Peru é um país cheio de festas e tradições que se celebram a cada ano, muitas delas tem raízes pré-colombianas e estão relacionadas com a religião. Estas festividades foram passadas de geração em geração e mantêm viva a cultura e os costumes.
No Peru, é possível ver um sincretismo entre a religião católica e a andina, o que dá lugar as vistosas tradições que se estendem por todo o país. É fascinante ver como a gente do Peru antigo resistiu a imposição dos costumes europeus e da religião católica, mantendo assim suas tradições próprias.
Entre as festividades se destacam o Inti Raymi, a procissão do senhor dos temblores, a festa da Candelária e a procissão do Cristo Morado. Além das danças populares do país que possuem uma origem que mescla tradições andinas e europeias. Estas celebrações e manifestações culturais são um reflexo da rica história e diversidade cultural do Peru.
Atrações tradicionais e costumes peruanos O Peru oferece uma experiência única aos seus visitantes, proporcionando sensações e vivências e um verdadeiro mergulho na história, tradições e culinária deslumbrantes dessa nação.
O festival da virgem da Candelária: Provavelmente, esta seja a maior festividade ao longo de todo o Peru, e se celebra na cidade de Puno, situada no altiplano andino, celebrada a cada ano em honra a virgem da candelária, padroeira da cidade, esta festa mostra tradições pré-colombianas e coloniais. As danças mais representativas são: a Diablada, a Morenada, a Llamerada e a Waca Waca.
O senhor dos Milagres: A festividade religiosa do Senhor dos Milagres é celebra em outubro, conhecido como o “mês roxo”, e atrai a uma multidão de fiéis na América do Sul. Se diz que durante a época colonial, a imagem foi submetida a numerosos sismos e tentativas de ser apagada, mas sempre permaneceu intacta. Nesta tradição, milhares de pessoas vestidas de roxo rendem culto a imagem milagrosa. O festival é uma demonstração do fervor religioso e da devoção popular no Peru.
O Inti Raymi: O Inti Raymi, é uma festa conhecida como “A Festa do Sol”, é uma celebração ancestral que acontece a cada 24 de junho na cidade de Cusco, Peru. Esta festa coincide com o solstício de inverno, está dedicada ao deus Sol, considero como um símbolo supremo na cultura Inca.
A cerimônia do Inti Raymi inclui uma representação teatral na esplanada de Sacsayhuaman, na qual segue o roteiro ancestral que recria o sacrifício de duas lhamas, considerado como um presságio do futuro. Depois deste ritual, se realiza uma cerimônia Inca na praza principal de Cusco, com o objetivo de pedir uma boa gestão ao atual governo.
Finalmente, ao entardecer, se coloca fim aos atos cerimoniais e se dá início as festividades. Inti Raymi é demonstração da rica cultura e história da região e atrai a turistas de todo o mundo.
Carnaval no Peru: O A cada mês de fevereiro de cada ano se celebra o carnaval no Peru, esta festa se torna colorida principalmente nos departamentos de Cajamarca, Puno, Ayacucho, Apurimac, San Martin e Tacna, esta festa no Peru é bem diferente de como é comemorada no Brasil. Nesta data de faz presente a tradição “Yunsa”, onde árvores são abarrotadas de presentes, então os moradores dançam e festejam até derrubá-las.
O pagamento a terra: A relação entre homem e natureza é muito estreita no país, e se realiza rituais ancestrais como o pagamento a terra para assegurar uma boa colheita e agradecer a Pachamama, a mãe terra. Este ritual é realizado principalmente em Cusco, Puno, Huaraz e Lambayeque durante todo o mês de agosto.
Os retábulos de Ayacucho Outra manifestação artística de destaque na região andina é o retábulo Ayacuchano, que representa cenas da vida cotidiana, danças locais, motivos religiosos e trabalhos agrícolas em uma caixa retangular de cedro e figuras feitas de pasta de batata e gesso no interior. Os artistas de Ayacucho trabalham com grande paixão e são minuciosos para narrar sua história de maneira adequada e preservar suas técnicas artesanais através do tempo.
A festa de São João: A festividade de São João é uma das mais importantes da Amazônia peruana, e se celebra a cada ano de 21 a 27 de junho. Esta grande festa tem sua origem na chegada do cristianismo na região através das missões católicas, que escolheram São João o Batista como o santo padroeiro da Amazônia.
Durante esta celebração, acontece diversas atividades culturais e festivas, como as exposições de livros, as feiras de artesanatos, concertos de música, danças, fogueiras, escolha da Miss São João e desfiles com vestimentas típicas da região.
Ficou curioso para conhecer mais sobre os festivais do Peru? Solicite agora um roteiro personalizado na data do festival que mais te encanta.