Se você está acompanhando nosso guia de viagem por Trujillo, certamente já leu sobre as poderosas culturas de Chimu e Moche, dois impérios que marcaram a costa norte peruana e influenciaram no desenvolvimento de sociedades sucessoras.
Trujillo, sem sombra de dúvidas, é uma cidade mágica com um cenário urbano colonial que nos deixa sem palavras, e que é de passagem obrigatória durante sua visita a este destino! Além disso, a cidade também detém uma grande parte de nossa história, onde um passado obscuro tem vindo à tona, junto de outros aspectos que nos fascinam, como o impressionante trabalho artístico das sociedades que mencionamos.
Há tanto para ver e visitar nesta região, que apenas um dia não é o suficiente, por isso queremos que saiba tudo sobre Trujillo, para que você possa começar a planejar o melhor roteiro de viagem pelo Peru. Aqui nós listamos alguns dos sítios arqueológicos mais importantes dentro da região:
1. Palácio Tschudi
Este antigo templo está localizado dentro do sítio arqueológico de Chan Chan. Acredita-se ser um centro de culto ao mar pertencente à cultura chimu.
Suas paredes são decoradas com altas figuras em relevo de peixes que apontam para norte e sul, que os arqueólogos deduziram que representassem as duas correntes que marcam a costa peruana: a Humboldt, vinda do sul, e a corrente El Niño, vinda do norte.
2. Huaca Arco-íris
Também conhecida por Huaca del Dragón, é outra estrutura pré-Inca localizada nos arredores de Trujillo. Este templo antigo foi um centro administrativo e cerimonial construído inteiramente de adobe. Suas paredes são decoradas com murais com figuras antropomórficas que representam um arco-íris.
No entanto, devido a uma lacuna nas informações sobre este centro cerimonial, há um debate constante sobre se essa estrutura pertencia à cultura moche ou chimu.
3. Sítio Arqueológico El Brujo
É um dos mais antigos e mais importantes sítios arqueológicos da costa norte do Peru, onde a maior descoberta arqueológica foi encontrada, La Señora de Cao, uma mulher que poderia ter sido uma sacerdotisa de alto escalão ou até mesmo uma governante moche.
Atualmente, seus restos são encontrados no museu do local, ao lado dos tecidos e de alguns outros objetos que pertenceram à cultura mochica.
4. Museu das Tumbas Reais
O museu, também conhecido como Museu Sipan, irá te dar uma noção de como eram os costumes mochica; lá você irá apreciar algumas peças originais descobertas no Cemitério Real de Sipan, como: A tumba do Lorde de Sipán, a tumba do padre, a tumba do Velho Senhor de Sipan, onde você poderá ver ornamentos fascinantes feitos inteiramente de ouro.
Se você planeja visitar esta cidade cultural e histórica, você pode viajar para Trujillo de duas formas: de ônibus ou de avião. Para te ajudar a organizar seu roteiro, reunimos algumas recomendações para você:
- Viajando de ônibus: Trujillo é facilmente acessível de ônibus. Se você está vindo de Lima, tenha em mente que será uma viagem de 8 horas pelas regiões mais quentes do país. No entanto, se você está disposto a viver esta aventura, certifique-se de adicionar outros destinos no caminho, para que você não perca nada!
- Voo para Trujillo: Este seria o modo mais aconselhável de chegar a Trujillo, já que leva apenas 1 horas para chegar à cidade partindo de Lima. Para aqueles que estão dispostos a aproveitar a cidade ao máximo, recomendamos fortemente pegar um voo comercial. Assim, você conhecerá ainda mais desta autêntica cidade. Saiba mais sobre esta aventura aqui.
Quer descobrir mais mistérios sobre o Peru? Confira nossos pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida conosco. Nossos especialistas estão sempre dispostos a te ajudar a organizar o melhor roteiro de viagem, enquanto também otimizamos seu tempo e sua experiência de acordo com seus interesses.
A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica e inesquecível em nosso país!