Trujillo é uma cidade pitoresca com um visual fascinante que enche os olhos com a arquitetura colonial. A região está em um vale cercado por desertos e pelos Andes peruanos. Trujillo é frequentemente chamada de “Cidade da Eterna Primavera”, devido às condições climáticas autênticas com dias quentes e ensolarados.
Entretanto, isto é apenas uma pequena parte do que verdadeiramente define a cidade de Trujillo. Este local no norte do Peru é lar de vários sítios arqueológicos que precederam os Incas. Durante a era pré-colombiana, estas terras foram habitadas pela cultura Moche, que se desenvolveu entre 100 a.C e 800 d.C.
A civilização Moche é reconhecida por possuir um grande conhecimento de engenharia hidráulica, que é representado em seus canais de irrigação. Eles também deixaram um grande complexo que se estende por 60 hectares, chamado de Huaca del Sol y de la Luna, duas construções que representavam o poder político e religioso desta cultura, basicamente, a capital dos Moches.
Mais tarde, entre os anos 1000 e 1200, o Império Chimu surgiu. Eles ocuparam o território logo após a cultura Moche desaparecer, eles construíram a famosa cidade de Chan Chan, uma cidadela composta de vários palácios murados feitos inteiramente de tijolos de adobe.
Estas antigas civilizações certamente marcaram nosso país e influenciaram o desenvolvimento de outras culturas. No entanto, Trujillo não é famosa somente por suas atrações pré-colombianas, já que a cidade possui uma expressão cultural singular.
Esta região é reconhecida por seus festivais locais e por suas tradições profundamente enraizadas, nas quais danças típicas e músicas são representadas em cada uma destas. Hoje em dia, Trujillo recebe cerca de 200.000 turistas por ano, tornando este um dos destinos imperdíveis no Peru.
Centro Histórico de Trujillo
Trujillo é a segunda cidade mais velha do Peru desde quando o processo de colonização se iniciou, os espanhóis notaram a localização estratégica desta cidade. Foi fundada em 1543 por Diego de Almagro. Esta cidade é considerada o berço da Procuração do Peru.
O Centro Histórico de Trujillo é famoso por sua arquitetura colonial e mansões coloridas que enfeitam toda a cidade. Ele tem uma extensão de 333,5 hectares e tem mantido seu patrimônio cultural, arquitetônico e urbanístico.
1. Plaza de Armas
É o mais antigo e mais representativo espaço público da cidade e, como na maior parte das cidades coloniais, está localizada no coração da cidade, cercada pelo Palácio Municipal, a Catedral de Trujillo, o Arcebispado de Trujillo e muitos outros monumentos históricos e religiosos.
Além das estruturas ao redor, a praça principal também é reconhecida por ter um monumento à liberdade que, de acordo com comentaristas, “representa o processo de independência do país, assim como a coisa mais preciosa do ser humano, o amor pela liberdade”.
2. Paseo Pizarro
Esta é a rua colonial mais representativa dentro do centro da cidade. Tem uma extensão de 9 blocos, onde você pode apreciar a arquitetura autêntica com influências espanholas da cidade. Esta rua de paralelepípedo é fechada para tráfego de carros e possui muitos restaurantes, mercearias, cafeterias e mercados de souvenirs.
O que fazer em Trujillo?
1. Huaca del Sol
Acredita-se que tenha sido um centro administrativo da cultura Moche (Mochica) e o palácio de residência para a elite Moche. Infelizmente, quase 70% de sua estrutura foi destruída pelos espanhóis, que mudaram o curso do rio Moche, causando inundações com o intuito de, mais tarde, saquear a antiga estrutura.
2. Huaca de la Luna
Este é o templo mais preservado do sítio arqueológico. De acordo com achados, este foi o centro religioso desta antiga civilização. Um local de enterro foi encontrado dentro deste templo da lua, aparentemente para guerreiros sacrificados.
3. Cidade de Chan Chan
É a maior cidade feita inteiramente de adobe dentro da América pré-colombiana. Foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1986, devido à sua importância histórica e cultural. Esta antiga cidadela foi a capital do Império Chimu, que mais tarde foi conquistada pelos Incas por volta dos anos 1500.
Esta estrutura antiga é composta de várias cidadelas muradas e palácios. Possui uma extensão de 20 km², localizado a 5 quilômetros da cidade de Trujillo. Um dos atrativos imperdíveis da chamada Cidade da Eterna Primavera.
