Para muitos viajantes, Puno se trata somente do Lago Titicaca, e apesar deste também ser um atrativo imperdível nesta região, é preciso expandir horizontes além do óbvio para enxergar quanta coisa o Peru pode oferecer a seus visitantes.
Por isso, o que estes viajantes muitas vezes não sabem é que existem muitas atrações pré-colombianas e outras maravilhas naturais que valem a pena visitar nesta cidade. A pequena cidade de Pucara possui um antigo assentamento de uma importante civilização do planalto andino.
A cultura pucara se desenvolveu entre os anos 1.400 a.C. e 550 d.C. Esta antiga civilização é caracterizada por suas impressionantes esculturas e arte cerâmica, assim como por ter influenciado sociedades sucessoras.
O sítio arqueológico é um dos mais importantes da região, já que nos permite dar um vislumbre sobre as crenças e organização do povo pucara, já que hoje é possível sabermos um pouco mais a respeito de como estes povos viviam.
Sobre esta cultura, ainda é possível arriscar dizer que certamente eles marcaram o começo de uma era, deixando um legado para trás que evoluiu com o tempo em outras culturas que adotaram seus costumes, modo de vida, entre outras coisas.
O Sítio Arqueológico de Pukara foi declarado um Patrimônio Nacional em 2001 para gerar conscientização a respeito da preservação do lugar e da importância de nossa história pré-hispânica.
O local é composto por 2 partes, uma potencialmente dedicada a propósitos religiosos e outra que talvez tenha servido como uma área residencial. Se você quer saber mais sobre este assentamento pré-Inca impressionante, aqui temos tudo que você precisa saber.
Como já mencionamos, a cultura pucara foi originada entre 1.400 a.C. e 550 d.C. Eles desenvolveram uma escultura distintiva e um estilo de cerâmica que se distinguia do resto, mas também influenciou a expressão artística de civilizações sucessoras.
Foi originada nos arredores do Lago Titicaca e teve um importante impacto na região montanhosa dos Andes, nos vale de Cusco e até mesmo em Tiahuanaca na Bolívia. A cultura também foi reconhecida por ter tido um incrível controle sobre o ambiente natural.
Eles conseguiram fazer um grande sistema agrícola nas margens do lago e também domesticaram lhamas para a extração de lã para seus produtos têxteis que, acredita-se, tiveram importante papel nas práticas econômicas urbanas.
O Sítio Arqueológico de Pukara foi seu centro religioso, administrativo e residencial. O local é composto de várias estruturas construídas com pedras unidas por argamassa de argila.
A posição estratégica deste assentamento os permitiu controlar as terras prósperas ao redor do lago, mas também a zona ocidental do planalto andino. Esta antiga estrutura foi construída por volta de 200 d.C. e possui uma extensão de 4 km², localizada a 106 km da Capital Folclórica do Peru (Puno).
Como mencionamos antes, o local é composto por duas áreas, uma com características monumentais destinada a cerimônias e outra com estruturas residenciais rudimentares.
A área cerimonial é a mais fascinante, visualmente falando, de todo o local, já que é composta por 9 pirâmides truncadas, sendo a pirâmide Kalasaya a mais importante do complexo. Kalasaya é composta de vários terraços sobrepostos com muros gravados com figuras de divindades como o “Cutthroat” ou relâmpago.
A famosa construção também possui três estruturas em seu topo, cada qual com forma de ferradura com uma área aberta voltada para o leste. Também existem construções funerárias, onde restos humanos foram encontrados junto com jóias de ouro e cobre.
Durante as escavações no local, alguns artefatos arqueológicos foram encontrados. Estas esculturas de monólitos e lítico foram traçadas até a cultura pukara e são exibidas neste pequeno museu.
Existem vários monólitos que retratam figuras animais, como pumas, sapos e outros. Você também pode conhecer sua cerâmica famosa, onde vasos, huacos, pratos, keros e potes foram preservados e são exibidos nessas galerias.
Endereço: Jr. Lima s/n, Pukara, Puno.
Taxa de entrada geral: S/. 5.50.
Como mencionamos antes, as ruínas pré-colombianas estão localizadas dentro da região de Puno, a poucos quilômetros da cidade. Recomendamos fortemente que você visite estas ruínas com um guia de turismo profissional, já que há muita história e mistérios envolvidos neste local, tanto que você não vai querer perder nada.
Nosso Tour Rota do Sol te leva pelos cenários mais fascinantes de Puno no caminho para Cusco, mas também faz algumas paradas no trajeto para visitar este e outros sítios arqueológicos famosos.
Se você está empolgado para saber mais sobre nossa história, inclua esta excursão em seu roteiro e comece a explorar o Peru como um expert local! Entre em contato com nossos especialistas para mais informações.
Quer saber mais sobre o Peru? Aqui você encontra todas as informações que você precisa para sua viagem. Nossa equipe de experts locais preparou os melhores guias informativos sobre os destinos para você!
Se você está animado para conhecer o Peru ao máximo, confira nossos pacotes. A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica por nosso país!