Arequipa é a segunda maior cidade do Peru e está localizada nos Andes peruanos, a uma altitude de 2.335 metros acima do nível do mar. Muitos viajantes descrevem Arequipa como a cidade mais bonita dos Andes, e isso ocorre devido à fascinante somatória de elementos: arquitetura colonial, atrativos históricos e maravilhas naturais, tudo em um único lugar. Atreva-se a descobrir Arequipa e seus arredores, pois certamente você não irá se arrepender.
Esta cidade fascinante teve um papel importante durante a colonização, já que foi um dos principais centros econômicos do país. Entretanto, a região havia sido ocupada anteriormente por nativos que aproveitaram bem as vantagens do vale do rio Chili, cerca de 6.000 anos atrás.
Devido à influência espanhola, o centro velho de Arequipa é reconhecido como o centro histórico mais visualmente fascinante do Peru, por conta de sua arquitetura autêntica e estruturas construídas a partir de uma rocha vulcânica, chamada de silhar branco. Por isso, Arequipa também é conhecida como Cidade Branca.
O Centro Histórico de Arequipa compreende cerca de 500 monumentos históricos que ganharam reconhecimento como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO no ano 2000. Portanto, este local tornou-se uma atração cada vez mais importante para nosso país ao longo do tempo.
Arequipa também se torna fascinante pelo cenário que a cerca, uma vez que a cidade é protegida por três gigantes: os vulcões Misti, Pichu Pichu e Chachani. Esta região possui muitas outras maravilhas naturais, como o famoso Cânion Colca e a Reserva Nacional Salinas y Aguada Blanca.
Por estas e muitas outras atrações, Arequipa tem ganhado popularidade entre os viajantes. Pesquisas recentes mostraram que a famosa Cidade Branca recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano, fazendo desta uma das regiões mais visitadas do Peru.
O que fazer em Arequipa?
Aqui reunimos algumas das muitas atrações dentro da cidade de Arequipa e seus arredores. Mas se você quiser saber mais sobre elas, confira tudo nas seções expostas no menu lateral e comece a planejar seu roteiro pela Cidade Branca de Arequipa!
Atrações históricas
Seu autêntico centro velho é reconhecido por guardar alguns dos exemplos mais bem preservados da arquitetura colonial. Possui cerca de 500 monumentos históricos construídos de silhar branco, uma rocha vulcânica encontrada nas pedreiras do vulcão Chachani.
Devido aos terremotos que atingiram a Cidade Branca, algumas destas construções tiveram de ser reconstruídas, mas mantiveram seu estilo único e materiais. Apesar disso, o Centro Histórico de Arequipa alcançou o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2000.
Embora muitas das construções coloniais estejam, principalmente, no centro histórico, Arequipa também possui bairros que têm preservado suas características autênticas. Casas nobres e nativas complementam este cenário histórico fascinante com suas portas largas, belos pátios e paredes altas. Assim, se você deseja vê-las por si mesmo, trouxemos algumas dicas das principais estruturas:
1. Plaza de Armas
A praça principal de Arequipa define o coração da velha cidade, é cercada por três portais largos feitos inteiramente de granito, a Catedral de Arequipa, a Igreja La Compañia e a Igreja Nuestra Señora de la Merced.
2. Catedral de Arequipa
Esta é a principal igreja na cidade e um dos primeiros monumentos religiosos de Arequipa. Sua construção levou cerca de 15 anos para se completar, e finalizou no ano de 1656. A Catedral de Arequipa é um dos exemplares feitos de silhar, vale muito a pena visitar, pois toda a sua estrutura é feita totalmente de silhar branco, além de apresentar estilo Neorrenascentista e influências do Gótico.
3. Museu de Arte Santa Teresa Virreinal
O Mosteiro de São José e Santa Teresa das Irmãs Carmelitas Descalças possui uma coleção de pinturas, esculturas, mobílias e muitos outros objetos que datam de 300 anos atrás. O local abriu suas portas ao público somente em 2005.
4. Mosteiro de Santa Catalina
Este atrativo turístico religioso é considerado uma obra-prima da era colonial. O local data do século XVI e possui uma extensão de 20.000 km². O mosteiro permaneceu como um convento fechado que abrigou cerca de 300 freiras isoladas até 1970, quando o local finalmente abriu as portas de parte da estrutura para receber o público.
