Viagens Machu Picchu
Dicas e recomendações

O que não deixar de conhecer no Peru?

O que não deixar de conhecer no Peru?

Se você está procurando inspiração para a sua próxima viagem ao Peru, está no lugar certo! Com 24 departamentos e uma província constitucional, o Peru conta com uma variedade de destinos turísticos únicos e fascinantes. Desde a impressionante cidadela Inca de Machu Picchu até a rica biodiversidade da selva amazônica, Peru oferece experiências inesquecíveis para todos os gostos. 

Arequipa

Arequipa é uma cidade fascinante, e é conhecida como a "cidade branca" do Peru devido as suas lindas construções em silhar branco, material vulcânico. A cidade conta com uma rica história e uma impressionante arquitetura colonial que se pode apreciar nos seguintes locais; Praça de Armas, Convento de Santa Catalina e muito mais. 

No entanto Arequipa não é somente uma cidade de beleza arquitetônica, mas conta com muitas atrações naturais. O vizinho cânion do Colca é um dos cânions mais profundos do mundo e é casa do majestoso condor andino. Além disso a região é famosa por sua gastronomia, com pratos como a pimenta recheada o adobo arequipenho e a sopa de camarões. 

Se está planejando uma viagem ao Peru, Arequipa é definitivamente um destino que você não pode perder, os seguintes lugares esperam por você: 

  • O Vulcão Misti: Este sítio se encontra a mais de 5800 metros acima do nível do mar e é um dos vulcões potencialmente ativos do Peru, acima disso, ele é o guardião da cidade de Arequipa. Se deseja sentir algo de adrenalina, então te recomendamos realizar o trekking ao vulcão Misti, uma aventura de dois dias rodeada das mais incríveis paisagens, nesse local você visitará a própria cratera do vulcão. 

  • Monastério de Santa Catalina: Esta é uma das mais grandes obras da arquitetura colonial do Peru, se trata de um convento que data do século XVI, você poderá percorrer suas ruas, descobrir sua história e desfrutar da sua impressionante arquitetura. 

  • Reserva Nacional das Salinas e Aguada Branca: É a casa de um dos lugares mais impressionantes de Arequipa, de lindas praderas, montanhas e vulcões, até lindos lagos que brilham como joias entre as montanhas. Neste sítio você também encontrará as covas de Sumbay com mais de 500 pinturas rupestres. Além disso, a reserva é casa de animais como lhamas, alpacas e guanacos, e também de lindos flamingos que podem ser vistos nos grandes lagos. 

  • Bosque de pedras de Imata e Catarata de Pillones: Este local foi esculpido pelos ventos e chuvas, uma obra de arte monumental da natureza feita em pedra.

  • Cânion do Colca: Este cânion é uma das principais atrações da região de Arequipa, no Peru. Com uma profundidade de mais de 3.000 metros, é considerado um dos cânions mais profundos do mundo. Além disso a sua impressionante vista é única, no cânion se pode encontrar pequenos povoados e comunidades que mantém suas tradições ancestrais, como a vestimenta e a criação de alpacas e lhamas. Também é possível observar o majestoso voo do condor andino, considerado um símbolo da região. Tudo isso torna o cânion do Colca um destino turístico imperdível para aqueles que visitam Arequipa.           

  • A rota do Silhar: Esta experiência permite cada visitante conhecer de perto o material mais importante da arquitetura local. Durante o percurso, os turistas podem observar as pedreiras de Añashuayco, Cortadores e Culebrillas, e caminhar pela rota das esculturas feitas de silhar branco, enquanto se aprecia o trabalho dos talentosos artesãos arequipenhos. Esta atividade é ideal para os amantes da história e da arquitetura, já que o silhar foi utilizado na construção de muitos edifícios e monumentos importantes da cidade. 

