A região de Puno guarda tradições ancestrais e segredos que ainda estão por ser descobertos. Muito antes do Incas reinarem por estas terras, Puno foi o local de nascimento para muitas civilizações que conquistaram o sul dos planaltos andinos do Peru. Os Chullpas de Sillustani são o exemplo perfeito de um legado pré-colombiano místico.
O Lago Titicaca não é a única atração em Puno, já que existem vários sítios arqueológicos espalhados por toda a região. Sillustani é composto por dúzias de torres funerárias nos arredores da Capital Folclórica do Peru, construída pelo povo Colla, uma civilização que, mais tarde, foi conquistada pelos incas.
Sillustani possui uma impressionante arquitetura e técnicas de engenharia, embora tenham sido desenvolvidas próximo do século XV. Os Kollas eram reconhecidos por suas pedras perfeitamente esculpidas, um legado replicado pela famosa cultura Inca.
O sítio arqueológico está localizado de frente para a Lagoa Umayo, cercado por montanhas imponentes e vales enormes, um belo cenário natural complementado com um fascinante trabalho nativo.
Se você está buscando saber mais sobre as culturas que marcaram nosso país e influenciaram o desenvolvimento das gerações seguintes, esta é uma atração que você não pode perder. Siga a leitura e viaje por caminhos fora do óbvio e vivencie o Peru ao máximo!
A cultura Kolla se desenvolveu entre os séculos XII e XV, foi uma importante civilização que comandou uma grande parte do planalto andino. Sua capital era Hatun Colla, localizada a 34 quilômetros da cidade de Puno e a apenas 4 km de Sillustani.
Este foi um reinado Aymara, que mais tarde foi conquistado pelos incas durante o reinado do Inca Pachacutec. A principal divindade dessa cultura era Tunupa, o Deus dos Vulcões, para quem o povo Kolla performava cerimônias e sacrifícios em seu nome.
Esta civilização era caracterizada por seu trabalho arquitetônico excelente e pelas pedras gravadas, sendo as torres de enterro Sillustani um dos exemplos perfeitos deste conhecimento ancestral.
Voltando no tempo, Puno era uma importante cidade desde os tempos da era colonial, ela era considerada um ponto estratégico entre Cusco, Arequipa, Potosí e La Paz. Cavernas e tumbas foram encontradas no planalto de Puno, assim como cerâmicas e artigos têxteis que datavam de 1.400 a.C. e, acredita-se, terem pertencido às culturas Pucara, Tiahuanaco e Kolla.
Muitas estruturas antigas foram destruídas durante a colonização. Por sorte, Sillustani é uma das estruturas pré-Inca que permaneceram em Puno.
Estas estruturas semelhantes a torres são chamadas de Chullpas, que serviam como um cemitério pré-Inca. Estas tumbas pertenceram à cultura Kolla, entre os anos 1.200 e 1.450 d.C. Sillustani compreende 80 chullpas, onde a comunidade Kolla costumava enterrar suas autoridades junto de seus pertences. A mais alta destas estruturas alcança os 12 metros de altitude.
Como mencionamos antes, as ruínas pré-colombianas estão localizadas dentro da região de Puno, a poucos minutos da cidade.
Recomendamos fortemente que você visite estas ruínas com um guia de turismo profissional, já que há muita história e mistérios envolvidos neste local, tanto que você não vai querer perder nada.
Nosso Sillustani Tour te leva pelos cenários mais fascinantes de Puno no caminho para este sítio arqueológico.
Se você está empolgado para saber mais sobre nossa história, inclua esta excursão em seu roteiro e comece a explorar o Peru como um expert local! Entre em contato com nossos especialistas para mais informações.
Quer saber mais sobre o Peru? Aqui você encontra todas as informações que você precisa para sua viagem. Nossa equipe de experts locais preparou os melhores guias informativos sobre os destinos para você!
Se você está animado para conhecer o Peru ao máximo, confira nossos pacotes. A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica por nosso país!