com muitos historiadores, as culturas pré-Incas poderiam ter sido a mãe de grande parte das culturas Andinas. O sítio arqueológico de Huaraz foi seu centro administrativo e religioso, e isto é de grande importância para entender a evolução das sociedades das montanhas do Peru.
Da mesma forma, devido à sua expressão cultural e estrutura imponente, que se mistura entre a vegetação e os cenários naturais da área, o local foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1985. Além disso, se você deseja viajar por lugares pouco conhecidos e fugir do óbvio, você definitivamente deve visitar o Sítio Arqueológico Chavín de Huantar. Continue lendo e descubra mais!
Como mencionado anteriormente, o famoso sítio arqueológico data de 1.500 a.C. e é uma das estruturas ancestrais mais importantes do Peru. Foi construída como centro de cultos, para onde diferentes pessoas de todo o país se dirigiam para fazer oferendas e pedidos aos deuses.
O Sítio Arqueológico Chavin de Huantar consiste em dois templos, mas devido à instabilidade da terra, parte de sua estrutura acabou sendo danificada. No entanto, não há muita informação sobre o complexo, mas graças a escavações e estudos realizados no local, hoje podemos entender um pouco mais deste importante patrimônio.
O centro cerimonial abrigou três importantes obras-primas feitas inteiramente de pedras, como o Monólito de Lanzón, a Estrela Raimondi e o Obelisco Tello, cada uma destas foi um “menir”, um monumento pré-histórico preso de forma vertical ao solo que, para a cultura andina, possuíam espiritualidade transcendental, e também tinham propósitos de controle sociopolítico.
Chavin de Huantar é composto de várias esculturas, mas nem todas são do mesmo período, já que foram sendo adicionadas ao longo do desenvolvimento da cultura Chavin. A primeira estrutura é chamada “Templo Velho”, uma denominação autoexplicativa, em espanhol é “Templo Viejo”.
Depois de alguns séculos, o Templo Velho foi abandonado e substituído pelo Templo Novo, composto por outras estruturas chamadas “El Castillo” e “Plaza Cuadrada”. O local cobre uma extensão de 12.000m², embora a maior parte da estrutura tenha sido danificada por inundações e atividades sísmicas.
A estrutura por si só representa a grande expressão artística da cultura Chavin, já que eles decoravam suas paredes com esculturas de seus deuses e representações de seus rituais. Além disso, o local também é adornado com “Cabezas Clavas”, ou seja, “Cabeças Pregadas” em português, que são uma série de monólitos esculpidos que retratam a cabeça de seres míticos.
Chavín é certamente um dos locais pré-colombianos mais antigos e mais conhecidos e representa uma importante expressão das técnicas artísticas, decorativas e de construção desta era. Com certeza é uma jóia andina que vale a pena visitar!
Como mencionado anteriormente, a cultura Chavín se desenvolveu durante os anos 1.500 e 300 a.C. De acordo com muitos historiadores e arqueólogos, esta poderia ser a mãe das culturas andinas devido às suas influências culturais, religiosas e sociopolíticas.
No entanto, não se sabe muito sobre esta civilização ancestral, mas graças a estudos e descobertas encontradas onde costumava ser o “território Chavín”, informações relevantes acabaram surgindo.
Quando os estudos foram iniciados pela primeira vez, arqueólogos costumavam acreditar que esta poderia ter sido a primeira forma de civilização do Peru. No entanto, esta teoria foi descartada após a descoberta da Cidadela de Caral. Apesar disso, a cultura Chavín é, sem dúvidas, uma das culturas mais antigas dentro das terras peruanas.
O local possui uma estrutura e estilo arquitetônico extraordinários, nas quais a maior parte de seu interior é distribuído como labirintos e múltiplos túneis, chamados de galerias. Além disso, as construções não possuíam nenhuma janela, o que deixou todo o lugar na escuridão.
No entanto, o povo Chavín conseguiu construir pequenos túneis que permitiam a passagem de ar pela estrutura, assim como feixes que iluminavam certas partes dos templos. Aqui nós listamos as principais atrações dentro deste local:
- Templo Velho: Foi o primeiro templo construído no local, é composto por três pirâmides truncadas que vistas de cima tem o formato de “U”. O Templo Velho foi o lar de um dos deuses mais poderosos da cultura Chavín, que era representado pelo Monólito de Lanzón.
O templo tem uma estrutura semelhante a um labirinto em seu interior, onde cada túnel conecta a várias reservas, usadas para preservar as oferendas providas pela população.
- Templo Novo: É a maior pirâmide do complexo arqueológico e um dos mais bem preservados. Acredita-se que era aqui onde a Estrela Raimondi era exibida. Seu interior é composto de inúmeras galerias, embora seu propósito ainda seja desconhecido.
Ambos os templos são cercados por uma praça retangular e circular que, potencialmente, teriam propósitos ritualísticos. Como já mencionamos, os templos Chavín foram adornados com algumas esculturas em pedras que representavam deuses e cerimônias de rituais.
De acordo com historiadores, os templos foram totalmente abandonados por volta do ano 200 a.C., que é próximo de quando a cultura Chavín se dissolveu.
O centro cerimonial da cultura Chavín está localizado no norte do Peru, na região de Ancash, em um vale de planície a 2 horas de Huaraz.
Se você está planejando fazer este passeio por conta própria, tenha em mente que você precisará contratar um táxi certificado para uma viagem de ida e volta, uma vez que o transporte é quase limitado nesta área.
No entanto, te aconselhamos a reservar um tour no qual você conhecerá tudo sobre este famoso sítio arqueológico. Felizmente, temos o Chavin de Huantar Tour que você, sem dúvidas, não pode perder!
Endereço: Chavín de Huantar 02395.
Horário de atendimento: Segunda-feira a Domingo, das 8h às 17h.
Entrada: Taxa geral – S/. 11.00.
A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para uma experiência autêntica em nosso país. Conheça nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!