Viagens Machu Picchu

Tambomachay

Tambomachay

Tambomachay

Cusco é o lugar perfeito para aprender e entender melhor sobre a sofisticada arquitetura da civilização inca. Isso porque, a cidade possui inúmeros sítios arqueológicos, como Sacsayhuaman, Puca Pucara e Tambomachay. Cada um destes complexos conta um pouco da história do Peru e da cultura incaica, tão presente e influente até os dias de hoje no país. 

Na região ainda encontra-se o famoso Vale Sagrado dos Incas, com outros impressionantes exemplos da sabedoria milenar desta civilização, como o Sítio Arqueológico Moray e a sempre incrível e misteriosa cidade perdida dos Incas, Machu Picchu. 

No geral, é possível encontrar algumas técnicas utilizadas na construção destes lugares que marcam a arquitetura incaica. Por exemplo, o principal material utilizado eram pedras de vários tamanhos, sempre perfeitamente encaixadas. Além disso, os incas faziam suas construções de modo harmonioso com a natureza ao redor, para que ambos se integrassem. Cada um com sua importância e função dentro do império inca. 

Tambomachay, um destes importantes sítios arqueológicos de Cusco, possui estas características citadas acima e outras particularidades também. O lugar ficou conhecido como o “chuveiro inca” ou ainda “banhos incas”, e abaixo nós vamos entender os motivos. 

Seu nome tem origem do dialeto quéchua e significa: “Tampu”, é lugar e “Machay”, quer dizer descanso, ou seja, lugar de descanso dos incas. É um centro de adoração ao elemento água, que ali se faz abundante. Tambomachay tornou-se um dos melhores exemplos da sabedoria desta antiga civilização no manejo da água, com canais e aquedutos que passam entre as pedras. 

Por esta razão também é reconhecido como “spa inca”, já que toda esta água em abundância e a harmonia com natureza, faz do lugar um espaço de puro relaxamento. 

História de Tambomachay:

Este é um dos sítios arqueológicos que conseguiu resistir à invasão espanhola e por isso hoje os visitantes conseguem conhecê-lo quase em sua totalidade e admirar seus canais que continuam funcionando diariamente, mesmo depois de 600 anos. 

Segundo estudos de arqueólogos, Tambomachay era um centro reservado para a elite do império inca. Enquanto os governantes descansavam aqui, os soldados e viajantes tinham abrigo no sítio arqueológico vizinho, Puca Pucara. 

Dizem que no local se realizam cultos de adoração ao elemento água, através de rituais de oferendas e onde o imperador inca se banhava e limpava o corpo e alma, e por isso ganhou a fama de “banho inca”. 

Um fato curioso é que não se sabe ao certo a origem de toda a água que escorre entre pedras. O mais provável é que os incas conseguiram conduzir a água de uma nascente ou rio próximo, mas ainda não é possível ter certeza. 

A localização estratégica conferia ao lugar características de um posto militar avançado, onde inclusive se fazia controle das pessoas que vinham de Antisuyo para Cusco. Mas mais uma vez, esta informação nunca foi confirmada. O mais certo é que o centro estava muito mais relacionado a adoração à água ou um lugar de descanso para a elite incaica. 

Para os incas, a água era o elemento que representava a masculinidade do mundo, enquanto a terra, chamada Pachamama, simbolizava a feminilidade e ambas eram o símbolo da fertilidade. Ou seja, fazer culto à água era de extrema importância para esta civilização milenar, já que a mesma era fonte abundante de vida. 

Onde fica Tambomachay?

A altitude de Tambomachay é de aproximadamente 3.700 metros acima do nível do mar, estando localizada no topo de uma colina, a cerca de 8km do centro da cidade de Cusco e 1km do Sítio Arqueológico Pukapukara

Como chegar em Tambomachay? 

A melhor opção para conhecer Tambomachay é contratar os serviços de uma agência local especializada, como a Viagens Machu Picchu. Assim, o traslado de ida e volta já está incluso no seu pacote. 

Enfim, é possível ir para Tambomachay de carro - normalmente as agências levam os turistas de van - em uma viagem que dura aproximadamente 20 minutos. Também se pode pegar um táxi, desde que seja um veículo credenciado, neste caso a viagem pode custar cerca de 10 a 15 soles. 

Mas para quem busca economizar tempo e dinheiro, contratar o tour completo é a melhor opção. 

O que você vai ver em Tambomachay:

Resumidamente,Tambomachay consiste em uma série de construções que harmonizam com a água. São canais, aquedutos e cachoeiras, que transportam água cristalina dentro das ruínas durante o ano todo. 

O destaque vai para a cachoeira principal, de onde se formam outras duas cachoeiras secundárias que são simétricas e perfeitamente iguais. Alguns pesquisadores afirmam que se um copo fosse colocado em cada cachoeira ao mesmo tempo, eles encheriam simultaneamente, tamanha a perfeição do lugar. 

Dentro do complexo ainda existia um jardim real, irrigado por um complicado sistema de canais. Além disso, existem ali paredes e terraços escalonados , que formam três plataformas paralelas. Sem dúvidas, Tambomachay é marcada pela perfeição arquitetônica dos incas. 

Como é  tour em Tambomachay:

A melhor forma de conhecer Tambomachay é comprando o Bilhete Turístico de Cusco, que inclui a entrada em 16 pontos turísticos da Cidade Imperial por 10 dias. 

Se você deseja visitar o local por conta própria, é possível comprar o ingresso separado na porta da atração e, de preferência, contratar um guia à parte para não perder nenhum detalhe do passeio. 

Já o tour feito por uma agência especializada inclui o guiado nesta e em todas as outras paradas do City Tour em Cusco, em português, inclui o boleto turístico e o traslado de ida e volta para o hotel. 

Para a sua sorte, todos os nossos pacotes de viagem para o Peru incluem o City Tour em Cusco visitando Tambomachay, Puca Pucara, Sacsayhuaman, Qoricancha e muito mais. Vamos juntos desbravar os mistérios e belezas da era incaica. 

Informações gerais:

- Valor do Ingresso: A entrada de Tambomachay está inclusa no valor do Boleto Turístico de Cusco, que custa 130 soles para adultos e 70 soles para menores de 10 a 17 anos e estudantes universitários de 18 a 25 anos..
- Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 7:00 às 18:00.

Sugestões de Pacotes