  • Bosque de pedras Choqolaqa: Uma verdadeira expressão caprichosa da natureza, aqui encontraremos um lugar com formas curiosas nas rochas, que lembram edifícios e casas. Existe uma lenda interessante sobre este lugar, conhecida como a nova Arequipa, na qual dizem que certa vez a população deixou de acreditar nos Apus, os deuses, e como castigo, tudo virou pedra. 

  • Mirante de Yanahuara: Um dos lugares mais populares dentro da cidade de Arequipa, aqui você encontrará as mais impressionantes vistas da cidade.                                                

Ica

Esta região ao sul de Lima, é conhecida por seus impressionantes vestígios arqueológicos e suas belíssimas paisagens naturais. Nesta zona desértica, se encontram importantes sítios arqueológicos como a necrópole de Paracas e as enigmáticas linhas de Nazca. 

Além disso, a região é famosa por sua produção de vinho e pisco, com várias adegas que oferecem passeios e degustações. Ica também conta com lindas praias e um oásis em meio ao deserto, o oásis de Huacachina, um lugar popular para praticar sandboard e outros esportes de aventura. 

  • A reserva nacional de Paracas: Ica se caracteriza por sua disposição geográfica árida e seca, no entanto isso não impediu que em sua costa se encontre um dos lugares mais bonitos de todo o Peru, a reserva nacional de Paracas, lugar que é hábitat das mais lindas espécies marinhas, tais como baleias, lobos marinhos, lontras e muito mais.

  • Huacachina: Este lugar misterioso e mágico localizado no deserto de Ica não é nada mais e nada menos que o único oásis da américa do sul um dos lugares mais populares do país. 

  • Tambo colorado: Uma demonstração da força e da influência que chegaram a ter os Incas sobre grande parte da América do sul. Tambo colorado é uma antiga construção Inca com um grau de conservação impressionante. Através deste lugar foi possível entender como era a forma de vida dos Incas na costa do Peru. 

  • O cânion dos perdidos: Este local possui mais de 600 metros de profundidade e se encontra a somente 2 horas de Ocucaje, distrito de Ica, este lugar impressionante foi comparado com o grande cânion colorido dos EUA. 

Cusco 

Esta é a antiga capital do Império Inca, foi desde este local, especialmente da própria cidade de Cusco que os Incas governaram todo o Tawantinsuyu, a história conta que este lugar era tão importante que um morador que na antiguidade, ia de Cusco a outro lugar era muito mais importante que outro que recém se dirigia para lá, isto apenas por pisar o seu solo sagrado. 

Cusco tem dezenas de coisas para te oferecer, inclusive perto da própria cidade, pois neste local você irá conseguir ver alguns dos vestígios mais impressionantes da cultura Inca. 

Em Cusco você poderá conhecer os seguintes sítios: 

  • O Qoricancha: Este nome significa templo de ouro ou templo do sol, e este foi o local mais importante para os Incas, tanto política, social e religiosamente falando pois neste sítio se concentrava todo o poder do império, o templo mais importante e sagrado em sua época foi este. Esta é uma linda construção feita com os mais seletos blocos de pedra, dos quais é impossível inserir até mesmo uma agulha dentro, dado a sua tamanha perfeição, este templo alguma vez foi coberto de ouro e o seu interior continha muitos tesouros, que foram subtraídos pelos invasores ao chegarem em Cusco. O melhor deste sítio é que ele se localiza na própria cidade de Cusco, a poucos minutos da praça de armas da cidade. 

  • Saqsayhuaman-Qenqo-Pukapukara-Tambomachay: Esses são os sítios arqueológicos mais próximos a cidade de Cusco, cada um com sua particularidade e magia própria de uma construção Inca. Saqsayhuaman é uma vasta construção feita de rochas megalíticas e unem-se perfeitamente entre si, Qenqo é um misterioso templo de sacrifício, Pukapukara é uma fortaleza Inca e Tambomachay, um templo de culto a água. 