O Monastério de Santa Catalina é conhecido como a “cidade dentro da cidade”, devido à sua grande extensão. Entretanto, parte de sua construção é fechada ao público, já que algumas freiras ainda vivem no norte do complexo.
O local é um atrativo turístico pago e fica aberto de segunda-feira a domingo, e está localizado muito próximo da praça principal de Arequipa.
5. Mirante Yanahuara
Este mirante oferece uma vista incrível da cidade e seus arredores, o que inclui os imponentes vulcões de Misti e Chachani, dois dos três guardiões da Cidade Branca.
Ele está localizado a 17 quilômetros da praça principal do bairro de Yanahuara, um dos subúrbios mais antigos de Arequipa. O Mirante Yanahuara é composto por uma série de portais feitos inteiramente de silhar branco.
Se você deseja saber mais sobre o Centro Histórico de Arequipa, preparamos um guia de viagem especial com todos os detalhes do que você não pode perder durante sua viagem à Cidade Branca.
Atrativos Naturais
Arequipa está localizada nos Andes peruanos, cercado por imponentes vulcões e por um dos cânions mais profundos do mundo. A região é uma das mais populares entre turistas do nosso país e aqui nós vamos dizer por quê!
1. Vulcão Misti
Este vulcão ativo está localizado a 24 quilômetros da cidade de Arequipa e está situado em uma altitude de 5.820 metros acima do nível do mar. Estudos recentes identificaram que o vulcão Misti possui cerca de 800.000 anos de idade.
Com o passar do tempo, o vulcão Misti se tornou uma montanha nevada, embora ainda apresente atividades sísmicas. A última vez que o Misti apresentou qualquer tipo de atividade sísmica relevante foram grandes fumarolas em 1870.
2. Cânion Colca
Considerado o segundo cânion mais largo do mundo e o mais profundo da América do Sul, está no interior de Arequipa, delimitado pelo Vale Colca e possui uma profundidade de 4.160 metros. O Cânion Colca é lar da terceira maior ave do mundo, o Condor Andino.
Esta maravilha natural recebe cerca de 300.000 visitantes por ano, devido ao seu cenário autêntico que o cerca. Existem diferentes formas de visitar o Cânion Colca, você pode fazer o trekking ou um tour tradicional, de qualquer forma será uma experiência inesquecível!
Entretanto, isto não é tudo que a região oferece. Como mencionado anteriormente, você pode encontrar informações sobre os atrativos naturais de Arequipa, como tours, trilhas e muito mais no menu desta página.
Como é o clima em Arequipa?
As condições climáticas no Peru variam de acordo com as diferentes regiões. Entretanto, os Andes possuem duas estações marcadas e em Arequipa não é diferente do restante desta região.
- Estação seca: Ocorre entre maio e outubro. É considerada a estação mais fria do ano, embora as possibilidades de chuva sejam, praticamente, nulas neste período.
- Estação chuvosa: A transição desta estação ocorre de outubro a dezembro, mas se estabelece de janeiro a abril. Pequenas chances de chuva são esperadas em toda a região. Entretanto, os dias são quentes, com temperaturas que variam entre 21ºC e 9ºC.
Certifique-se de aprender tudo sobre as condições climáticas no Peru e faça suas malas de acordo com as previsões. Aqui temos uma matéria com todos os detalhes sobre qual é a melhor época para visitar o Peru.
Como chegar a Arequipa?
Existem diferentes formas de chegar à Cidade Branca de Arequipa, tudo depende do tamanho do seu roteiro e do tipo de experiência que você está buscando, por exemplo:
- De ônibus: Para aqueles que desejam ter uma experiência de expert local pelo Peru, viajar de ônibus é a melhor opção. Felizmente, Arequipa é facilmente acessível de ônibus se você está vindo de Lima, Cusco ou de qualquer outra parte do país.
- De avião: Para viajantes com um roteiro curto, recomendamos fortemente que você pegue um voo para Arequipa. Dessa forma, você irá otimizar seu tempo para explorar diferentes destinos pelo Peru.
- De trem: Arequipa também é acessível por trem, tanto se você sair de Cusco ou Puno, você terá uma experiência exclusiva pelos Andes peruanos.
Para mais informações sobre como planejar um roteiro perfeito que inclua Arequipa, confira nossas opções de pacotes de viagem e descubra um novo modo de viajar com a Viagens Machu Picchu.