Viagens Machu Picchu

Cantera de Añashuayco

Cantera de Añashuayco

A cidade de Arequipa possui um dos centros históricos mais visualmente fascinantes no Peru, e deve sua autenticidade a uma rocha vulcânica encontrada nas pedreiras do Vulcão Chachani, uma majestosa maravilha natural localizada a apenas 55 quilômetros da cidade.

A Cantera de Añashuayco se originou graças à atividade vulcânica da região a milhões de anos atrás. Os sedimentos vulcânicos expelidos pelo Vulcão Chachani se solidificaram e deixaram um impressionante material usado na maioria das construções dentro da cidade velha de Arequipa.

Estas pedreiras são apenas uma das tantas coisas imperdíveis para visitar e fazer em Arequipa, já que elas possuem um enorme valor cultural e histórico que datam dos tempos pré-colombianos. Hoje em dia, é um dos destinos próximos à cidade de Arequipa mais visitados, graças à sua singularidade e beleza.

Você ficará surpreso com a quantidade de monumentos históricos construídos com silhar branco, e com o modo como conseguiram resistir durante séculos a terremotos em uma área tão acidentada. No entanto, as pedreiras também possuem um cenário mágico, no qual os muros imponentes e corredores estreitos te convidam a mergulhar em sua energia eterna.

Se você está animado para saber mais, aqui nós reunimos algumas informações úteis sobre o local, assim como algumas atrações construídas com este material vulcânico que te deixarão sem fôlego. Siga lendo e descubra tudo!

Sobre a Cantera de Añashuayco

Localizada aos pés do Vulcão Chachani encontram-se as conhecidas Canteras del Sillar (Pedreiras de Silhar). O local foi originado depois de várias erupções vulcânicas dos vulcões que estão em suas proximidades.

Se você ama natureza tanto quanto nós, já deve saber que nosso planeta é o artista mais paciente de todos, já que este processo geológico demorou cerca de 13 milhões de anos para criar os muros de 30 metros que compõem esta beleza natural.

O Silhar Branco é o elemento mais emblemático da Cidade Branca, uma vez que este faz parte de todo o Centro Histórico de Arequipa, onde as imponentes mansões coloniais e edifícios religiosos se erguem sobre a graça dos poderosos vulcões que os cercam.

A Pedreira Añashuayco foi cuidadosamente adaptada ao turismo, embora existam pedreiros que ainda sigam trabalhando nestas áreas. No entanto, estes são claros experts no que fazem, motivo pelo qual não há ninguém melhor para explicar sobre o uso do silhar branco do que eles próprios.

Estes pedreiros trabalharam junto ao Governo de Arequipa para criar um belo espaço nas pedreiras com o intuito de mostrar sua importância ao público. Os escultores habilidosos também fizeram esculturas de silhar, mostrando a funcionalidade desta importante pedra vulcânica.

Atrativos feitos de Silhar Branco

A antiga cidade de Arequipa deve seu cenário autêntico à esta rocha vulcânica, já que cerca de 600 monumentos históricos foram construídos a partir desta matéria. Aqui, listamos algumas das construções da cidade branca de Arequipa que foram construídas a partir do silhar branco:

1. Mosteiro Santa Catalina

Também conhecido como “a cidade dentro da cidade”, é um dos exemplos perfeitos de arquitetura colonial e de construção usando o silhar branco, já que possui uma extensão de 20.000 km².

O Mosteiro Santa Catalina é uma das atrações mais importantes em Arequipa, uma vez que data de 1579. Este importante convento abrigou cerca de 300 mulheres devotas que viveram em completo isolamento até 1970.

O convento é composto de vários corredores estreitos pintados com um amarelo brilhante, azul e vermelho, assim como pátios pitorescos são complementados com muros semelhantes a uma fortaleza. O complexo por si só é uma obra de arte da arquitetura colonial, um trabalho artístico preservado por séculos.

2. Catedral de Arequipa

Esta é a principal igreja na cidade e um dos primeiros monumentos religiosos em Arequipa. Sua construção levou cerca de 15 anos e foi concluída em 1656. A Catedral de Arequipa é um dos exemplares de construções com silhar branco que vale a pena visitar, toda a sua estrutura é feita inteiramente deste material e apresenta um estilo Neorrenascentista com influências do Gótico.

3. Mirante Yanahuara

Este mirante oferece uma vista inacreditável da cidade e seus arredores, incluindo os vulcões Misti e Chachani, dois dos três montes que guardam a Cidade Branca.

Está localizado a 17 quilômetros da praça principal na vizinhança de Yanahuara, um dos subúrbios mais antigos de Arequipa. O Mirante Yanahuara é composto por uma série de portais feitos inteiramente de silhar branco.

Se você gostaria de saber mais sobre o Centro Histórico de Arequipa, preparamos um guia de viagem especial para você, com todos os detalhes que você NÃO PODE perder durante sua passagem pela cidade!

Como chegar ao atrativo?

Para visitar esta maravilha natural, você precisa apenas chegar à cidade de Arequipa, o ponto de partida da maioria dos tours para as Canteras de Añashuayco. Como, por exemplo, a excursão chamada Rota do Silhar, uma trilha que te leva por uma jornada geológica pelos arredores da Cidade Branca.

O tour Rota do Silhar busca promover o valor histórico e cultural destas pedreiras, enquanto também ensina tudo sobre a atividade vulcânica da região. No caminho para a Cantera de Añashuayco, você poderá parar em um mirante, de onde é possível apreciar os vulcões Chachani, Misti e Pichu Pichu.

Na Viagens Machu Picchu buscamos proporcionar tudo que você precisa para uma experiência divertida e segura, por isso te damos a oportunidade de adicionar o tour Rota do Silhar ao seu roteiro de viagem. Para mais informações, confira o roteiro do tour ou entre em contato com nossos especialistas.

A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica por nosso país. Conheça nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!