  • O povoado de Pisaq: Foi construído durante a época dos espanhóis, e devido o surgimento do processo de reduções na época colonial (a política de reduções é conhecida como uma das medidas mais drásticas da colonização espanhola, se tratou de concentrar ou “reduzir” pequenos povoados dispersos para formar vilas maiores com traçado urbano) e deixou passo a um tradicional povoado que mistura as características culturais do Andes junto a traços europeus. Agora deixando de lado o povoado de Pisac, o fato é que também existem construções Incas próximos as este povo, nas quais também recebem o nome de Pisac, e foram construídos sobre uma montanha antes da chegada dos espanhóis a cidade de Cusco.

  • Povoado de Ollantaytambo: Um dos sítios arqueológicos mais impressionantes de todo o Cusco, recentemente foi condecorada na lista dos 50 melhores destinos para viajar em todo o mundo. O povoado de Ollantaytambo além de ser um centro arqueológico, também é o último povoado Inca vivo, pois entre suas ruas ainda se sente a magia própria de uma cidadela Inca de centenas de anos, a frente deste povoado se encontra o sítio arqueológico de Ollantaytambo, lugar que foi uma fortaleza quando Manco Inca perdeu sua batalha ao tentar tomar a cidade Cusco uma vez mais das mãos dos espanhóis, é então que Ollantaytambo se converteu em um lugar muito importante para a resistência incaica, no entanto ao serem derrotados mais uma vez, os Incas tiveram que fugir para as profundidades da selva do império, a mística Vilcabamba e Espirito Pampa, lugares onde ons antigos soberanos do Peru, passaram os seus últimos dias. 

  •  Águas Calientes e Machu Picchu: Se planeja conhecer Machu Picchu, o povoado de Águas Calientes é o lugar perfeito para se hospedar. Está a meia hora do centro arqueológico, este pitoresco povoado oferece uma ampla variedade de hotéis, restaurantes e bares para desfrutar. Sem dúvidas, a atração desta zona é a cidadela Inca de Machu Picchu, localizada em meio a uma espetacular mistura de montanhas andinas e selva amazônica. Este lugar sagrado é uma verdadeira obra prima da arquitetura Inca, e permaneceu praticamente intacta desde que foi abandonada há mais de 500 anos. Hoje em dia, Machu Picchu é reconhecida como uma das maravilhas do mundo, e atrai a milhares de turistas de todo o mundo a cada ano. Se deseja experimentar a magia e o mistério desta fascinante cultura, não perca a oportunidade de visitar Machu Picchu e seu povoado Águas Calientes. 

Lima

Lima foi conhecida como a cidade dos reis e também como a cidade mais importante de toda Sudamérica na época da colônia espanhola. 

Esta cidade está cheia de Cultura, em suas extensas ruas ainda é possível ver a influência colonial que Lima teve alguma vez, seus impressionantes templos de estilo barroco, palácios coloniais, casonas e sobre tudo, a própria e rica cultura popular que existe na capital peruana. 

Em Lima você poderá visitar os seguintes sítios: 

  • O centro histórico da cidade de Lima: Devido a rica história, arquitetura e arte que guarda a cidade de Lima, esta zona foi declarada como patrimônio da humanidade: Sua praça de armas, a Basílica e monastério de San Francisco de Assis, igreja e convento de Santo Domingo, os balcões de Lima, casa de Aliaga, o distrito de Miraflores, o distrito de Barranco e a Huaca Pucllana. 

  • Áncash: Esse é uma das regiões mais linda do país e se localiza ao sul de Lima, é conhecida como a capital do trekking peruano. Essa parte especial dos Andes, tem um lugar chamado Huaraz, conhecido como a Suíça Peruana, devido as suas impressionantes montanhas, nevados, lagos e sua geografia caprichosa nos Andes, lugares como: Lagoas de Llanganuco, o parque nacional Huascaran, o centro arqueológico Chavín de Huantar e Laguna 69 estão esperando por você. 

