Arequipa é uma cidade especial com uma grande expressão cultural, estilo arquitetônico autêntico e um cenário natural visualmente fascinante guardado por três gigantes imponentes, os vulcões Chachani, Pichu Pichu e Misti.
Aqui o protagonista de nossas dicas e histórias será um destes guardiões, como você já viu, falaremos sobre o vulcão Chachani. Este vulcão é um dos responsáveis por cercar a cidade de Arequipa e teve um importante papel durante as eras Inca e Colonial. Neste texto, nós vamos descobrir cada um de seus mistérios!
Se você está acompanhando nosso guia de viagem por Arequipa, deve saber que esta linda região foi habitada a cerca de 5.000 anos atrás. O próspero vale do rio Chili fez deste local uma terra própria para a agricultura e caça.
No entanto, nossos ancestrais também se sentiram muito conectados com a natureza, já que costumavam adorar os inalcançáveis Sol e Lua, e a própria Terra. Por este motivo, os vulcões Misti, Pichu Pichu e Chachani também possuíram um significado místico para estas civilizações.
Os três vulcões eram considerados tão fortes quanto os Apus - as divindades masculinas da cultura Inca - durante a era Inca, portanto, eles performavam rituais diferentes para honrar cada um deles. Apesar disso, há uma intenção mais obscura nestas cerimônias, onde humanos eram frequentemente sacrificados para “prevenir” uma catástrofe natural.
Seguindo adiante na história, o vulcão Chachani proveu um importante material que, mais tarde, foi usado na construção de Arequipa, este que também é o motivo por trás do nome “Cidade Branca”.
Se você ficou instigado com tantos detalhes e quer saber mais, incentivamos que você leia o guia de Arequipa que fizemos especialmente para você, caso ainda não tenha feito isso. Em nosso site, nós te contamos tudo que você precisa saber sobre este e muitos outros lugares do Peru.
Mas agora, chega de conversa e vamos ao que interessa. Continue lendo e aprenda tudo sobre este gigante guardião!
Este imponente vulcão está localizado a 55 quilômetros da cidade de Arequipa, em uma elevação que chega aos 6.057 metros acima do nível do mar, fazendo deste o segundo vulcão mais alto da região. Assim como seus irmãos, o vulcão Chachani era uma montanha sagrada para os Incas, e possuía um santuário em seu cume.
De acordo com estudos realizados pelo Observatório Vulcanológico INGEMMET, a última erupção do Chachani é datada de 56.000 anos atrás, embora ele ainda permaneça como um vulcão potencialmente ativo.
Da mesma forma, os estudos concluíram que suas erupções do Vulcão Chachani possuíam um potencial catastrófico ainda maior do que as erupções que ocorriam no Vulcão Misti e por isso, ainda hoje, este é considerado como um fator que oferece bastante perigo, principalmente para as populações que vivem na região.
Como mencionamos antes, Chachani é o local de nascimento do silhar branco, uma rocha vulcânica criada a milhões de anos atrás, devido à atividade vulcânica desta imponente maravilha natural.
O Silhar Branco foi o principal elemento usado na construção dos edifícios coloniais localizados no Centro Históricos de Arequipa, e é por isso que esta área recebeu o apelido carinhoso de “Cidade Branca de Arequipa”.
A cidade velha de Arequipa deve o seu autêntico cenário a esta famosa rocha já que cerca de 600 monumentos históricos foram construídos com este material, incluindo o Monastério Santa Catalina.
Atualmente, as pedreiras fazem parte de uma trilha turística chamada Rota do Silhar, um tour que explora as Canteras de Añashuayco, que estão situadas aos pés do vulcão Chachani.
Se você ficou curioso, recomendamos fortemente que você explore mais sobre este atrativo aqui, onde é possível encontrar informações sobre o tour, sobre o local e sua história, e muito mais!
Apesar de sua alta elevação, o Vulcão Chachani tem um acesso mais fácil, já que seu acampamento base – localizado aos 5.200 metros de altitude – pode ser alcançado por carros 4x4. Depois disso, você deve caminhar por cerca de 6 horas para alcançar seu topo. Abaixo, você encontrará mais informações sobre como chegar até lá!
Como você já sabe, o Vulcão Chachani está localizado dentro da região de Arequipa, no sul do Peru, bem próximo ao Vulcão Misti. Ele possui uma elevação de 5.825 metros acima do nível do mar e é um dos poucos vulcões no Peru.
Devido à sua alta elevação, o gigante Chachani é considerado com uma caminhada de nível moderado à desafiador, já que sua trilha é coberta por materiais vulcânicos e cinzas, o que torna difícil passar por ela.
No entanto, você pode chegar até o acampamento base através de um transporte 4x4. Se você está disposto a viver esta aventura, você deve ter um bom condicionamento e preparo físico e, mais importante, deve estar propriamente aclimatado antes de se comprometer com esta atividade.
Caso você esteja considerando escalar o Chachani, certifique-se de escolher um operador do tour confiável, já que você irá para locais com elevadas altitudes em um terreno bastante instável. É válido mencionar que nós não operamos este tour.
Como o Vulcão Chachani está localizado em uma alta elevação, é comum que alguns viajantes sintam tonturas, dores de cabeça, enjoos, cansaço ou respiração dificultada em sua chegada, principalmente se está vindo de destinos de baixa altitude. Então, certifique-se de seguir estas recomendações que com certeza te ajudarão a evitar e lidar com os sintomas de altitude:
- Mantenha-se hidratado. Água é o melhor aliado para lutar e prevenir esta condição.
- Evite álcool e fumar a todo custo. Álcool desidrata, e fumar pode piorar ou encurtar a respiração.
- Coma alimentos leves, mas calóricos. Altas altitudes aumentam a necessidade de combustível, pois você fica desidratado e queima carboidratos mais rápido.
- Beba o chá ou mastigue folhas de Coca. Esta é uma planta medicinal dos Andes, conhecida por ajudar a aliviar qualquer sintoma causado pela altitude e melhorar a aclimatação.
- Vá com calma. Não se comprometa com uma atividade fisicamente exigente nos primeiros 2-3 dias após a chegada. E quando estiver caminhando, não se esqueça que a calma é essencial para a contemplação!
Existem alguns remédios que podem te ajudar com qualquer sintoma dos males de altitude. Apesar disso, recomendamos fortemente que você consulte um médico antes de tomar qualquer uma destas medicações.
Gostaria de conhecer o Peru por caminhos pouco explorados? Nós te ajudamos! A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica por nosso país. Confira nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!