Se você gosta de caminhadas, estar em contato com a natureza e de paisagens incríveis, você tem que visitar a cidade de Huaraz e partir dela para fazer um tour pela Laguna 69. É uma das experiências mais recomendadas para todos os viajantes que estão visitando o Peru.
Das 400 lagoas que você pode encontrar no Parque Nacional Huascarán, a Laguna 69 é uma das mais especiais. O fácil acesso da trilha da Laguna 69 e a possibilidade de chegar a esta lagoa em uma caminhada de um dia atraem milhares de viajantes todos os anos.
Se você planeja fazer a caminhada até a Laguna 69, esteja preparado para estar em um dos lugares mais lindos que você já viu em toda sua vida. O parque onde o atrativo está localizado é considerado pela UNESCO uma reserva da biosfera e parte do patrimônio da humanidade.
Você estará no meio dos Andes peruanos, cercado por picos cheios de neve e geleiras, cachoeiras, o som dos pássaros e por vistas fantásticas não importa para onde você olhar, todos os lados até chegar à Laguna 69 estarão repletos de beleza. Continue lendo para saber mais sobre este atrativo espetacular!
Se você está planejando fazer a caminhada até este lago glacial, tenha em mente que ele está localizado a 4.600 metros acima do nível do mar, então você precisará preparar seu corpo por um ou dois dias até estar bem aclimatado, para assim evitar qualquer sintoma causado pela altitude. Pegue algumas folhas de coca e mastigue durante toda a trilha, isto pode te ajudar bastante.
A caminhada tem uma distância de 6km aproximadamente, e irá levar cerca de 3 ou 4 horas até chegar ao topo. Ela possui um nível de dificuldade médio, mas alguns viajantes precisam se esforçar mais que outros para realizar a trilha. Mas lembre-se que você pode realizá-la em seu próprio ritmo, e quando chegar ao topo e finalmente ver a lagoa, você sentirá que todo o trabalho até ali valeu a pena.
Quando você chegar à Laguna 69, você terá o período de uma hora para descansar, fazer algum lanche se sentir vontade e, obviamente, ficar impressionado com a beleza deste lago glacial turquesa. Não esqueça de tirar algumas fotos para lembrar desta experiência única na vida!
A primeira coisa a ter em mente é que não importa em que lugar do Peru você esteja, você precisará chegar a Huaraz. Esta cidade é o ponto de partida de muitas trilhas e tours para a Cordilheira Branca do Peru e, claro, para a Laguna 69.
Se você está em Lima, o jeito mais fácil de chegar a Huaraz é pegar um ônibus público, e se conseguir fazê-lo durante a noite é ainda melhor, pois você pode aproveitar melhor o tempo, já que chegará pela manhã.
O trajeto de ônibus saindo de Lima dura aproximadamente 8 horas. Pode não parecer tanto tempo, mas é, então aconselhamos que compre com uma companhia de ônibus que tenha assentos confortáveis. Algumas recomendações podem ser: Cruz del Sur, Movil Tours ou Civa.
Existem muitas companhias, então sinta-se livre para escolher a que atende melhor às suas necessidades. Você pode encontrar os itinerários de cada uma e reservar as passagens através dos sites das empresas.
Quando você chegar em Huaraz, a primeira coisa que você deve fazer é encontrar uma acomodação para passar a noite antes do tour para a Laguna 69. Depois de escolher onde ficar, você pode dar uma volta pelas redondezas, comprar algo para comer e, no caminho, você verá diferentes agências divulgando os diferentes tours que você pode realizar partindo de Huaraz.
A caminhada para a Laguna 69 tem que estar no topo da sua lista de prioridades, mas se você tiver mais tempo e considera passar mais noites por Huaraz, pode visitar outras lagoas ou fazer diferentes tours e atividades que a cidade e seus arredores oferecem.
É recomendado comparar diferentes sites que oferecem tours à Laguna 69. Certifique-se de que a agência está te cobrando o preço estabelecido, e escolha um operador seguro e responsável.
A região de Huaraz compreende uma série de atrativos naturais e históricos que valem a pena conhecer, certamente todos irão te deixar fascinado por suas belezas e mistérios. Se você está em busca de aventuras ou de relaxar, entre em contato com nossos especialistas que te ajudarão a criar o roteiro ideal de acordo com seus interesses e perfil.
Já que este atrativo está localizado em uma alta elevação, é comum ver viajantes sofrendo com tonturas, cansaço, dores de cabeça e falta de ar na chegada, ainda mais se estes vêm de destinos que estão em baixas altitudes. Certifique-se de seguir estas recomendações, que certamente irão te ajudar a evitar e lidar melhor com os males causados pela altitude:
- Mantenha-se hidratado. Água é o melhor aliado para lutar e prevenir esta condição.
- Evite álcool e fumar a todo custo. Álcool desidrata, e fumar pode piorar ou encurtar a respiração.
- Coma alimentos leves, mas calóricos. Altas altitudes aumentam a necessidade de combustível, pois você fica desidratado e queima carboidratos mais rápido.
- Beba o chá ou mastigue folhas de Coca. Esta é uma planta medicinal dos Andes, conhecida por ajudar a aliviar qualquer sintoma causado pela altitude e melhorar a aclimatização.
- Vá com calma. Não se comprometa com uma atividade fisicamente exigente nos primeiros 2-3 dias após a chegada. E lembre-se de realizar as caminhadas com calma, pois esta é a essência da contemplação!
Existem alguns remédios que podem te ajudar com qualquer sintoma dos males de altitude. Você pode encontrar Diamox ou Soroche em quase toda farmácia no Peru, apesar disso, recomendamos fortemente que você consulte um médico antes de tomar qualquer uma destas medicações.
A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica em nosso país. Confira nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!