Amazonas

Localizada na zona norte do país, o que mais caracteriza esta região é que a maior parte do seu território está formado por uma espessa selva amazônica, localizada entre os departamentos de Cajamarca, La libertad, San Martín, Loreto e também com a fronteira com o Equador. Neste sítio é possível desfrutar do melhor que tem a Amazôna para você, pois é casa dos povos milenares de mais de 3000 anos de antiguidade, de impressionantes centros arqueológicos, e sobre tudo, da exuberante fauna e flora da selva. 

  • A fortaleza de Kuelap: Possivelmente esta foi uma das cidades mais importante da cultura Chachapoyas, um povoado que é ainda mais antigo que os Incas, este povo se uniu ao Império Inca pelo sucessor de Pachacutec, Inca Yupanqui. 

  • O centro arqueológico Lagoa do Condor: Este local é famoso pela presença de cerca de 200 múmias que foram preservadas em perfeito estado, que estão atualmente divididas no museu de Leymebamba. O local está dividido em 6 mausoléus, e como a maioria dos edifícios da cultura Chachapoyas, está localizado num local de difícil acesso.

  • As cataratas de Yumbilla: Uma das cataratas mais altas do mundo, tem uma queda de 985.4 metros, estando como a 5º mais grande do mundo e a segunda mais grande no Peru, localizada no distrito de Cuispes é parte da conhecida rota das cataratas por Chinata, Pabellón e Yumbilla. em uma zona que ainda é considerada selva virgem. 

  • As cavernas de Quiocta: Este lugar é um capricho da natureza, pois se trata de uma formação rochosa que se estende por 545 metros abaixo da terra, neste local luzes e sombras se misturam e fazem voar a imaginação do visitante, neste sítio também é possível encontrar enterros pré Incas e pinturas rupestres típicas da cultura Chachapoyas. 

A liberdade

Esta cidade é conhecida como a cidade da eterna primavera, conta com um clima quente, sol radiante, lindas praias, bela arquitetura da época colonial e impressionantes sítios, além de ser berço das culturas Moche e Chimú, estes e muitos outros detalhes fizeram de Trujillo uma das cidades mais populares de todo o Peru. 

  • Centro Histórico de Trujillo: O centro histórico da cidade de Trujillo é um dos sítios mais atrativos de toda a cidade, este sítio se destaca devido as suas coloridas construções coloniais, tais como a catedral de Trujillo, que conserva valiosas obras de arte, como retábulos e pinturas da escola Cusquenha.

  • Huaca do Sol e da Lua: Localizada frente a frente, esses lugares sagrados foram utilizados para a realização de atividades políticas e administrativas, por outra parte, imagina-se que a huaca da lua foi a mais importante, pois se realizavam sacrifícios humanos. Ambos os lugares estão cobertos por alto relevos que representam a ideologia e idiossincrasia do povo moche, as que, inclusive na atualidade se destacam devido a sua beleza. 

  • Complexo Arqueológico O Bruxo:  Este lugar está formado por três lugares, Huaca Prieta, a Huaca Cao Viejo e Huaca cortada, as que em conjunto destas funcionou como a capital do reino Chimor, datado no século VI e VII. Esta cidade em seu momento chegou a abrigar mais de 100.000 habitantes, seu apogeu terminou quando o Inca Tupac Yupanqui chegou à cidade seguido de seu filho Huayna Capac. 

  • Balneário de Huanchaco: Este lugar de praia é para relaxar, e desfrutar de uma rica gastronomia. No entanto o que mais impressiona neste local são os cavalinhos de junco que se encontra por toda a praia, que inclusive podem medir até 4 metros de altura, estas são embarcações que os pescadores usam para suas atividades diárias. Estes cavalinhos de junco tem uma origem antiga no tempo, pois haviam sido utilizadas pelos chimús e pelos mochicas com o mesmo propósito, e foram transmitindo seu conhecimento do mar de geração a geração. Este é um destino perfeito para os amantes do mar, do surf e das tradições.  

Agora que você conheceu algumas das principais regiões do Peru não espere mais para conhecer esses lugares incríveis e únicos. Viaje conosco ao país Milenar dos Incas!