O Vale Sagrado dos Incas é, sem dúvidas, uma atração imperdível em Cusco, já que compreende uma série de sítios arqueológicos impressionantes, cenários naturais inspiradores, uma grande história e expressão cultural que não se compara a qualquer outro lugar dos Andes.
A região oferece instalações luxuosas e hotéis que com certeza complementam toda a experiência de viagem pela região cusquenha. Este também é ponto de partida da maioria dos viajantes que querem cruzar os Andes até a floresta de nuvens, com um mágico passeio de trem aos pés de Machu Picchu.
Embora Cusco possa ter sua própria estação de trem, localizada a poucos minutos do Centro Histórico da cidade, viajantes buscam por uma experiência mais completa ao visitar as ruínas do Vale Sagrado antes de seguir para a famosa cidade de Aguas Calientes.
Por isso, preparamos esta matéria para te mostrar as diferentes estações que você vai encontrar na região e, além disso, também analisaremos as categorias de trens que partem de cada uma delas.
É válido lembrar que nós, enquanto operadora, trabalhamos com a companhia PeruRail, um serviço ferroviário caracterizado por seus vagões de alta qualidade e por seu forte senso de responsabilidade. Portanto, esta matéria é voltada para as diferentes estações da PeruRail dentro do Vale Sagrado dos Incas.
No coração do Vale Sagrado encontra-se uma pequena cidade reconhecida por suas ruas pitorescas e cenários naturais de tirar o fôlego. Urubamba está localizada a 1h30 da Cidade Imperial de Cusco e oferece as condições perfeitas para prática de esportes de aventura ou apenas para relaxar e se reconectar com a natureza.
Muito antes de nós, os Incas notaram que o vale de Urubamba oferecia uma terra próspera, muito boa para a produção agrícola. Por isso, eles estabeleceram seus assentamentos principais ao redor deste território, permitindo que tivessem controle do acesso a estes locais sagrados.
Hoje em dia, Urubamba se tornou um polo turístico, no qual hotéis de luxo oferecem experiências culturais e naturais por todo o vale, além de ser também um dos principais pontos de partida para ir ao Machu Picchu.
Urubamba possui duas estações de trem com três diferentes opções de categorias, entre as quais você pode escolher. Aqui nós às listamos para você!
Localizada na Av. Ferrocarril, é uma das vias principais do vilarejo, o que a torna facilmente acessível a partir da maioria dos renomados hotéis da área. Um trem parte desta localização:
- Vistadome
É uma das melhores alternativas para apreciar todo o cenário natural e a transição dos Andes peruanos para a floresta de nuvens, uma incrível jornada que irá te levar para mergulhar na exuberante natureza da região.
O serviço da Vistadome Train oferece janelas panorâmicas, serviço de bordo e shows de danças típicas. Ele parte das estações de trem de Cusco, Urubamba, Ollantaytambo e Aguas Calientes.
A famosa rede de hotéis Belmond oferece uma experiência autêntica no vale de Urubamba, com opções de acomodações de luxo cercadas pelo estrondoso rio Urubamba e pelos jardins perenes.
O Rio Sagrado Hotel é designado para representar uma vila rural peruana, permitindo aos visitantes a experiência de como é a vida nas montanhas. PeruRail oferece uma parada neste local apenas para hóspedes que querem embarcar ou desembarcar por lá:
- Trem Vale Sagrado
É o passeio de trem mais luxuoso para chegar até Machu Picchu. Viaje no tempo dentro destes vagões com estilo de 1920 e tenha a melhor experiência do vale do Urubamba e da selva peruana.
Este serviço de luxo oferece uma experiência única ao longo do caminho para Machu Picchu, com um vagão de observação que permite aos passageiros apreciar as paisagens ao longo da rota, além da experiência gastronômica com pratos peruanos gourmets e um bar.
Se você está planejando uma viagem a Cusco, certamente já ouviu falar sobre a cidade de Ollantaytambo, uma pequena vila cercada por imponentes construções Inca que serviu como o último refúgio Inca durante a guerra do período de colonização.
A cidade oferece um vislumbre sobre os conhecimentos de planejamento urbano detidos pelos Incas, já que grande parte da cidade teve sua distribuição original mantida. Ollantaytambo é uma cidade que parece ter sido congelada no tempo, e sua história é contada em cada canto deste local.
Andar por suas ruas é como fazer uma viagem no tempo, já que ela harmoniza a arquitetura Inca e colonial por todos os lados, complementando a vasta expressão cultural local. Além disso, Ollantaytambo é uma das opções mais procuradas para pegar o trem para Machu Picchu. Estes são os trens que partem da Estação de Trem de Ollantaytambo:
- Expedition
Este transporte de classe turística é o serviço de trem mais popular para chegar a Machu Picchu. Ele parte das estações de Cusco, Ollantaytambo e Aguas Calientes.
- Hiram Bingham Train
É outra opção de luxo oferecida pela renomada companhia PeruRail. Há serviço personalizado para todos os passageiros, permitindo uma completa imersão na expressão cultural do Peru.
O trem possui três jantares sofisticados, bar e vagões de observação que complementam toda a experiência com música ao vivo, coquetéis peruanos e nossa deliciosa gastronomia.
Nota importante:
- O serviço da Vistadome Train também está disponível a partir desta estação de trem.
- Se você quer aproveitar qualquer uma destas experiências durante sua viagem a Machu Picchu, entre em contato com nossos agentes!
Está pronto para vivenciar Cusco ao máximo? A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica em nossas terras e sem precisar se preocupar com nada, além de se divertir! Conheça nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida.