Explore o litoral peruano e descubra um lugar de outro mundo, que se funde perfeitamente com o deserto árido de Paracas com o vasto oceano Pacífico. A Reserva Nacional de Paracas foi uma das primeiras áreas de proteção criadas no país, criada para preservar uma grande parte da biodiversidade costeira do Peru.
A região de Paracas é visitada por milhares de turistas todos os anos, já que é um destino perfeito para dar uma escapadinha de Lima, além de oferecer as condições perfeitas para praticar esportes de aventura, como windsurfing, corridas de buggy na areia, e muito mais.
Além disso, a Reserva Nacional Paracas está em uma localização muito privilegiada, bem em frente às Ilhas Ballestas, também conhecida como a Pequena Galápagos Peruana, um grupo de pequenas ilhas e formações rochosas lar da maior colônia de leões marinhos na região.
Esta área de proteção já é incrível por si só, não é mesmo? E há muito para conhecer sobre ela, já que estas terras foram habitadas por várias civilizações ancestrais e graças ao seu clima árido, uma grande quantidade de artefatos arqueológicos foi encontrada na região, e em condições muito próximas de perfeito.
Se você está buscando dar uma escapada da agitada cidade de Lima, então este é o destino certo. Você se verá cercado por praias paradisíacas, vida selvagem marinha, e o melhor pisco sour que você já experimentou. Tudo isso na maravilhosa Paracas!
Surpreendentemente, a península de Paracas foi habitada muito antes dos Incas existirem, acredita-se que entre os anos de 700 a.C. e 200 d.C. A cultura paracas foi uma das primeiras civilizações que comandaram estas terras, embora tenham expandido seu território até a província de Pisco.
No entanto, as ruínas arqueológicas encontradas nestas antigas terras pertenceram à sociedade Topara, que se desenvolveu depois dos paracas, entre 200 a.C. e 100 d.C.
A famosa civilização deixou um segredo enterrado nas áridas terras do deserto de Paracas, que foi descoberto muito mais tarde pelo renomado arqueólogo Julio C. Tello, que erroneamente os confundiu com o povo paracas.
Apesar disso, guindastes e belos tecidos foram encontrados enterrados na areia, uma importante descoberta que nos possibilita ter um vislumbre da história pré-Inca na costa peruana. Hoje em dia, estes achados são exibidos no Museu Julio C. Tello.
Seguindo mais adiante na história local, a Reserva Nacional Paracas nasceu de uma iniciativa de gerar conscientização para a preservação da diversidade natural da região. A reserva nacional foi fundada em 25 de setembro de 1975, compreendendo uma área de 3.350 km².
E embora o árido deserto de Paracas não pareça ser o melhor lugar para a vida, aparentando ser menos propício, o local atualmente detém uma grande variedade de fauna, sem esquecer das quase 300 espécies de animais que vivem em seus arredores.
- Playa La Mina é uma ótima opção para as tardes de banho de sol e acampamentos. Esta linda praia está em uma enseada que a protege dos ventos, dando à ela águas mais calmas que se tornam mais adequadas para banho. Ali por perto está Lagunillas, uma pequena vila de pescadores, onde você poderá se deliciar com refeições à base de frutos-do-mar, como ceviche e outros pratos favoritos do Peru.
- Playa Roja, ou Praia Vermelha, possui areia com coloração mais amarronzada, que provém da erosão das rochas de pórfiro. Esta praia é um ponto bastante popular para visitação durante os tours por Paracas.
- Playa Yumaque é uma boa alternativa quando a Playa La Mina estiver lotada. O longo trecho de areia em Yumaque dá muito espaço para ficar distante de outros visitantes, além disso, esta praia possui infraestrutura de banheiros públicos. Campistas costumam montar suas barracas e tendas na areia, muitas vezes com seus carros por perto, e acendem churrasqueiras ao entardecer para preparar o jantar.
- A ondulante costa de Paracas se estende até onde os olhos podem ver e nos proporciona o caminho para as praias mais isoladas. A Playa Mendieta e a Playa Barlovento estão entre as praias mais pitorescas que costumam ser visitadas pelos turistas, usando carro próprio ou transporte privado de agências.
- El Candelabro, também conhecido como o glifo de Candelabro gigante de Paracas, está na ponta norte da Península de Paracas. Experts não têm conseguido determinar se este desenho está relacionado às Linhas de Nazca, estando sua origem permanecendo no mistério.
- La Catedral, é o outrora majestoso arco marítimo conhecido por este nome, foi um ícone do litoral de Paracas. Infelizmente, a formação rochosa foi bastante destruída durante o terremoto de 2007 que devastou a região, incluindo a cidade de Pisco, no norte da reserva. Hoje, o mirante de onde antes era possível admirar a Catedral ainda é um belo local para admirar a costa.
Como você já sabe, a Reserva Nacional de Paracas está localizada próxima à cidade de Paracas, a poucos minutos de Lima. Por isso, é um passeio tranquilo partindo da conhecida Cidade dos Reis, já que leva apenas 4 horas para chegar a este lugar mágico.
Embora você possa pegar um táxi e fazer este passeio para explorar Paracas por conta própria, tenha em mente que existem muitos lugares e segredos que você muitas vezes não poderá ver sem um guia. A visita se torna muito mais interessante do ponto de vista histórico e cultural.
Além disso, recomendamos fortemente que você planeje antes de chegar a este destino, para que você tenha tempo o bastante para explorar os cenários mágicos da reserva nacional.
Felizmente, temos o Reserva Nacional Paracas Tour, feito especialmente para você, onde você poderá apreciar este cenário excepcional e muito mais!
Você gostaria de saber mais sobre o Peru? Aqui você encontrará todas as informações de que precisa para sua viagem. Nossa equipe de especialistas locais preparou os guias informativos mais completos para você!
Além disso, se você deseja conhecer o Peru em sua plenitude, confira nossas ofertas especiais na aba Pacotes e viva uma experiência autêntica com Viagens Machu Picchu. Nós fazemos questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma viagem incrível em nossas terras.