Sem dúvidas Trujillo é uma das cidades mais mágicas e pitorescas do norte do Peru, um paraíso na costa peruana que te deixará fascinado por suas ruas coloridas, cenários naturais e monumentos históricos.
A cidade é uma das mais antigas construídas pelos conquistadores espanhóis, já que eles conseguiram se aliar ao povo local da cultura Chimu, que habitava esses vales. Além disso, esta foi a primeira cidade a declarar independência da coroa espanhola, 6 meses antes do restante do país.
A chamada Cidade da Eterna Primavera possui um dos centros coloniais mais bonitos do Peru, onde mansões imponentes junto aos edifícios religiosos e administrativos dão um toque perfeito de cores ao local, o que torna esta região muito instagramável. Com certeza você não vai querer perder alguns bons clicks nesta cidade, não é?
Além disso, a cidade é cercada por sítios arqueológicos misteriosos, mas também inspiradores, como as Huacas do Sol e da Lua e a Cidadela de Chan Chan, uma das maiores cidades pré-colombianas nas Américas.
Há tantas coisas incríveis para vivenciar na cidade de Trujillo, que não poderíamos deixar este destino na costa norte do Peru fora dos roteiros de viagem. Quer saber mais sobre este local encantador? Então, siga lendo e descubra mais informações sobre esta cidade fascinante.
Trujillo está localizada a 558 km ao norte de Lima, o que pode ser equivalente a uma viagem de 9 horas de carros ou 1 hora de avião. Esta é a terceira maior cidade do Peru, e uma das regiões mais importantes do país desde os tempos pré-colombianos.
Muito antes dos espanhóis chegarem, Trujillo foi previamente habitada por diferentes culturas, das quais duas deixaram um legado muito enraizados nestas terras. Por exemplo, a cultura moche, que se desenvolveu entre 100 e 700 a.C. no coração do Vale Moche, e que estabeleceu sua capital nas famosas Huacas do Sol e da Lua.
A famosa cultura é reconhecida por seu complexo sistema de canais de irrigação e produção agrícola, um conhecimento passado para outra civilização marcante, chamada Chimu, a qual se originou entre 1000 e 1200 d.C.
O povo chimu foi um dos maiores impérios no norte do Peru, já que conseguiram se estabelecer como um poderoso centro econômico, administrativo e religioso na região. Sua maior construção é conhecida como a maior cidadela das Américas, que se espalha por cerca de 20 quilômetros quadrados.
Quando os espanhóis chegaram, os chimu foram forçados a se integrar ao crescente império Inca, situação da qual tiraram vantagem e criaram uma aliança com as autoridades locais restantes. Isso permitiu aos espanhóis construir a cidade cercada por muros, Trujillo, nomeada em homenagem ao local onde nasceu o conquistador Francisco Pizarro.
Trujillo declarou independência da Espanha em 1820, a primeira cidade do Peru a fazê-lo. Em honra a isso, a cidade se tornou a capital do Departamento de la Libertad 5 anos depois.
1. Plaza de Armas de Trujillo
É o espaço público mais antigo e mais representativo da cidade e, como na maioria das cidades coloniais, está localizado no coração da cidade, cercada pelo Palácio Municipal, a Catedral de Trujillo, o Arcebispado de Trujillo, e muitos outros monumentos históricos e religiosos.
Além das estruturas ao seu redor, a praça principal também é reconhecida por ter um monumento da liberdade que, de acordo com historiadores, “representa o processo de independência do país, assim como o que há de mais precioso ao ser humano, o amor à liberdade.”
2. Paseo Pizarro
Esta é a rua colonial mais representativa dentro do centro da cidade. Possui uma extensão de 8 quadras, onde você pode apreciar a autêntica arquitetura com influências espanholas da cidade. Esta rua de paralelepípedo é fechada para o tráfego e possui muitos restaurantes, mercearias, cafeterias e mercados de souvenirs.
3. Huaca del Sol
Acredita-se que este tenha sido o centro administrativo da cultura moche (Mochica) e o palácio residencial da elite moche. Infelizmente, quase 70% de suas estruturas foram destruídas pelos espanhóis que mudaram o curso do rio Moche, o que causou inundações, e que depois saquearam a antiga estrutura.
4. Huaca de la Luna
Este é o templo mais preservado do sítio arqueológico. De acordo com alguns achados, este foi o centro religioso desta antiga civilização. Um local de enterros foi encontrado dentro do templo da Lua, aparentemente destina a guerreiros sacrificados.
5. Cidadela de Chan Chan
Esta é a maior cidade feita inteiramente de adobe dentro da América pré-colombiana. O local foi declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1986, devido à sua importância histórica e cultural. A antiga cidadela de Chan Chan foi a capital do império Chimu, que mais tarde foi conquistado pelos Incas, por volta de 1500.
Esta antiga estrutura é composta por várias cidades muradas e palácios. Possui uma extensão de 20 km², localizada a 5 quilômetros da cidade de Trujillo. Uma das atrações imperdíveis da chamada Cidade da Eterna Primavera.
6. Palácio Tschudi
Este antigo templo está localizado dentro do sítio arqueológico de Chan Chan. Acredita-se ser um centro de culto ao mar pertencente à cultura chimu. Suas paredes são decoradas com altas figuras em relevo de peixes que apontam para norte e sul, que os arqueólogos deduziram que representassem as duas correntes que marcam a costa peruana: a Humboldt, vinda do sul, e a corrente El Niño, vinda do norte.
7. Huaca Arco-Íris
Também conhecida por Huaca del Dragón, é outra estrutura pré-Inca localizada nos arredores de Trujillo. Este templo antigo foi um centro administrativo e cerimonial construído inteiramente de adobe. Suas paredes são decoradas com murais com figuras antropomórficas que representam um arco-íris.
No entanto, devido a uma lacuna nas informações sobre este centro cerimonial, há um debate constante sobre se essa estrutura pertencia à cultura moche ou chimu.
8. Museo Huacas de Moche
Foi inaugurado em 2010 e possui uma exposição sobre a rotina de vida antiga da cultura moche (mochica). A estrutura do museu busca representar a antiga arquitetura da cultura mochica. Está localizado a poucos metros da Huaca do Sol e da Huaca da Lua.
9. Museo del Juguete
Este museu foi fundado pelo artista Gerardo Chávez em 2001. Possui uma exposição de cerca de 4.000 brinquedos dos tempos pré-hispânicos até 1950. Este é o primeiro museu de brinquedos da América Latina e possui objetos que foram identificados como pertencentes às culturas moche, chimu e chancay.
10. Museo Casa de la Emancipación
Este centro cultural está localizado em uma antiga mansão dentro da famosa rua Paseo Pizarro. Este museu oferece um vislumbre dos fatos históricos que ocorreram no local, já que ele também abrigou o Primeiro Congresso Constituinte.
Quer descobrir mais mistérios sobre o Peru? Confira nossos pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida conosco. Nossos especialistas estão sempre dispostos a te ajudar a organizar o melhor roteiro de viagem, enquanto também otimizamos seu tempo e sua experiência de acordo com seus interesses.
A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica e inesquecível em nosso país!