O planalto andino é cheio de misticismo e mágica que valem a pena conhecer de perto. A cultura Inca deixou um legado tão bem enraizado que ele tem prevalecido até os dias de hoje. O Inca Uyo, próximo da região de Puno, é um destes lugares que, embora tenha se perdido com o tempo, possui um propósito sagrado entre suas antigas paredes.
Os Incas costumavam adorar os elementos e a natureza por si só, sendo a Pachamama uma das principais divindades dos Incas. Eles também acreditavam que a água que descia das geleiras costumava fertilizar a terra, e esta era fonte de vida para todos os seres.
A famosa cultura quéchua possuía um grande conhecimento astronômico, já que eles conseguiam analisar a posição da terra em frente ao Sol para determinar as estações e também estabelecer seus templos de acordo com eventos astronômicos.
Arqueólogos acreditam que Inca Uyo teria sido um templo dedicado à fertilidade, embora também haja um lado controverso que nós falaremos mais adiante.
Só com essas informações já é possível presumir a importância deste sítio arqueológico, não é? Se você ficou curioso, continue lendo e descubra ainda mais sobre a história deste atrativo. Certamente, ao final, você irá querer adicioná-lo ao seu roteiro e viajar por lugares fora do óbvio com a gente!
O nome desta estrutura “Inca Uyo” remete à “Morada ou Casa dos Incas”, uma vez que a palavras Uyo significa “lugar” ou “morada” na língua aimara. Por tudo que o atrativo significa em termos de história e do que representa com relação ao legado Inca, o local foi declarado, pelo Instituto Nacional de Cultura do Peru, um Patrimônio Cultural Nacional em 2003.
Esta estrutura Inca que tem resistido ao tempo possui uma extensão de 200 m², é composto de paredes feitas com pedras cuidadosamente esculpidas e nos seus arredores encontram-se cerca de 80 monumentos feitos de pedra que são “fungiformes”, ou seja, o formato é associado a um cogumelo com cabo e chapéu. Porém, estas estruturas estariam ali para remeter a outro intuito, que seria representar o órgão genital masculino.
Uma lenda conhecida e contada pelos locais diz que este templo poderia ter sido usado para “curar” mulheres com infertilidade a partir da performance de rituais onde costumavam sentar-se nestes monumentos fungiformes e derramar Chicha (cerveja de milho) nelas mesmas. Dessa forma, elas saberiam se seu útero seria capaz de abrigar e gerar uma vida futuramente, apenas observando a direção para qual o líquido sagrado iria escorrer.
No entanto, esta possibilidade teria sido descartada, pois descobriu-se que estes monumentos líticos em forma de cogumelo, na verdade, foram plantados no espaço após solicitação de autoridades locais, no século XX, com o intuito de promover o turismo na região a partir do fortalecimento da crença de que este teria sido um templo de fertilidade.
Um desfecho um tanto inesperado para um lugar antigo que poderia ter um significado totalmente diferente apesar desta intervenção. Apesar disso, de acordo com as escavações realizadas no local, Inca Uyo era um templo antigo dedicado à adoração da Mãe Terra, onde eles costumavam performar cerimônias em honra às produções agrícolas que possuíam.
Como mencionamos antes, estas ruínas pré-colombianas estão localizadas dentro da região de Puno, na cidade de Chucuito, a poucos quilômetro da cidade. Embora não existam tours que possam te levar até lá, nós podemos organizar um passeio de um dia especialmente para você.
Se você tem um tempo livre para visitar o Sítio Arqueológico Inca Uyo, certifique-se de entrar em contato com nossa equipe para organizar o transporte que te irá te levar e buscar no local.
Leva apenas 30 minutos para chegar ao Inca Uyo. O atrativo está aberto o ano todo e a taxa de entrada é de apenas S/. 1.00.
Quer saber mais sobre o Peru? Aqui você encontra todas as informações que você precisa para sua viagem. Nossa equipe de experts locais preparou os melhores guias informativos sobre os destinos para você!
Se você está animado para conhecer o Peru ao máximo, confira nossos pacotes. A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica por nosso país!