Se você está procurando pelo destino certo para dar uma escapada de Lima e se aventurar, a região de Paracas oferece as condições perfeitas para tudo isso, e a melhor parte é que este destino está a poucas horas da Capital Gastronômica do Peru.
Se você está acompanhando no guia de viagem por Paracas, certamente já deve saber sobre as maravilhas naturais da região, onde é possível encontrar um grupo de pequenas ilhas que abriga uma variedade incrível de vida selvagem marinha, além da própria Reserva Nacional de Paracas, também conhecida como o lugar onde o deserto encontra o mar.
Esta área árida, mas tropical, é conhecida como o melhor destino de viagem próximo a Lima, já que proporciona atividades e atrações para todas as idades e tamanhos. Além dos tours tradicionais, existem atividades como kitesurf, parapente e até mesmo passeios de quadriciclo que você, com certeza, não vai querer perder!
Por isso, nós reunimos as melhores coisas para fazer em Paracas, onde você poderá escolher entre os passeios mais emocionantes e cheios de aventura para adicionar ao seu roteiro de viagem. Continue lendo e aprenda tudo sobre isso!
Enquanto você navega pelo Oceano Pacífico em direção às Ilhas Ballestas, você provavelmente verá algumas pessoas praticando kitesurf pelo trajeto. Os ventos fortes do litoral de Paracas atraem os caçadores de aventuras de toda a costa.
Esta é uma das atividades mais procuradas da cidade de Paracas, e se você acredita que tem o que é necessário para se jogar nessa aventura cheia de adrenalina, por que não arriscar? Entretanto, gostaríamos de salientar que este é um passeio que depende extremamente das condições dos ventos e do clima.
De acordo com escolas renomadas de kitesurf de Paracas, o clima é adequado para esta atividade praticamente o ano todo, para ser mais exato, por cerca de 300 dias ao ano. No entanto, se você está viajando durante o inverno, pode ser um pouco improvável a realização deste esporte de aventura.
O vento em Paracas pode soprar por toda a noite, alcançando picos entre 30 e 40 nós. Atualmente, Paracas é o nome dado aos ventos fortes no Oceano Pacífico. Cada praia em Paracas possui uma força de vento diferente, por isso, esta região também se torna adequada para praticar e até mesmo aprender kitesurf.
Existem muitos operadores e escolas que oferecem o tour e até mesmo aulas de kitesurf em Paracas. Apesar disso, recomendamos fortemente que você faça uma pesquisa aprofundada antes de escolher a melhor opção para você.
Como talvez você já saiba, a Reserva Nacional de Paracas é uma das áreas protegidas mais fascinantes da região. O local possui um cenário de outro mundo, onde belas formações rochosas, penhascos de areia colorida, e um vasto e árido deserto se fundem harmonicamente com o Oceano Pacífico.
As condições do vento em Paracas mudam drasticamente, embora a força do vento seja realmente forte ao longo do ano. Entretanto, é recomendável fazer o tour depois das 10h da manhã, uma vez que estes horários podem ser mais adequados para praticar este esporte de aventura.
Tenha em mente que todos os tours estão sujeitos às condições do clima no momento de início. Não é possível prever a força do vento de antemão, por isso os operadores podem cancelar a atividade se o tempo não estiver favorável para a prática.
A maioria dos tours de parapente em Paracas começa na Reserva Nacional, na montanha chamada de Cerro Mirador. Existem diferentes operadores destes, por isso, é melhor analisar bem as avaliações dos usuários para encontrar um operador que cumpra com todos os requisitos necessários.
Se você está planejando ficar mais de 2 dias em Paracas, então deveria considerar fazer este tour autoguiado de bicicleta pela Reserva Nacional de Paracas. Assim, você poderá explorar o vasto deserto ao longo dos penhascos do Oceano Pacífico em uma experiência bastante pessoal.
O local oferece as paisagens mais paradisíacas da região, nas quais praias coloridas, centenas de aves exóticas e até mesmo leões marinhos irão te fazer companhia ao longo da rota. Se você está disposto a encarar esta aventura, lembre-se de que são cerca de 30 quilômetros para explorar toda a baía de Paracas, e apenas 8 quilômetros para a reserva nacional.
A rota de ciclismo é bastante simples e bem demarcada, a melhor parte deste tour é que boa parte do caminho é praticamente plano, sem nenhuma inclinação árdua. Leva cerca de 4 horas para completar todo o circuito, mas esta estimativa irá variar de acordo com cada pessoa e de seus interesses durante o trajeto.
Além disso, existem algumas atrações que você pode visitar no caminho, assim como o Museu Julio C. Tello, a Playa Roja, a “Catedral” e muito mais. Tenha em mente que você também pode realizar este tour com guias, caso prefira realizá-lo em grupo, o que pode ser ainda mais emocionante e cheio de entretenimento.
Se você estava pensando que Paracas se trata apenas da “Pequena Galápagos Peruana”, então saiba que, com todo o respeito, você estava enganado! A Reserva Nacional de Paracas é a principal atração da região e, embora muitos viajantes decidam explorá-la com os tradicionais ônibus turísticos, há outras formas mais interessantes de fazer esta visita.
O Tour de Quadriciclo te permitirá explorar o vasto deserto de Paracas e seus arredores em um passeio de 2 horas por esta área protegida. A atividade irá te levar às principais atrações do local, onde você poderá ver fósseis marinhos, formações rochosas interessantes e as praias mais paradisíacas.
A maioria dos operadores iniciam este tour às 10h da manhã, e não é necessário ter licença de motorista ou qualquer experiência. A rota é, principalmente, plana e a atividade de quadriciclo é bastante tranquila, apenas certifique-se de estar bem protegido do Sol e leve bastante água para o trajeto.
Também existem opções para realizar o tour pela Reserva Nacional de Paracas à tarde, neste caso você poderá assistir ao pôr-do-Sol a partir de um ponto muito especial na área. Se você quer incrementar sua aventura no Peru, então este é o caminho a seguir!
Se você está planejando continuar sua viagem para o sul do Peru, saiba que há um lugar mágico chamado Huacachina, onde há um oásis natural escondido no meio do vasto deserto peruano.
Esta maravilha natural é cercada por imponentes dunas que oferecem a configuração perfeita para a prática de outros esportes de aventura:
Faça um passeio de Buggy pelas dunas:
Percorra o deserto como se estivesse em uma montanha-russa, onde um passeio de buggy pelas dunas irá te levar por vários lugares em alta velocidade. Esta é uma das atividades mais procuradas na região, algo que você precisa fazer se estiver viajando pelo sul do país.
Surfe na areia em Huacachina
A maioria dos passeios de buggy pelas dunas combina a atividade com a oportunidade de praticar sandboard, o surfe de areia. E este é um esporte muito fácil e divertido! Você pode realizá-lo deitado de bruços sobre a prancha ou até mesmo de pé, se quiser ser mais radical.
Sim, nós sabemos que há muito para fazer na pequena cidade de Paracas e seus arredores, tanto que às vezes pode ser difícil escolher o que fazer para incluir ao roteiro.
Por isso, trouxemos um roteiro de viagem especial, que irá te levar pelos principais atrativos no sul de Lima. Saiba tudo sobre isso aqui.
A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma aventura autêntica e segura em nosso país. Confira nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar suas melhores férias com a gente!