Cusco é a cidade considerada Capital do Império Inca e por isso ali estão algumas das principais atrações históricas do país, como a incrível cidadela de Machu Picchu e tantos outros sítios arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas, por exemplo.
Mas, esta civilização ancestral não surgiu especificamente em Cusco. O que se sabe é que esta complexa cultura teve sua origem na região próxima ao Lago Titicaca, no século XII. O império prosperou tanto, chegando a ter um território de mais de 4 mil km englobando outros países, chegando a incrível marca de 15 milhões de habitantes.
Desta forma, uma parte da região sul do Peru que liga Cusco a Puno, a cidade do Lago Titicaca, está marcada pela história inca. Esta rota, conhecida como Ruta del Sol, guarda memórias e características ancestrais que impressionam qualquer turista.
Além disso, antes do império inca se desenvolver nestas terras, muitas outras culturas viveram aqui e deixaram seu legado. Parte de suas identidades sobreviveram com o passar dos anos, mesmo depois de guerras, terremotos e da invasão espanhola, que saqueou e destruiu muita coisa por aqui.
Então, passear pela Rota do Sol entre Cusco e Puno, vai te levar para uma volta ao passado, conhecendo como era a vida antes, durante e depois da era incaica. Os monumentos históricos que aqui se encontram, são combinados com belezas naturais de tirar o fôlego. A paisagem andina reserva ao visitante vales, montanhas, nevados, lagoas e muito mais. Ou seja, o Tour Rota do Sol é completo.
Venha desvendar todos os mistérios milenares do Peru em uma das rotas mais lindas e fascinantes do país. Abaixo deixamos as principais atrações do tour, para que você entenda quão grandioso e importante historicamente ele é. Te apresentamos a Ruta del Sol agora, mas esperamos um dia te guiar pessoalmente por estas terras tão valiosas.
O caminho entre Cusco e Puno reserva uma viagem de volta no tempo que se inicia aproximadamente em 400 a.C e vai até o final do século XVI. São atrações pré-incas, incas e coloniais, que te fazem entender por completo a história do Peru. Depois de passear por estas terras, você vai se sentir um verdadeiro expert em cultura e história peruana.
A rota inclui pequenos povoados andinos tradicionais com origem em diferentes épocas, paisagens naturais incríveis, ruínas, igrejas, entre outros. Vamos juntos para a pequena cidade chamada La Raya, a mais de 4 mil metros acima do nível do mar, que permite uma vista incrível da montanha nevada Chimboya. Também passamos por Sicuani, uma cidadezinha andina autêntica. Então, o tour pela Rota do Sol segue por outras atrações que destacamos abaixo:
No distrito de Andahuaylillas, a aproximadamente 2h de distância da cidade de Cusco e a mais de 3.100 metros de altitude, está localizada uma das igrejas mais impressionantes do país, chamada de Igreja de San Pedro, também conhecida como “Capela Sistina da América”, tamanha a sua beleza e riqueza nos murais, obras e ornamentos.
Não se sabe muita informação sobre sua construção, mas se supõe que tenha acontecido no final do século XVI, com arquitetura no estilo barroco que impressiona qualquer visitante. Outra suposição é de que a estrutura teria sido erguida sobre uma construção inca, pois atualmente ainda é possível observar algumas características incas em sua base.
Em seu interior estão peças de arte coloniais, utilizadas para ensinar princípios católicos aos povos nativos e também pinturas importantes da Escola de Arte Cusqueña.
Raqchi também é conhecido como Templo de Waricocha, considerado o deus criador do mundo para algumas culturas andinas. Por este motivo, já dá para ter uma noção da importância deste assentamento para o império inca.
Acredita-se que foi construído no século XV durante os reinados dos incas Huiracocha, Pachacutec e Tupác Yupanqui. Mas, durante escavação, foram encontrados ali objetos característicos de civilizações anteriores, fazendo surgir a teoria de que os incas teriam tomado este centro e realizado modificações em sua estrutura.
A construção foi feita em pedra e adobe, com edifícios de dois andares, que retratam toda a sabedoria arquitetônica desta cultura. O lugar tem uma área aproximada de 1000 hectares e era utilizado para fins religiosos. Veja o guia completo sobre o Sítio Arqueológico Raqchi que preparamos para você.
Este museu está situado a aproximadamente 106 quilômetros de distância da cidade de Puno e representa a cultura Pukará, que prosperou ali entre os anos 1600 a.C e 400 d.C.
Estudos revelam que este assentamento era utilizado como centro cerimonial e administrativo, apesar de não existirem muitas outras informações sobre o local. Nas escavações foram encontrados objetos com fins cerimoniais, como esculturas e monólitos.
Este centro também era conhecido como Kalisaya e sua construção remonta a 400 a.C e 200 a.C. Saiba mais sobre este importante atrativo histórico na matéria completa que fizemos sobre ele.
O passeio pela rota do sol dura um dia todo e sai de Cusco em direção a Puno.
6:20h - 6:30h | Saída do hotel.
Nossa equipe vai buscá-lo no hotel para fazer o traslado até o terminal de ônibus, enquanto recebe todas as orientações sobre os passeios do dia.
7:15h - 8:15h | Cusco até Andahuaylillas.
Seguimos até esta pequena cidade cheia de história e arquitetura colonial.
8:15h - 8:45h | Igreja de San Pedro.
Esta igreja é a principal atração de Andahuaylillas, com arquitetura barroca e belas obras de arte e murais.
8:45h - 10:30h | Andahuaylillas até Raqchi.
Raqchi é um importante centro arqueológico da era inca. Um bonito exemplo da arquitetura e engenharia desta civilização milenar.
10:30h - 11:30h | Sítio Arqueológico Raqchi.
Este lugar também ficou conhecido como Templo de Wiracocha, com uma estrutura impressionante com paredes que chegam a 10 metros de altura.
12:30h - 13h | Almoço buffet.
O almoço será servido na cidade de Sicuani, já a caminho de Puno. Aproveite para descansar e apreciar a gastronomia local.
13h - 13:45h | Miradouro La Raya.
La Raya é uma cidade de natureza exuberante, localizada a mais de 4.300 metros de altitude, onde você poderá apreciar a montanha nevada Chimboya, além de passear no mercado artesanal.
15h - 15:45h | Sítio Arqueológico de Pucara.
Estas ruínas foram construídas pela civilização Pucara, da era pré-inca.
15:45h - 17:15h | Chegada em Puno.
Chegando na cidade de Puno, você será levado até seu hotel pela nossa equipe, que dará todas as informações e dicas sobre a Capital do Folclore Peruana.
Entre em contato com nosso time de especialistas e solicite seu orçamento para a Rota do Sol e outros destinos imperdíveis do Peru. Estamos à disposição para te ajudar desde o planejamento até a volta para casa.