Devido a sua localização geográfica diversa, a presença da Cordilheira dos Andes e do Oceano Pacífico o Peru possui uma variedade de climas dentro do país. Por isso, se você vai viajar para muitas regiões dentro do país, prepare a sua mala com diferentes tipos de roupa.
Para muitas pessoas pode parecer desvantagem, porém para outras pode ser uma oportunidade de pagar mais barato! O clima no país está dividido em basicamente duas, temporada de chuvas e temporada seca.
Temporada de chuvas: A época mais chuvosa no país vai de dezembro a março, são ótimos meses para aqueles que querem economizar pois tudo é mais barato dentro do país além disso as paisagens verdes ficam exuberantes. No entanto, é importante estar preparado para possíveis imprevistos.
Temporada seca: Também conhecida como a alta temporada, esses meses possuem os climas perfeitos para que você desfrute do país sem correr risco de não conhecer algum sítio por causa das chuvas, de abril a novembro o clima pode ser propício para uma aventura de respeito. O Peru é rico em climas dentro do mesmo território, por isso busque saber mais sobre a região em que irá. Algumas cidades localizadas na serra peruana, recebem uma corrente fria vinda dos Andes e faz frio durante todo o ano, porém com intensidades diferentes.
É sempre importante considerar as regiões em que você estará! Sabemos que todos os viajantes passam por Cusco antes de seguir para Machu Picchu, a antiga capital do império Inca está no meio dos Andes em um vale de 3.400 metros acima do nível do mar.
Você já deve imaginar que aqui sempre faz frio, não é mesmo? Independente da estação do ano a cidade de Cusco sempre será fria, por isso é importante trazer para sua estadia aqui peças como:
- Calças de trekking ou uma legging resistente te ajudarão a se mover melhor durante os tours na cidade.
- Blusas de frio leves, corta vento e térmicas, essas serão as suas melhores amigas aqui! Blusas de frio pesadas não te ajudarão a se locomover bem.
- Blusas de manga longa leves para estar por baixo, o calor aqui em Cusco não passa de 20º graus então se necessário tirar a blusa mais quente de cima, o vento frio que corre por toda a cidade não irá te incomodar.
- Sapatos confortáveis, melhor ainda se forem sapatos próprios para trilha. Esse tipo de calçado possui solados próprios para o terreno andino.
Essas recomendações são válidas também para outras regiões, por exemplo se você tem alguns dias de estadia em Huaraz ou irá realizar algum trekking como Salkantay ou até mesmo para a região de Puno, onde se localiza o Lago Titicaca.
Para as outras regiões do país como Lima e todas as cidades ao longo da costa, se prepare de outra maneira:
- Roupas leves como: shorts, blusas de manga curta te ajudarão bastante com o clima desértico que há nesta região.
- Sapatos ou sandálias.
- Roupas um pouco mais quentes para as noites frias.
Essas são regiões desérticas, o clima é quente durante os dias, porém as noites as temperaturas variam e eu me arriscaria a dizer que dá para sentir um pouco de frio.
São tantas opções que você encontrará em todo o país, por esse motivo deixaremos algumas opções para que você leve consigo uma pequena parte do Peru.
Lhamas: Esses animaizinhos tão populares e únicos dos Andes irão te encantar! As Lhamas produzem lã, porém sua pelagem não é tão usada para produzir por ser grossa e áspera, para eternizá-las leve esses bichinhos em pelúcia produzidos com muito cuidado por artesãos locais.
Artesanatos: A diversidade cultural do país se reflete nas diversas opções de artesanatos disponíveis em cada região. Nos mercados e nas feiras de artesanatos você poderá encontrar todo tipo de objetos feitos a mão, como cerâmica, têxteis, bijuterias, esculturas de madeira e uma grande variação de outros objetos. Se está buscando algo para presentear amigos, poderá optar por chapéus andinos com desenhos únicos ou mochilas feitas a mão com motivos regionais. Além disso, estas compras apoiarão os artesãos locais e sua comunidade.
Pratas: Se deseja algo especial para levar, as pratas são uma boa pedida! A prata peruana tem uma das melhores qualidades do mundo, aqui você pode encontrar as mais lindas peças de prata, trabalhos detalhadamente realizados que tomam forma de elementos culturais extraídos do tempo e da história, tais como máscaras, Tumis (pequenos deuses esculpidos da cultura Chimú), Lhamas além de brincos, anéis, colares e muitas outras opções.
Um Chullo: Chullo é um tradicional gorro peruano, você o encontrará em todo o Peru, segundo a tradição ele é bem colorido e ajuda a proteger as orelhas do extremo frio andino.
Um Poncho: Falando em tradição, esse é um souvenir clássico e elegante para que você possa levar com você desde o Peru. Essas peças quentes são muito atrativas para os visitantes devido a sua comodidade e estilo tradicional. Leve um pedacinho da cultura peruana com você, através de um poncho feito de lã de camelídeos.
Chocolates: O cacau peruano é conhecido como um dos melhores de todo o mundo. No Peru você encontrará as tradicionais barras de chocolate bitter, e também será capaz de encontrar outras misturas mais exóticas, que incluem coca, frutas e até mesmo pimentas.
Roupas de Alpaca: A fibra de alpaca é uma das mais finas do mundo, e especialmente na Serra Peruana, é possível encontrar peças de roupas feitas com lã de alpaca, que vão desde delicados ponchos, xales até saias elegantes que possuem lindos desenhos andinos.
Ainda que Machu Picchu esteja localizado entre os Andes Peruanos a mais de 2.400 metros acima do nível do mar, a possibilidade de nevar neste sítio é praticamente inexistente. Isso porque sua localização não foi por acaso, podemos dizer que a cidadela está onde o clima é temperado!
No entanto nos meses de inverno de junho a agosto, as montanhas mais altas ao redor da cidadela poderá ter neve além disso o clima na cidadela e em toda a região serrana é normalmente frio. Para ver neve, recomendamos trekkings ao redor de Cusco e também Huaraz.
Preparamos roteiros únicos para qualquer época do ano, conheça o incrível país dos Incas e se apaixone por suas histórias, culturas, tradições e paisagens de tirar o fôlego.