Como mencionamos em publicações anteriores, Arequipa possui o cenário colonial mais fascinante do país, visualmente falando, com belas construções neorrenascentistas e ruas de paralelepípedo. Da mesma forma, também detém uma joia preciosa escondida à vista de todos, bem no coração do centro da cidade. Mas não se preocupe, aqui te contaremos tudo a respeito!
O Mosteiro de Santa Catalina é a maior construção colonial do Peru, o local cobre uma extensão de 20.000 m², uma cidade dentro da cidade que foi perfeitamente isolada da agitada Arequipa, apesar de estar situada em uma localização tão central. Este torna-se um local ainda mais curioso a cada nova informação compartilhada.
O complexo religioso abrigou 300 mulheres desde o século XVIII, e foi somente em 1970 que o convento finalmente abriu suas portas ao público, revelando o surpreendente estilo arquitetônico colonial que ficou escondido por cerca de 390 anos!
Atualmente, este é um atrativo turístico pago e é um dos lugares mais procurados da Cidade Branca de Arequipa para visitas turísticas. Por esta razão, nós decidimos escrever uma seção inteira dedicada a este famoso santuário, onde história e cultura têm prevalecido até os dias de hoje.
Andar por seus corredores estreitos e coloridos te levará em uma viagem no tempo através deste mosteiro tão “instagramável”. Então, se você já gostou de tudo que falamos até aqui, continue lendo e seja ainda mais surpreendido pelos segredos do majestoso Monastério Santa Catalina.
O Mosteiro de Santa Catalina foi fundado por Vice-rei Francisco Toledo em 1579, junto a uma mulher devota muito rica chamada Doña María de Guzmán, uma viúva que doou todos os seus recursos para se juntar ao convento.
Doña María de Guzmán foi a primeira habitante do Mosteiro de Santa Catalina, e foi somente em outubro de 1580 que ela foi reconhecida como a fundadora do convento. Da mesma forma, muitas outras mulheres se juntaram ao mosteiro e esta população foi aumentando constantemente pelo século XVIII.
Cerca de 300 mulheres devotas chegaram a viver completamente isoladas do mundo nestas instalações. As mulheres que entraram neste convento como freiras eram crioulas e mestiças pertencentes a famílias ricas. Além disso, a história também conta sobre a entrada de “freiras pobres” que, sem dinheiro para pagar o dote, se juntaram ao convento para exercer suas virtudes.
O Mosteiro Santa Catalina era um mistério para o resto da cidade, já que suas imponentes paredes de 4 metros mantiveram seus segredos muito bem guardados daqueles que viviam no mundo do lado de fora. No entanto, somente em 1970, o mosteiro abriu suas portas ao público, fazendo deste um museu vivo, embora um pequeno grupo de freiras ainda vivam na área norte do complexo.
Como mencionamos anteriormente, o estilo arquitetônico do complexo é incomparável. O mosteiro é um dos exemplares perfeitos do uso de silhar branco na arquitetura colonial, já que praticamente toda construção é feita deste material.
Para aqueles que não sabiam, o silhar é uma pedra vulcânica encontrada nas pedreiras dos vulcões que ficam próximos da cidade. Diferente de outras estruturas de Arequipa, o Mosteiro de Santa Catalina foi construído com o silhar branco do Vulcão Chachani e silhar rosa do vulcão Misti, que fica ao sul da cidade.
O convento é composto de inúmeros corredores estreitos pintados com cores vibrantes como amarelo, azul e vermelho, assim como os pátios pitorescos complementados com paredes semelhantes a uma fortaleza. O complexo por si só é uma obra prima da arquitetura colonial, um trabalho de arte preservado por séculos.
No entanto, a estrutura foi atingida por terremotos inúmeras vezes, até mesmo no início da construção, porém, as partes mais danificadas foram reconstruídas e algumas delas permaneceram intactas desde então.
Antes da abertura para o público, o Mosteiro Santa Catalina foi restaurado para destacar a autenticidade colonial do lugar, mantendo suas características originais. O complexo religioso é composto por ruas estreitas, pátios, jardins de flores, dormitórios, salas de estar e muito mais.
- Entrada do Mosteiro: A porta de entrada é adornada com um relevo de Santa Catalina de Siena, esculpida em uma sólida parede de silhar que cerca todo o bloco.
- O Pátio do Silêncio: Este era um espaço especial, no qual as freiras costumavam se reunir para rezar para o santo Rosário e ler a bíblia em completo silêncio.
- Claustro das Laranjeiras: O local deve seu nome às laranjeiras que crescem aqui. Ele é composto por 3 cruzes localizadas no meio do claustro, onde as freiras representam a Paixão de Cristo toda Sexta-feira Santa.
- Claustro Principal: É o maior pátio do mosteiro, construído entre 1715 e 1723. O lugar é adornado com belas pinturas relacionadas à preparação, ensino e catequização das freiras. Existem 23 pinturas que fazem referência à vida da Virgem Maria e 9 são relacionadas à vida pública de Jesus.
- Cozinha: É uma das cozinhas mais antigas do Mosteiro que, de acordo com historiadores, poderia ter sido destinada para ser uma capela.
- Torre do Sino: A distinta torre foi construída em 1748, é composta de 4 sinos localizados em frente às ruas que cercam o mosteiro.
- Igreja: É uma bela e antiga igreja com uma nave longa e uma cúpula meio alaranjada, que possui uma construção básica distintiva dos anos 1660.
O Mosteiro de Santa Catalina está localizado no Centro Histórico de Arequipa, a poucos blocos da Plaza de Armas. O local se configura como um atrativo turístico pago e atrai milhares de visitantes por ano.
Recomendamos fortemente que visite estas mansões coloniais com um tour guiado, para que você não perca nenhum detalhe importante desta jóia colonial. Se você deseja conhecer a velha cidade de Arequipa ao máximo, temos o tour perfeito para você!
Nosso Arequipa City Tour te levará pelos cenários coloniais mais fascinantes do Peru, enquanto estiver visitando os atrativos mais procurados pelos turistas pelo caminho. Inclua esta excursão em seu roteiro e comece a explorar a cidade como um expert local! Entre em contato com especialistas para mais informações.
Gostaria de saber mais sobre o Peru? Aqui você encontrará a informação que você precisa para sua viagem. Nossa equipe de experts locais preparou os guias informativos mais completos especialmente para você! Além disso, se você está ansioso para conhecer o Peru ao máximo, confira nossos Pacotes e viva uma experiência autêntica com a Viagens Machu Picchu.