4. Palácio Tschudi
Este antigo templo está localizado dentro do sítio arqueológico de Chan Chan. Acredita-se ser um centro de culto ao mar pertencente à cultura Chimú. Suas paredes são decoradas com altas figuras em relevo de peixes que apontam para norte e para sul, sobre as quais os arqueólogos deduzem que representam as duas correntes que marcam a costa peruana: a Humboldt, vinda do sul, e a corrente El Niño, vinda do norte.
5. Huaca Arcoiris
Também conhecida como Huaca del Dragón, esta é outra estrutura pré-Inca localizada nos arredores de Trujillo. Este antigo templo foi um centro cerimonial e administrativo construído inteiramente de adobe. Suas paredes são decoradas com murais com figuras antropomórficas que representam um arco-íris.
Entretanto, devido à falta de informações sobre este centro cerimonial, existe um debate constante sobre se esta estrutura pertenceu à cultura Mochica ou Chimú.
Museus mais visitados em Trujillo
- Museo Huacas de Moche: Foi inaugurado em 2010 e possui uma exposição da antiga rotina da cultura Moche (Mochica). A estrutura do museu busca se assemelhar à antiga arquitetura da cultura Mochica. Está localizado a poucos metros da Huaca del Sol e da Huaca de la Luna.
- Museo del Juguete: Este museu foi fundado pelo artista Gerardo Chávez em 2001. Possui uma exposição de cerca de 4.000 brinquedos do período pré-hispânico desde os anos 1950. Este é o primeiro museu de brinquedos da América Latina e possui objetos que foram identificados como pertencentes às culturas Moche, Chimú e Chancay.
Endereço: Jr. Independencia 713, Trujillo.
- Museo Casa de la Emancipación: Este centro cultural está localizado em uma mansão antiga dentro da famosa rua Paseo Pizarro. Este museu oferece um vislumbre dos fatos históricos que ocorreram neste local desde que a estrutura abrigou o Primeiro Congresso Constituinte.
- Museu de Arte Contemporânea: É um museu que conta com projeções de artistas locais e também de outros países. Parece uma fazenda com muitos jardins, o espaço é utilizado para exibir algumas obras ao ar livre. O museu conta com obras do artista Gerardo Chávez, mostrando toda sua trajetória artística.
Festivais em Trujillo
- Festival Marinera: Este é um dos festivais mais esperados e mais reconhecido no norte do Peru, onde duplas nacionais e internacionais competem em diferentes categorias, sendo a dança Marinera o atrativo principal do festival.
A Marinera é uma dança típica do norte do país, que se originou com o mix de diferentes civilizações, escravos e conquistadores espanhóis. Isto se tornou uma tradição no século XVIII e desde então é celebrada em todo o Peru.
- Festival de Primavera: Outro festival famoso que ocorre entre setembro e outubro. É considerado o festival mais representativo da cidade, onde os carros alegóricos percorrem por toda a cidade, a Rainha da Primavera é coroada e há concurso de cavalos da raça Paso.
Clima em Trujillo
As condições climáticas em Trujillo são características do litoral peruano, já que possui um clima ameno e as chances de chuva são praticamente nulas. As temperaturas variam entre 30ºC e 14ºC, os dias são ensolarados e quentes, e as noites são frescas, devido à brisa do oceano e da corrente de Humboldt.
Entretanto, se Trujillo não é a única região que você irá visitar durante sua viagem por nosso país, certifique-se de saber tudo sobre o clima no Peru e faça suas malas de acordo com as diferentes condições climáticas.
Como chegar a Trujillo?
Se você está planejando visitar esta cidade cultural e histórica, você pode facilmente viajar para Trujillo de avião ou ônibus. Para te ajudar a organizar seu roteiro, reunimos aqui algumas recomendações para você:
- De ônibus: Trujillo é facilmente acessível de ônibus. Se você está vindo de Lima, tenha em mente que a viagem levará cerca de 8 horas pela parte mais quente do país. Entretanto, se você está disposto a viver esta aventura, certifique-se de adicionar outros destinos ao longo do caminho, para que você não perca nada pelo trajeto.
- Voos para Trujillo: Esta é a forma mais adequada de chegar a Trujillo, já que leva somente 1 hora de viagem partindo de Lima. Para aqueles que desejam aproveitar esta cidade ao máximo, recomendamos fortemente pegar um voo comercial. Dessa forma, você conhecerá ainda mais desta autêntica cidade. Saiba mais sobre esta aventura aqui.
Se você deseja saber mais informações sobre os meios de transporte no Peru ou precisar de ajuda para organizar seu roteiro, entre em contato com a nossa equipe que irá de assistir em cada parte deste projeto. A Viagens Machu Picchu quer te proporcionar a melhor experiência da sua vida no Peru!