Enquanto exploram o planalto andino, muitos arqueólogos têm encontrado várias ruínas que retratam a origem de outras civilizações famosas, como os Incas, por exemplo. Puno é uma destas regiões na qual muitas sociedades importantes construíram seus lares, templos e centros administrativos.
Entre estes “pedaços da história” encontradas por estas regiões está Cutimbo, um complexo arqueológico construído entre 1.100 e 1.532 d.C. embora a ocupação do local seja datada de 8.000 e 2.000 a.C., onde pinturas rupestres representam uma parte da vida de nossos ancestrais.
As culturas pré-hispânicas que habitaram estas terras costumavam construir torres de enterro para os membros de sua elite. Essas importantes figuras eram enterradas junto de seus pertences, que variavam entre artefatos domésticos até joias de ouro, prata ou cobre, por exemplo, bem como ocorria no Sítio Arqueológico de Sillustani.
A antiga tradição foi replicada por diferentes civilizações, incluindo os Incas. Se você achou interessante saber um pouco sobre estes costumes, continue lendo e aprenda ainda mais sobre a história do antigo Peru!
Como já mencionado, o local de enterro de Cutimbo possui cerca de 900 anos. Ele é composto por várias torres funerárias construídas pela cultura Lupacas, embora tenha sido ocupado mais tarde pelos Collas e Incas, mantendo as mesmas estruturas até aperfeiçoá-las.
Estas tumbas são chamadas de Chullpas e possuem diferentes formatos, nos quais fundações circulares, retangulares e quadradas guardam os corpos de renomados personagens destas diferentes culturas. As Chullpas possuíam câmaras funerárias internas, inclusive, com pedras esculpidas coladas com argamassa de argila.
No entanto, este cemitério de elevada altitude não foi construído apenas para a elite, já que existem algumas tumbas menores localizadas em seus arredores, incluindo uma caverna que guarda um antigo segredo gravado em suas paredes. As pinturas rupestres datam de 8.000 a.C. e a localização também serviu como um local de enterro coletivo.
As múmias encontradas nesta caverna foram enterradas em posição fetal junto de outros objetos que – presume-se - eram oferendas ou seus próprios pertences. Eles também eram cobertos com tecidos.
No entanto, não há informações sobre a causa da morte destes indivíduos, embora alguns arqueólogos pensem que eles poderiam ter sido sacrifícios humanos. Neste sentido, todos poderiam corresponder ao mesmo ritual, já que os restos mortais foram realocados para este lugar.
Como mencionamos antes, estas ruínas pré-colombianas estão localizadas dentro da região de Puno, no distrito de Pichacani, a poucos quilômetro da cidade. Embora não existam tours que possam te levar até lá, nós podemos organizar um passeio de um dia especialmente para você.
Se você tem um tempo livre para visitar o Sítio Arqueológico de Cutimbo, certifique-se de contatar nossa equipe para organizar o transporte que te irá te levar e buscar no local.
Leva apenas 40 minutos para chegar a Cutimbo. O atrativo está aberto o ano todo e a taxa de entrada é de apenas S/. 3.00.
Quer saber mais sobre o Peru? Aqui você encontra todas as informações que você precisa para sua viagem. Nossa equipe de experts locais preparou os melhores guias informativos sobre os destinos para você!
Se você está animado para conhecer o Peru ao máximo, confira nossos pacotes. A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica por nosso país!