Trujillo sem dúvidas é uma das cidades mais importantes do Peru, não apenas nos dias atuais, mas desde a antiguidade no Peru. Isto se deve ao fato de que este foi o berço de diferentes sociedades que um dia controlaram a costa peruana. Este é o caso da cultura Chimu, uma civilização conhecida por sua organização política e urbana no norte do Peru.
A chamada Cidade da Eterna Primavera foi construída nos arredores de dois impressionantes sítios arqueológicos, como a Huacas do Sol e da Lua, e a Cidadela de Chan Chan, também conhecida como a maior cidadela de argila das Américas, e é sobre isso que falaremos nesta matéria!
O reino de Chimu se desenvolveu entre 1.000 e 1.470, este foi o império mais poderoso e próspero da costa do período da América andina pré-colombiana. Eles desenvolveram um grande sistema hierárquico e possuíam um grande conhecimento em engenharia, elogiado por muitos arqueólogos e muito comparado aos da Europa.
A cidadela de Chan Chan foi sua capital principal, tendo uma distribuição fascinante que cobre uma extensão de 20 quilômetros quadrados. A famosa cidadela de argila é uma das principais atrações dentro de Trujillo, um lugar cheio de história e cultura, que você não pode deixar de visitar durante sua viagem.
De acordo com alguns cronistas espanhóis, o nome Chan Chan tem origem na língua extinta do povo Chimu, chamada “Quingnam”, e pode ser traduzido como Sol Sol ou até mesmo interpretado como “Grande Sol”, “Sol Esplendoroso” ou até mesmo “Sol Ardente”, como uma referência à exposição solar que a cidade possuía.
A cidadela de Chan Chan foi estrategicamente situada a 5 quilômetros da atual cidade de Trujillo e foi conectada por uma rede de trilhos que permitiam a transição aos centros administrativos das proximidades dos vales.
Conforme as antigas culturas desenvolveram novas habilidades e adquiriram mais conhecimento, a estrutura da cidadela e sua distribuição foi se modificando drasticamente, principalmente entre os anos de 600 e 700 d.C. D. Dessa forma, novos modelos de cidadelas foram sendo originadas abrindo caminho para a ideia de cidades fechadas.
A cidadela de Chan Chan é famosa por sua grande extensão e distribuição, com áreas administrativas, cerimoniais, residenciais e de trabalho que foram precisamente desenhadas. O estilo arquitetônico varia dependendo da zona, o que permitiu aos chimu diferenciar suas classes socioeconômicas.
Toda a cidadela é fechada com um grande muro feito de tijolos de adobe com belas gravuras de animais e figuras geométricas, integrando seu simbolismo e crenças sagradas à arquitetura de toda a capital.
Como mencionado anteriormente, a cidadela de Chan Chan foi construída com grande estratificação, com edifícios construídos de acordo com as condições econômicas da população. Chan Chan é distribuída em três setores:
- Setor Norte
Se configura em uma grande praça ou pátio composto por muros baixos e com fácil acesso à parte sul da cidadela. O setor norte leva a vários armazéns e centros administrativos chamados de “audiências”.
- Setor Central
É composto de muitas construções com função de lojas de produtos e uma plataforma para enterros que abrigou as tumbas dos lordes mais importantes da cidadela. Infelizmente, essas tumbas foram saqueadas pelos conquistadores espanhóis.
A área central também possui cerca de 10 recintos fechados (pequenas cidadelas) e outras pirâmides. Este setor cobre uma extensão de 6 quilômetros quadrados. O resto da área é ocupado por pequenas estruturas, canais de água, muros e cemitérios.
- Setor Sul
Embora à primeira vista possa parecer somente uma grande esplanada, o local possuía poucas construções feitas de materiais perecíveis, sugerindo que este espaço era usado como área residencial, onde eles colocaram cozinha e quartos.
Apesar da cidadela ter possuído diversos usos, a elite chimu não viveu lá. Eles possuíam recintos reais fora da cidadela, mas compartilhavam algumas características em comum, como os pátios, os armazéns, muros e audiências.
A Cidadela de Chan Chan está localizada a 8 horas de Lima, mas a apenas 25 minutos de Trujillo. Você pode combinar a visita a este sítio arqueológico com a visita à Huaca Arco Iris, ao Museu Chan Chan e ao Palácio Tschudi.
Felizmente, estruturamos o melhor roteiro por Trujillo, para que você possa aproveitar tudo ao máximo. Se você quiser adicionar este atrativo ao seu roteiro, então entre em contato com nossa equipe que está sempre disposta a ajudá-los!
Quer descobrir mais mistérios do Peru? Confira nossos pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida conosco. Nossos especialistas irão te ajudar a organizar o melhor roteiro de viagem, otimizando seu tempo e suas experiências de acordo com seus interesses. A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo para que você tenha uma experiência autêntica em nossas terras!