A grande extensão de nosso país o torna adequado para diferentes tipos de experiências de viagem, e o montanhismo é uma das opções mais procuradas na região. Para aqueles que não sabiam, Callejón de Huaylas é um vale vibrante localizado no norte do Peru, que abriga um destino turístico em ascensão, o Parque Nacional Huascarán.
Se você está animado para vivenciar o melhor das nossas maravilhas naturais, então você com certeza precisa visitar esta região, onde imponentes montanhas nevadas, vales perenes e lagoas de água turquesa te deixarão fascinado por sua singularidade.
Como talvez você saiba, a cidade de Huaraz também é parte deste paraíso na Terra, proporcionando paisagens inimagináveis, contendo como principais protagonistas a Cordilheira Negra e a Cordilheira Branca. É, sem dúvidas, um cenário de outro mundo que você não pode perder.
E é assim que todo o vale compreende inúmeros atrativos turísticos, onde a história pré-colombiana tem sido mantida viva em muitos sítios arqueológicos. Honestamente, há tantas coisas para conhecer e fazer no Callejon de Huaylas e suas proximidades que fica difícil descrever.
O que queremos é que você veja tudo isso com seus próprios olhos, motivo pelo qual estruturamos esta publicação para que você possa começar a organizar a viagem para a Suíça peruana!
Já se interessou? Então continue lendo e saiba mais sobre os atrativos de Callejón de Huaylas!
O próspero vale está localizado na região de Ancash, protegido pelas cordilheiras Branca e Negra. O Callejón de Huaylas ou Vale de Santa foi criado graças ao Rio Santa, que é originado da lagoa Conococha.
Este possui, em média, uma altitude de 3.000 metros acima do nível do mar e se expande por aproximadamente 5.000 km². A região é composta de 5 províncias, cada qual detém cenários, história e cultura bastante distintivos.
Como anteriormente mencionado, Callejón de Huaylas está localizado bem entre duas importantes montanhas. A Cordilheira Branca, por exemplo, é chamada assim por causa de seus imponentes picos cobertos de neve, dos quais alguns ultrapassam os 6.000 metros de altitude, assim como o Monte Huascaran.
Do outro lado do Vale encontra-se a Cordilheira Negra, que recebe esse nome por contrariar-se às condições da Cordilheira Branca. Nesta cordilheira o que se vê é a falta de gelo e neve, já que as montanhas que abrange podem atingir até 5.100 metros acima do nível do mar, sendo mais baixas. Portanto, toda a região possui um ecossistema autêntico como nenhum outro no país.
Existem tantas coisas para fazer em Callejón de Huaylas que certamente você irá querer mais tempo para poder explorá-lo por todos os cantos. Por este motivo, listamos algumas das províncias dentro desta região para que você consiga organizar sua viagem de acordo com seus interesses:
É uma província na região de Ancash composta por inúmeras maravilhas naturais, especialmente fontes termais famosas por suas propriedades. Recuay possui diferentes corpos d’água, incluindo os banhos quentes de Catucancha e as lagoas de Conococha e Querococha.
Além disso, toda a região oferece cenários impressionantes, onde a Puya Raimondi, uma bromélia gigante endêmica da região e que floresce somente uma vez por ano, cobre uma grande extensão do território. Da mesma forma, você também pode encontrar o Sítio Arqueológico de Pueblo Viejo, uma antiga construção Inca usada como um centro administrativo.
Esta pequena cidade está localizada ao norte da cidade de Huaraz, a 2.645 metros acima do nível do mar. É um centro turístico e agrícola, conhecido por seus belos cenários que integram campos de cultivos cercados por montanhas imponentes.
É uma das mais impressionantes cidades dentro da região de Callejón de Huaylas, já que está protegida pelo mais alto pico do Peru, a Montanha Huascaran. A primeira cidade de Yungay foi completamente destruída por um terremoto em 1970. Atualmente, suas ruínas encontram-se a poucos quilômetros de distância da atual cidade de Yungay, como um museu aberto.
A famosa cidade de Huaraz está localizada a 8 horas de Lima. É o destino turístico mais procurado dentro do vale, já que Huaraz é o ponto de saída da maioria dos tours e trilhas no Parque Nacional de Huascaran e de outros atrativos históricos, como o Sítio Arqueológico Chavin de Huantar.
Existem muitas coisas para fazer nesta região mágica, e você precisa saber tudo sobre. Aqui em nosso guia de viagem para Huaraz, nós tratamos dos principais atrativos que são imperdíveis na região. Certifique-se de conhecer mais sobre eles, com certeza você ficará maravilhado com todos os encantos do norte do Peru!
Se você deseja viajar por caminhos além do óbvio, nós te ajudamos! Acesse nossa aba Destinos e comece a desvendar nosso país antes mesmo de sair de casa. Conheça as aventuras, histórias e culturas de nossas terras, prepare sua lista de desejos e explore o Peru de uma forma singular conosco!
A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica em nosso lindo país. Confira nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida.