Uma viagem a Cusco pode ser definida como uma experiência cultural e histórica muito rica, na qual as tradições ancestrais e a evolução de nossa civilização tiveram início há centenas de anos. Chinchero, por exemplo, é outra cidade dentro do Vale Sagrado dos Incas que tem mantido seus costumes vivos há gerações.
Chinchero é uma das cidades mais culturalmente diversas de toda a região, o local já foi o estado real de Tupac Yupanqui e, depois, se tornou uma colônia espanhola. Entretanto, as culturas andinas prevaleceram de forma tão profunda nesse povo, que nem mesmo a força dos tempos modernos pode modificá-las.
Os moradores de Chinchero são reconhecidos por terem mantido suas tradições muito enraizadas em seus corações, um legado que nem mesmo o tempo pode tirar deles. Além disso, os cenários natural e urbano nesta cidade são incomparáveis, não há igual. Nestas terras, você encontrará imponentes estruturas coloniais sendo mantidas por fortes fundações das construções do período Inca.
Por estes motivos, encorajamos que você inclua este destino em seu roteiro. Tenha a experiência de vivenciar grande parte de nossa herança cultural e histórica em um lugar cheio de magia, maravilhas naturais e antigos monumentos.
Para te ajudar a organizar esta incrível viagem, preparamos esta matéria para que você saiba de tudo que pode fazer em Chinchero e possa escolher cada atividade de acordo com seus interesses. Então, vamos lá?
Talvez você não saiba, mas a região de Cusco foi habitada, antes dos Incas, por comunidades poderosas que se aproveitavam da fertilidade dos vales da região. Chinchero, por exemplo, foi comandada pelos Ayamarca, uma etnia originada nos primórdios da cultura Inca.
A comunidade Ayamarca foi uma civilização organizada, que lutou para manter suas terras por séculos. Na realidade, esta antiga cultura sofreu ataques constantes dos Incas, por pelo menos 2 séculos, até que finalmente foram derrotados e perderam o controle destas terras para os Incas, que incorporaram o povo ayamarca ao seu império ainda em crescimento.
Assim que os Incas conquistaram as terras cusquenhas, Tupac Inca Yupanqui escolheu Chinchero para estabelecer o seu estado real. O décimo governante Inca ordenou a construção de vários palácios para ele seu “Panaca”.
Infelizmente, Manco Inca incendiou todo o recinto durante a era da colonização, uma estratégia que permitiu que os Incas fugissem pela exuberante selva peruana, onde encontraram refúgio por muitos anos.
Como você já sabe, os conquistadores espanhóis acabaram ganhando controle sobre Cusco e estabeleceram várias colônias por toda a região, e Chinchero foi uma destas. O Vice-rei Toledo ordenou a construção de uma igreja no topo do palácio de Tupac Yupanqui em 1572.
A igreja colonial é um dos monumentos históricos em Chinchero, e possui um estilo arquitetônico barroco e Inca, já que suas fundações são restos do que sobrou do antigo palácio. A igreja exibe pinturas feitas pelo renomado artista Diego Quispe Tito, que pertenceu à Escola Cusquenha.
Embora Chinchero possa ser uma cidade bastante pequena, ela oferece uma experiência singular desde o primeiro momento em suas ruas mágicas. Aqui reunimos as melhores coisas para fazer a pé pela cidade antes de você partir para seu próximo destino:
1. Sítio Arqueológico de Chinchero
Este local Inca foi designado como residência do Tupac Yupanqui. Foi aqui onde ele ordenou a construção dos belos palácios, embora tenham sido queimados pelo Manco Inca para ajudar as pessoas a escapar e se esconder na selva durante o período de colonização.
Atualmente, apenas algumas partes da estrutura permaneceram, sendo a construção mais preservada a usada nas fundações da Igreja colonial que data do século XVI.
2. Mercado de Chinchero
Chinchero é reconhecida por seus tecidos de alta qualidade e sua expressão cultural. O Mercado Local de Artesanato está situado próximo ao Sítio Arqueológico de Chinchero. Aqui você encontrará tecidos, mochilas e roupas com lã de alpaca de ótimo tipo.
Chinchero está localizada a 30 quilômetros de Cusco, bem no coração do Vale Sagrado dos Incas. Se você deseja visitar esta cidade pitoresca, recomendamos fortemente que faça isso em um tour guiado, assim você não perderá nenhum detalhe especial durante sua aventura.
Felizmente, nós temos um roteiro incrível para que você possa visitar esta e outras atrações antes de embarcar no trem para Machu Picchu. O Maras & Moray Tour Privado te levará em uma jornada histórica e cultural pelos Andes peruanos.
Está pronto para conhecer Cusco ao máximo? A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica em nossas terras e sem precisar se preocupar com nada, além de se divertir! Conheça nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida.