Como sempre dizemos, o planalto andino é cheio de misticismo e mágica. E todo esse misticismo segue nos cativando e nos deixando cada vez mais intrigados em diferentes formas que às vezes gostaríamos até que estas forças místicas pudessem comandar o mundo por um tempo. Puno e o Lago Titicaca são os místicos berços da cultura Inca, mas existem muitas histórias antigas que irão te deixar de queixo caído!
Aramu Muru possui um mistério que não foi desvendado até os dias de hoje, desde o seu descobrimento até o tempo atual poucas informações foram encontradas além das especulações locais, histórias folclóricas e misticismo ancestral. No entanto, certamente este local possui uma energia diferente que flui por todos os seus arredores.
Se você está acompanhando nosso guia de viagem a Puno, já deve saber que estas terras foram habitadas desde muito antes dos Incas e que diferentes ruínas arqueológicas foram encontradas por toda a região, datando de várias sociedades que deixaram um legado bem enraizado nas gerações sucessoras.
O Portal Aramu Muru é um destes segredos escondidos no vasto planalto andino e, embora pouco se saiba sobre esta grande obra-prima, ela compreende uma série de eventos misteriosos que locais ainda hoje seguem acreditando ser verdade.
Nós trouxemos esta matéria para te mostrar mais sobre nossa cultura e história, e também porque acreditamos que o Portal Aramu Muru é uma joia pré-colombiana que merece lugar em seu roteiro independente de seu perfil como viajante. Aqui nós te contaremos tudo sobre o local, então continue lendo!
Aramu Muru é um completo mistério, já que é impossível saber quando ou quem o construiu. Pensa-se que o portal está lá desde muito antes dos Incas, embora arqueólogos não tenham encontrado nenhum objeto que pudesse ser traçado até suas origens.
Ele está localizado na floresta de pedras de Hayu Marca, a poucos quilômetros da cidade de Puno, próximo ao Lago Titicaca. O portal é esculpido em uma enorme pedra de granito que possui cerca de 7 metros de altura.
Esta misteriosa construção forma um pequeno quarto, ou alcova, em formato de T, com uma superfície perfeitamente polida. O portal possui 2 metros de altura e possui uma pequena depressão bem no centro, que poderia servir como um suporte para algum artefato especial.
De acordo com histórias folclóricas, o portal de Aramu Muru costumava ser um portal para outra dimensão, presume-se que para a “Cidade dos Deuses”, conectando nossa realidade ao mundo espiritual e apenas poucas pessoas têm permissão para entrar neste local.
Atualmente, comunidades aimara veem o portal como um monumento para ser respeitado. Eles alegam que o lugar parece estar ativo toda noite, uma vez que já viram luzes saindo deste misterioso portal.
Além disso, pessoas já desapareceram na área, incluindo crianças, motivo pelo qual locais tentam evitar as proximidades do monumento a todo custo, especialmente à noite.
Embora você possa estar pensando que este monumento de 7 metros possa ser visto a quilômetros de distância, foi somente em 1990 que um guia de turismo local, chamado Jose Luis Delgado Mamani, decidiu fazer uma caminhada até a área.
Surpreendentemente, Mamani diz que ele havia sonhado por muito tempo com esta estranha montanha vermelha com um recorte em forma de porta, embora não tivesse ideia do que aquilo significava. Então, quando a encontrou, ficou em frente ao Portal Aramu Muru e reconheceu o lugar de seus sonhos recorrentes.
Antes de encontrar este portal transdimensional, ele falou com diferentes xamãs sobre este sonho, e alguns deles disseram para que Jose seguisse seus instintos e ir atrás da energia que o estava chamando.
No entanto, outros tentaram dissuadi-lo a continuar com a questão, uma vez que acreditavam que este seria um portal para o inferno. Mamani alegou que quando finalmente chegou ao Portal Aramu Muru, ele pôde ver uma luz cintilante saindo de lá, como se estivesse aberta.
A história se tornou uma reportagem de jornal e, mais tarde, invadiu a imprensa internacional. O famoso portal se tornou popular entre os arqueólogos e também entre viajantes interessados em mistérios, lendas e nas mais loucas teorias que você pode imaginar.
O nome do local vem de uma lenda de um sacerdote Inca chamado Aramu Muru, que escapou dos conquistadores espanhóis para proteger uma relíquia especial que foi concedida pelo Deus do Sol Inti ao Inca Pachacutec centenas de anos antes.
A relíquia era um disco de ouro com poderosas habilidades de cura, que eles mantiveram no Templo Coricancha, o lugar mais sagrado de Cusco. Infelizmente, a maioria das esculturas de ouro e outros artefatos deste centro cerimonial foram saqueados pelos conquistadores espanhóis, mas o mais precioso de todos acabou desaparecendo sem deixar nenhum rastro.
A lenda diz que Aramu Muru conseguiu escapar do caos mortal de Cusco, levando o sagrado disco de ouro com ele. O sacerdote Inca viajou até o local mais remoto do planalto andino até chegar às colinas de Hayu Marca.
Aramu Muru encontrou o misterioso portal e colocou o disco dourado bem no meio (lembram-se da pequena depressão ao centro?), a porta se abriu e, após entrar, nunca mais foi visto novamente. O lugar foi, mais tarde, descoberto pelos espanhóis e declarado um “lugar do demônio” – um portal para o inferno.
Como mencionamos antes, estas ruínas pré-colombianas estão localizadas dentro da região de Puno, cerca de 1 hora da cidade. Nosso Aramu Muru Tour te leva pelos cenários mais fascinantes de Puno no caminho até este sítio arqueológico.
Se você está empolgado para saber mais sobre nossa história, inclua esta excursão em seu roteiro e comece a explorar o Peru como um expert local! Entre em contato com nossos especialistas para mais informações.
Quer saber mais sobre o Peru? Aqui você encontra todas as informações que você precisa para sua viagem. Nossa equipe de experts locais preparou os melhores guias informativos sobre os destinos para você!
Se você está animado para conhecer o Peru ao máximo, confira nossa aba Pacotes. A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica por nosso país!