Onde é a Semana Santa no Peru?
A Semana Santa acontece na cidade de Cusco.
Quando é a Semana Santa em Cusco?
Se comemora entre os meses de março e abril, anualmente.
Como é a Semana Santa na cidade de Cusco?
Na Semana Santa em Cusco uma verdadeira multidão se concentra no centro histórico da cidade, principalmente nas praças San Francisco e Plaza de Armas para acompanhar as missas e procissões. Aqui existe um costume muito peculiar: na sexta-feira santa a tradição é a de preparar doze pratos para o almoço.
O número doze está relacionado à quantidade dos apóstolos de Cristo. São sopas, pratos doces e salgados, além de sobremesas. De acordo com o costume, se deve comer todos os doze pratos, nem que seja uma pequena porção de cada um deles.
Neste dia as celebrações se concentram na praça San Francisco. Na segunda-feira acontece a procissão do Senhor dos Tremores (Señor de los Temblores), o padroeiro de Cusco.
História da Semana Santa Cusco:
Os costumes da Semana Santa foram introduzidos no Peru pelos invasores espanhóis. Assim como em todas as festas religiosas do país o sincretismo é marcante, a mistura dos antigos costumes ancestrais peruanos, com as novas práticas introduzidas pelos europeus, transforma a festa em algo único e singular. Outra característica importante desta celebração é a procissão do padroeiro, o chamado Senhor dos Tremores.
A imagem do Cristo da Boa Morte, presente do rei Carlos V da Espanha, é absolutamente venerada pela população desde o ano de 1650, quando se supõe que salvou a cidade da destruição ocasionada por um grande terremoto.
Onde é a Festa da Virgem da Candelária no Peru?
A festa da Virgem da Candelária acontece na cidade de Puno, cidade que fica às margens do famoso Lago Titicaca.
Quando é a Festa da Virgem da Candelária Peru?
Se comemora entre os dias 24 de janeiro e 13 de fevereiro.
Como é a Festa da Virgem Candelária em Puno?
Uma das maiores festas do Sul do Peru, a festa da Virgem da Candelária arrasta a Puno, a capital folclórica do país, às margens do Lago Titicaca, uma verdadeira multidão que tem por objetivo assistir as apresentações de milhares de bailarinos e músicos, que durantes vários dias se apresentam para render culto e homenagem à chamada Candelária Mamacha.
Destacam-se nesta festa as sofisticadas e coloridas fantasias utilizadas. O dia principal da celebração acontece em 12 de fevereiro. No Peru se considera uma honra fazer parte de um grupo de dança que se apresenta na festa da Virgem da Candelária.
História da Festa da Virgem Candelária Peru:
As lendas que deram origem à festa são confusas, os historiadores não chegam a um acordo sobre qual seria a mais correta. Entre as principais, contam que no ano de 1781 um grupo de rebeldes que lutavam contra o governo cercou a cidade de Puno. Os moradores então retiraram a imagem da Virgem da Candelária da igreja para uma procissão. No dia seguinte o grupo bateu em retirada e não atacou a cidade.
Outra lenda, de data incerta, conta que uma bela mulher que carregava um bebê apareceu em um casarão e pediu licença para poder lavar as roupas de seu filho em um rio. A pessoa que cuidava da casa foi apressada chamar o dono da propriedade. Quando voltaram encontraram uma imagem da Virgem da Candelária com as vestimentas ainda molhadas.
Inclua uma destas festas tradicionais do Peru em seu roteiro de viagem para Machu Picchu Peru. e viva uma experiência única no país milenar dos Incas. Para um pacote e orçamento personalizados, entre em contato com nosso time de especialistas, um de nossos agentes de viagem irá preparar tudo para você!