Viagens Machu Picchu

Tarawasi

Tarawasi

Tarawasi

Conhecer a cidade de Cusco é voltar no tempo, para época de civilizações remotas, e por isso é um destino imperdível para os viajantes que amam história. Entre tantos sítios arqueológicos, a Capital do Império Inca é praticamente um museu a céu aberto.

Ao todo são 11 principais ruínas, muitas classificadas como estruturas pré-hispânicas, como por exemplo, Sacsayhuaman, Coricancha, Piquillacta, Puca Pucara e outros. Todos são exemplos do avançado conhecimento arquitetônico de civilizações pré incas, como a Wari, e inca. Ou seja, conhecer Cusco vai muito além de visitar a cidade perdida de Machu Picchu.

Entre todos os complexos arqueológicos, muitos deles localizados no famoso Vale Sagrado dos Incas, destaca-se Tarawasi, que faz parte do incrível circuito arqueológico onde santuários, templos, centros urbanos e militares permaneceram 600 anos após suas construções.

Provavelmente utilizado como um centro religioso, o complexo possui terraços agrícolas, templos, altares e outras estruturas, todas feitas em pedra com técnicas de construção tipicamente incaicas.

Vamos desvendar todos os mistérios deixados por esta antiga civilização? Venha conhecer todos os detalhes do impressionante Centro Arqueológico Tarawasi.

História de Tarawasi:

Tarawasi também é conhecido como Limatambo, pois está localizado no distrito de mesmo nome. Tarawasi, Tara Wasi Inti ou ainda Tarahuasi é a junção de duas palavras do antigo dialeto quíchua que querem dizer: “Tara”, que faz referência a uma planta específica, um arbusto e “Wasi”, significa casa ou lar, fazendo alusão a flora típica local.

Através dos estudos das características arquitetônicas do local, chegou-se à conclusão que estas estruturas foram feitas no período imperial inca, na época do governante Pachakuteq ou por seus sucessores.

Presume-se que o Tarawasi tinha algumas funções, sendo a principal delas de cunho religioso, pois existe ali um altar de fino acabamento, ou seja, era um centro cerimonial. Além disso, as ruínas indicam que Tarahuasi era uma espécie de tambo, um lugar utilizado pela elite e por peregrinos e mensageiros para descansar e para guardar mantimentos em uma espécie de armazém.

Uma curiosidade sobre este sítio arqueológico, é que ele fazia parte do sistema de secas, que consistia em linhas imaginárias que partiam do Templo do Sol, o principal templo da civilização inca construído em homenagem ao Deus Sol, e que tomava vários santuários como pontos de referência.

As pedras utilizadas neste conjunto arquitetônico são chamadas andesito, esculpidas com perfeição em formato octogonal e polidas para que se encaixassem e formassem uma forte estrutura sem necessidade de nenhum tipo de argamassa.

A Fazenda de Tarawasi foi construída na época colonial, no século XVIII, edificada na base das ruínas incas. 

Localização de Tarawasi:

Se você está se perguntando onde fica Tarawasi, vamos te explicar brevemente: estas ruínas incas estão localizadas no distrito de Limatambo, na província de Anta, que por sua vez faz parte do departamento de Cusco. A distância de Cusco até Tarawasi é de aproximadamente 77 quilômetros.

Está a 2.675 metros acima do nível do mar, nas margens do rio Limatambo. Um lugar de paisagens e histórias únicas.

Como chegar em Tarawasi:

A maneira mais fácil, rápida e cômoda de chegar em Tarawasi é contratando os serviços de uma agência local especializada. Esses tours privados incluem traslados de ida e volta, guiado nas atrações turísticas e bilhete de entrada em todos os complexos arqueológicos visitados. Ou seja, você economiza e otimiza seu tempo de viagem.

Também é possível fazer a visitação por conta própria, indo de táxi particular, em uma viagem pode não ser muito barata ou então usar o serviço de transporte público que sai de Cusco em direção a região de Abancay.

O que ver em Tarawasi:

Em resumo, as ruínas de Tarawasi abrigam duas estruturas retangulares caracterizadas como “usno”, que na época da civilização inca se constituía em uma construção trapezoidal com uma escada central, lembrando uma pirâmide.

Esta primeira estrutura se comunica com a segunda estrutura, que tem 20 nichos e janelas do tamanho aproximado de um adulto. Nesta parte é possível identificar, em um dos nichos, uma gravura que remete a flores. Você ficará surpreso (a) com o requintado trabalho feito nas pedras de andesito, que foram moldadas em diferentes desenhos poligonais que remetem a pétalas de flores. É um trabalho delicado e avançado para a época, que mostra perfeitamente a sabedoria deste povo milenar.

Aqui também estão dois terraços sobrepostos, construídos em território montanhoso, um deles com uma fachada de aproximadamente 100 metros de comprimento e outro com 37 metros apenas. Terraços estes que eram utilizados na produção de alimentos típicos dos andes. Falando em terraços, os exemplos mais famosos deste tipo de construção feitos por esta civilização podem ser visitados no Sítio Arqueológico Moray, localizado no Vale Sagrado dos Incas, que são conhecidos também como uma espécie de laboratório agrícola dos incas. 

Em Tarahuasi ainda hoje é possível vislumbrar um altar polido feito de pedra, que possivelmente era utilizados em rituais e cerimônias. Alatar esse denominado Ushnu, em formato piramidal.

Tour em Tarawasi:

Contratando o tour em Tarawasi com uma agência local especializada, como a Viagens Machu Picchu, é possível ter uma experiência completa e muito mais cômoda. O passeio inclui traslados de ida e volta para o hotel, a visitação guiada com um guia local com grande conhecimento da cultura e história do país que estará à sua disposição em todos os momentos e claro, inclui o ingresso de entrada a todas as atrações visitadas.

O passeio em Tarawasi costuma durar um dia todo, pois inclui também a visitação a outros pontos turísticos próximos, como o Cânion Condor. Vamos juntos conhecer o Peru de um jeito único e muito mais intenso? Vamos provar que as belezas peruanas vão muito além de Machu Picchu

Informações Gerais:

Valor do Ingresso: O valor do bilhete de entrada para o tour em Tarawasi é de 10,00 soles para adultos e 5,00 soles para crianças (soles é a moeda local peruana, também chamada de Nuevo Sol). Com entrada gratuita para residentes Cusqueños identificados.

Você tem a opção de comprar o Bilhete Turístico de Cusco, que inclui as entradas para os principais sítios arqueológicos e atrações turísticas da cidade imperial. Pelo preço aproximado de 130 soles por adultos ou 70 soles para crianças e estudantes, é possível visitar, em um City Tour Arqueológico, 16 lugares. O Boleto Turístico de Cusco é válido por 10 dias e normalmente está incluso no seu pacote de viagem para o Peru oferecido pelas agências de viagem. 

Horário de funcionamento: este belo exemplo da arquitetura inca recebe visitantes o ano todo e abre de segunda a segunda, das 8h às 17h. 

Sugestões de Pacotes