Viagens Machu Picchu

Quando Visitar o Vale Sagrado dos Incas

Quando Visitar o Vale Sagrado dos Incas

O Vale Sagrado dos Incas é um dos destinos mais incríveis e históricos da América do Sul. Lar de diversos sítios arqueológicos, vilas pitorescas e uma paisagem surpreendente, é um lugar essencial para quem visita o Peru. Se você está planejando uma viagem para o país, é fundamental saber qual a melhor época para visitar o Vale Sagrado dos Incas, para aproveitar ao máximo a sua experiência.

Embora o Peru seja mais conhecido pela famosa cidadela inca de Machu Picchu, o país oferece muitas outras atrações incríveis, tanto culturais quanto naturais e de aventura. Você pode incluir essas atrações no seu roteiro de viagem de acordo com as suas preferências, como é o caso do Vale Sagrado dos Incas, que fica na cidade de Cusco. Neste post, vamos falar sobre a melhor época para visitar o Vale Sagrado no Peru, considerando o clima e algumas dicas úteis.  

O que é o Vale Sagrado dos Incas?

O Vale Sagrado dos Incas é um dos destinos mais procurados na cidade de Cusco. Esta maravilha histórica abriga encantadoras cidades da época colonial, sítios arqueológicos e mercados de artesanato. Os Incas construíram sítios arqueológicos notáveis como Pisac, Ollantaytambo, Chinchero e Moray. Além dessas cidadelas, eles também ergueram terraços agrícolas para cultivar diversos produtos típicos daquela época, como o milho e a batata.

Hoje, todos esses locais se tornaram atrações turísticas mais visitadas. A maioria das agências de viagem opera essa rota através de um tour de um dia inteiro, conhecido como tour do Vale Sagrado. Além disso, o povoado de Ollantaytambo serve como ponto de partida para aqueles que viajam a Machu Picchu

Clima:

O Vale Sagrado dos Incas está localizado na região andina dos Andes peruanos, a uma altitude que varia entre 2.050 e 3.000 metros acima do nível do mar. Porém, devido à altitude mais baixa em comparação à Cidade Imperial de Cusco, as temperaturas podem ser mais quentes. A região possui um clima andino caracterizado por duas estações distintas: a estação seca e a estação chuvosa.

• Estação Seca: A estação seca, que vai de maio a outubro. Nesse período, o clima é ensolarado e temperaturas agradáveis durante o dia, permitindo que você desfrute de céus claros e vistas maravilhosas da Cordilheira dos Andes. A estação seca também corresponde à alta temporada turística, então esteja preparado para enfrentar mais multidões e preços mais elevados.

• Estação Chuvosa: A temporada de chuvas no Vale Sagrado vai de dezembro a abril. Embora a chuva possa deixar a paisagem mais verde e exuberante, ela também pode dificultar as caminhadas e a exploração. Deslizamentos de terra e fechamentos de estradas podem acontecer durante as chuvas fortes, o que pode mudar seus planos de viagem. No entanto, se a chuva não for um problema para você e você quiser evitar as multidões, a temporada de chuvas pode ser um bom momento para visitar.

É válido mencionar que as condições climáticas variam entre as diferentes regiões do Peru. Se você deseja saber qual é a melhor época para viajar para o Peru, confira nosso guia informativo que preparamos para você!

Qual é a melhor época para visitar o Vale Sagrado?

A melhor época para visitar o Vale Sagrado, no Peru, é entre os meses de maio e outubro, durante a estação seca na região andina. Além disso, essa é considerada a alta temporada para o turismo, enquanto a temporada de chuvas, de dezembro a março, corresponde à baixa temporada. Confira algumas diferenças entre as duas temporadas:

• Alta Temporada:

Sem dúvida, a melhor época para visitar Cusco e o Vale Sagrado é na estação seca, que vai de maio a outubro. Se você planeja sua viagem para a alta temporada, tenha em mente que junho e julho são os meses mais movimentados em Cusco, o que pode levar a um aumento nas tarifas dos hotéis. Além disso, você poderá notar que as vilas do Vale Sagrado ficam repletas de visitantes, tanto internacionais quanto peruanos. Por isso, aconselhamos fazer reservas com antecedência.

Lembre-se sempre de que este mês do ano tem manhãs quentes e noites frias, então embale roupas apropriadas. Caso visite a área do Vale Sagrado durante esta temporada, também pode ser útil estar atento aos seus pertences e trazer sapatos confortáveis.

• Baixa Temporada:

Mas também há algo encantador sobre a temporada de chuvas, que vai de dezembro a abril. O vale se transforma em um oásis verdejante. As Cascatas descem das montanhas e as áreas agrícolas estão em plena floração. Isso acontece mesmo com mais chuvas.

Para aqueles que gostam de desfrutar plenamente da vida no campo, este é o momento perfeito para ser um amante da natureza. As temporadas de chuva também atraem menos visitantes. Assim, você pode experimentar o Vale Sagrado de forma mais genuína e tranquila.

Assim, para  assegurar sua experiência, é bom contar com o apoio de uma agência de viagem, como é o caso da Viagens Machu Picchu, para que sua viagem seja memorável e inesquecível. No entanto, se você puder escolher, evite viajar na época das chuvas, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, pois ao longo da história são considerados os meses mais chuvosos da região. Quando as chuvas são muito fortes, podem afetar o acesso e fazer com que o sítio arqueológico de Machu Picchu fique encoberto pela neblina.

Finalmente, a decisão de quando visitar o Vale Sagrado é sua. As informações corretas podem tornar a viagem para Cusco e o Vale Sagrado livre de preocupações. Na Viagens Machu Picchu, sempre trabalhamos para garantir que você tenha tudo o que precisa para uma incrível viagem incrível no Peru. Confira nossos pacotes de viagem que levam a Machu Picchu e viva dias incríveis pela terra dos Incas! 

Sugestões de Pacotes