Se você está acompanhando nosso guia informativo sobre Puno, já deve saber que a região detém uma expressão cultural bem grande e diversa, que se mostra por todos os cantos. Puno não é apenas um ‘pit stop’ antes de partir para o Lago Titicaca, é um local que possui tantos atrativos diferentes e coisas para fazer, que cada um destes complementam toda a experiência na cidade.
O lago navegável mais alto do mundo certamente possui um cenário majestoso com suas águas, com as culturas pré-colombianas que se espalharam por toda a região e que foram se diversificando de tantas formas com o passar do tempo, que se torna necessário vivenciá-las ao vivo e em cores.
Por este motivo, nós trouxemos esta matéria, com a qual você poderá organizar sua viagem de acordo com seus interesses. Aqui listamos festivais religiosos, expressões artísticas e até mesmo opções de turismo de experiência, onde você pode se hospedar com uma família local e aprender mais sobre suas rotinas. Continue lendo e descubra tudo que Puno pode te oferecer!
1. Virgen de la Candelaria Festival
Puno honra sua nomenclatura de Capital do Folclore do Peru todos os anos, em essência por causa do Festival Virgen de la Candelaria, que é celebrado entre 25 de janeiro e 8 de fevereiro. Este festival religioso foi declarado Patrimônio Intangível da Humanidade em 2014 pela UNESCO.
Sem dúvidas, esta é uma experiência imperdível que tem chamado a atenção de turistas locais e estrangeiros, no qual mais de 180 grupos performam suas danças típicas e música. Aqui você poderá ver mais de 100.000 dançarinos e músicos te oferecendo a melhor vivência de sua expressão cultural.
As pessoas envolvidas nesta celebração católica são parte das comunidades Quechua e Aymara da região. Muitos deles se mudaram para outras cidades e voltam todos os anos para dar continuidade a esta importante tradição realizada por gerações.
2. Semana de Páscoa em Puno
Voltando às origens da cidade de Puno, a região foi previamente habitada por várias comunidades nativas, incluindo as que estão no Lago Titicaca. No entanto, estas etnias foram consideradas um perigo pela Coroa Espanhola, por isso os colonizadores tentaram mudar suas crenças introduzindo-os à religião católica.
Apesar disso, o povo andino foi resiliente e conseguiu combinar suas crenças ancestrais com a religião imposta pelos espanhóis. Hoje em dia, a cidade de Puno é reconhecida por sua expressão católica, mas também pela cultura mestiça de seu povo.
A Semana de Páscoa, por exemplo, é uma das tradições religiosas mais importantes na região de Puno, onde são realizadas diferentes celebrações, como a caminhada matinal à estátua de Cristo Branco na montanha Huaynaroque, o domingo de santos, e seguir uma dieta à base de quinua por uma semana.
Devido à influência espanhola e pré-colombiana nestas terras, Puno possui uma impressionante expressão artística, na qual seus habitantes combinaram ambos os estilos e tradições em uma identidade cultural incomparável.
- Arte Funerária. Esta expressão se desenvolveu muito antes dos conquistadores espanhóis chegarem, uma vez que as civilizações pré-colombianas costumavam construir torres funerárias e esculpir figuras em suas paredes, representando seu simbolismo e deuses.
Mais tarde, quando os espanhóis já haviam conquistado o Peru, eles influenciaram nestas tradições, começando com as pinturas em lápides. A arte funerária se desenvolveu anos mais tarde, evoluindo das clássicas pinturas religiosas ocidentais para representações da vida cotidiana do falecido.
- Arte cerâmica. Como você já sabe, os peruanos ancestrais eram famosos por seu incrível estilo cerâmico, que foi sendo aperfeiçoado conforme as novas sociedades foram se originando, influenciando o desenvolvimento das outras.
A região de Puno é reconhecida por implementar este conhecimento ancestral até os dias de hoje, onde cerâmica utilitária e decorativa são destaque entre as expressões artísticas famosas.
- Arte têxtil. Como já mencionamos antes em muitas matérias, nossos ancestrais deixaram uma marca em nossa sociedade, já que muitas tradições são realizadas até hoje por diferentes comunidades, sendo a arte têxtil um dos grandes exemplos.
A Ilha Taquile, no Lago Titicaca, é reconhecida por ter os melhores tecelões e estilo têxtil de todo o continente. Esta antiga tradição tem sido realizada há cerca de 4.800 anos, por isso foi aprimorada exponencialmente ao longo do tempo.
Se você está animado para experienciar a cultura de Puno ao máximo, existem diferentes comunidades que têm aberto suas portas a estrangeiros, onde você ficará envolvido com suas vidas, rotinas diárias e atividades. Assim, você poderá mergulhar no patrimônio vivo destas etnias que têm vivido por séculos.
Puno oferece a configuração perfeita para uma experiência de viagem mais enriquecedora, onde tradições, maravilhas naturais e misticismo transbordam por todo o planalto andino. Da mesma forma, não existem experiências de turismo de experiência somente na cidade, mas também no próprio Lago Titicaca.
Caso você pretenda realizar alguma destas atividades, nossa equipe pode organizar transporte para qualquer uma destas localizações, assim como te auxiliar a se localizar. Para mais informações, entre em contato com nossos especialistas.
A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica e segura por nosso país. Conheça nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!