A cidade de Cusco foi a Capital do Império Inca, por isso aqui e nos seus arredores se encontram as principais atrações turísticas do Peru, entre elas inúmeros sítios arqueológicos como Machu Picchu e outros localizados no famoso Vale Sagrado dos Incas.
Por ter sido a principal cidade durante a era inca, no processo de colonização, quando espanhóis invadiram o país, Cusco e povoados andinos próximos foram tomados e muitos lugares foram destruídos para que construções coloniais fossem erguidas.
Desta forma, a cidade apresenta atualmente características híbridas destas duas épocas importantes: a inca e a colonial. Tais características se apresentam de diferentes formas, sendo bastante marcantes na arquitetura, na arte e na cultura no geral.
Não à toa, a cidade de Cusco é um dos melhores destinos para passear em museus, já que seu acervo guarda peças de muito valor histórico. Opção por aqui é o que não falta, são mais de 10 museus com artefatos e obras de arte que vão desde antes dos tempos incas, passando pelo período colonial até chegar em tempos mais atuais.
Para nossa sorte, através do trabalho de arqueólogos e exploradores, muitas peças foram recuperadas em escavações, examinadas, catalogadas e colocadas à disposição do público nos muitos museus da cidade. Os museus em Cusco são passeios imperdíveis e que precisam estar no seu roteiro de viagem no Peru. Separamos abaixo uma lista de museus que você não pode deixar de visitar durante a sua estadia no país milenar dos incas.
A coca é uma planta bastante popular no Peru, que ficou conhecida por ter benefícios medicinais, entre eles ser aliada no combate aos sintomas do mal da altitude. É uma planta utilizada pelas culturas milenares, envolvendo tradições que foram passadas de geração em geração. O Museu da Coca, claro, conta a história desta planta sagrada dos incas por meio de três exposições permanentes. Também conta com peças de cerâmica, têxteis e líticos.
♦ Endereço: Cuesta San Blas 618, Cusco.
♦ Horário de atendimento: o lugar recebe visitantes todos os dias da semana das 9h às 21h.
♦ Entrada: para o público em geral o valor é de 10 soles e para estudantes é de 5 soles.
Este museu foi fundado no ano de 1972 com peças doadas com o objetivo de fortalecer a expressão artística local e estrangeira. Ao todo são 14 salas que guardam mais de 280 peças de extrema importância histórica e cultural. Está localizado no Palácio Municipal de Cusco.
♦ Endereço: Calle Espinar 270, Cusco.
♦ Horário de atendimento: o lugar recebe visitantes de segunda a domingo das 9h às 18:30h.
♦ Entrada: o valor de entrada está incluso no Boleto Turístico de Cusco que garante entrada nos principais atrativos da cidade. Este boleto está incluso em todos os nossos pacotes de viagem para o Peru.
O trabalho começou na década de 1980, quando os tecelões tradicionais começaram a sentir mudanças na produção, perdendo a identidade e os costumes, desta forma esta instituição sem fins lucrativos tem como objetivo trabalhar com tecelãs locais e manter vivo este trabalho milenar.
Hoje em dia tem resgatado e ensinado a novas gerações as técnicas ancestrais de confecção, perpetuando a prática e espalhando as tradições para o país e além.
♦ Endereço: Av. El Sol 603, Cusco.
♦ Horário de atendimento: Está aberto de segunda a domingo, das 9h às 20h.
♦ Valor de entrada: Entrada é gratuita.
Este pequeno museu é dedicado a contar a história de antigas civilizações que fizeram destas terras o seu lar. Conta com peças de culturas pré inca, incas e coloniais. Mas o destaque está para o acervo de artefatos encontrados durante as escavações do Sítio Arqueológico Qorikancha, um dos assentamentos incas mais importantes da época.
As cinco salas apresentam cerâmicas, pinturas, tecidos, instrumentos musicais, esculturas e outros.
♦ Endereço: Av. El Sol 526, Cusco.
♦ Horário de atendimento: Está aberto de segunda a sábado, das 8h às 17h e domingo das 14h às 16h.
♦ Valor de entrada: O valor de entrada está incluso no Boleto Turístico de Cusco, que dá acesso aos principais pontos turísticos da cidade. Todos os nossos pacotes incluem este bilhete.
Museo Santa Catalina:
O museu, que se encontra localizado junto à Igreja e o Monastério de Santa Catalina, possui arquitetura colonial, com arcos em estilo romano. Em seu acervo estão obras de arte que remontam aos séculos XVII e XVIII, de artistas locais e internacionais, juntamente com tapeçarias da época colonial.
O local foi fundado em 1605 para abrigar as freiras durante a época colonial. Atualmente o local é moradia para mais de 10 freiras e continua recebendo a visitação do público.
♦ Endereço: Calle Santa Catalina Angosta 401, Cusco.
♦ Horário de atendimento: Está aberto de segunda a sábado, das 8:30h às 17:30h e domingo das 14h às 17h.
♦ Valor de entrada: o valor de entrada para o público geral é de 8 soles e para estudantes é de 4 soles (moeda local peruana).
Esta construção colonial foi erguida sobre um Palácio Inca, mais precisamente onde teria sido a residência do Inca Roca, sexto governante da civilização inca. Foi fundada em 1969 e ficou conhecida como Palácio Arzobispal de Cusco, sede de um dos mais importantes museus de Cusco.
O acervo reúne peças da Escola Cusqueña dos séculos XVII e XVIII e de períodos coloniais com motivos religiosos. Além disso, em um de seus muros externos encontra-se a famosa “Pedra dos Doze ngulos”, que é a representação perfeita da arquitetura inca.
♦ Endereço: Calle Herrajes 38, Cusco.
♦ Horário de atendimento: O museu recebe visitantes de segunda a sábado, das 8h as 18h.
♦ Valor de entrada: a entrada está incluso no Boleto Turístico de Cusco, incluso em todos os nossos pacotes de viagem para o Peru.
Este museu guarda em seu acervo obras dos mais importantes artistas populares locais de Cusco, que datam a partir de 1940. São pinturas, cerâmicas, fotografias, esculturas e outros. O objetivo é promover os artistas e artesãos cusquenhos.
Você vai conhecer como era a cidade de Cusco através de fotos e pinturas, vendo as transformações que o lugar enfrentou com terremotos, por exemplo.
♦ Endereço: Av. El Sol, Cusco.
♦ Horário de atendimento: O museu recebe visitantes de segunda a sábado, das 8h as 18h.
Valor de entrada: a entrada está incluso no Boleto Turístico de Cusco, incluso em todos os nossos pacotes de viagem para o Peru.
Estes são apenas alguns dos principais museus espalhados pela cidade de Cusco. Conhecer estes lugares é conhecer também, de forma autêntica e profunda, a história e a cultura local, entendendo mais sobre povos antigos que ali habitaram.
Entre em contato com a nossa equipe especializada e solicite um orçamento de viagem para o Peru personalizado. Nós temos os melhores tours e proporcionamos as melhores experiências. Planeje a sua viagem com quem entende do assunto.