Onde acontece esta festa tradicional do Peru?
A celebração acontece em Huamanga no departamento de Ayacucho (Berço da Cultura Wari)
Quando acontece a Semana Santa em Ayacucho?
A Semana Santa é uma festa móvel, normalmente ocorre entre os meses de março e abril, anualmente.
Como é a celebração?
Maior celebração da região de Ayacucho, as festividades da Semana Santa remontam a uma tradição de mais de 150 anos. Esta festa assume algumas características absolutamente singulares em comparação a celebrações similares ao redor do mundo, principalmente pelo sincretismo, pela fusão entre os costumes católicos espanhóis e as tradições indígenas locais. Desta forma, a representação da Paixão de Cristo se torna absolutamente especial, de uma beleza única. O tempo de duração desta festividade também é algo inusual e em Ayacucho pode chegar a 10 dias.
História da Semana Santa de Ayacucho:
A Semana Santa é celebrada em Ayacucho desde a época da colônia, porém esta identidade original ou formato atual começa a ser moldado a partir do século XIX. Justamente neste período, com o intuito de estimular o comércio na região, tem início eventos e feiras agropecuárias nas mesmas datas. Nesta época também tem origem muitas das tradições ou aspectos que se mantêm até o presente.
Algumas tradições antigas já foram eliminadas, como a procissão de alguns santos, por exemplo. No passado, estas festividades representavam uma grande oportunidade para a integração da população que, nestas datas, deixavam de lado diferenças sociais e de classes, unindo-se através da fé.
Onde acontece a Festa do Senhor de Huanca?
Esta festividade ocorre em San Salvador, província de Calca em Cusco.
Quando acontece a celebração do Senhor de Huanca?
A festa em honra ao Senhor de Huanca ocorre anualmente no dia 14 de setembro.
Todos os anos uma grande peregrinação leva milhares de pessoas até o pequeno povoado de San Salvador localizada a 48km de Cusco para receber as bênçãos do Cristo açoitado, o Senhor de Huanca. São atribuídos uma série de milagres à imagem pintada em uma pedra. Os fiéis vêm de todo o Peru, inclusive de outros países como Bolívia, Argentina, Paraguai e Chile, onde conta com muitos devotos. De Cusco muitos vão ao santuário caminhando, em várias horas (8 horas aproximadamente), como prova de fé.
Este santuário se localiza ao pé do nevado Pachatusan (o que sustenta o mundo, em tradução livre do idioma Quéchua) a 3.100 metros de altitude. A festividade consiste em uma missa e ao final uma bênção realizada pelo bispo responsável por esta localidade.
De acordo com a tradição, no local são vendidos uma série de objetos em miniatura que simbolizam o desejo dos fiéis, uma forma de materializar seus pedidos ao Senhor de Huanca. Muita gente opta por passar alguns dias na pitoresca cidade. No local há uma fonte de água considerada milagrosa.
História da celebração:
A origem desta misteriosa pintura é incerta. Existem várias lendas, porém nunca foi possível comprovar nenhuma delas. A primeira notícia que se tem sobre ela data do ano de 1675.
Conta-se que um escravo índio fugitivo dos conquistadores espanhóis se escondeu em Huanca, onde teve uma visão de Cristo ensanguentado. Posteriormente encomendou a pintura que deu origem a uma pequena capela, que mais tarde se converteu na imponente igreja atual.
Quer ver de perto alguma dessas festividades peruanas e vivenciar a cultura e a história local de uma maneira única e intensa? Então entre em contato com a equipe da Viagens Machu Picchu e solicite seu roteiro para o Peru e Machu Picchu. Os pacotes são personalizados, feitos à sua medida.