Também conhecidas como Pequena Galápagos Peruana, elas são um grupo de formações rochosas e pequenas ilhas localizadas na frente da Reserva Nacional de Paracas, uma das primeiras áreas de proteção ambiental do Peru e que também vale muito a pena conhecer.
As Ilhas Ballestas são lar dos pinguins-de-Humboldt, aves exóticas e centenas de leões marinhos, e encantam com o tamanho da vida selvagem que abrigam e que aproximam os visitantes.
Esta maravilha natural oferece o ecossistema perfeito para todas estas criaturas, fazendo desta a principal atração turística em Paracas. Você pode visitá-las facilmente em um tour de 2 horas de barco, e se você tiver sorte o suficiente, você também poderá ver golfinhos no caminho até lá.
As ilhas Guano, ilhotas e o Sistema da Reserva Nacional de Capes são alguns dos tesouros naturais mais importantes do Peru, já que englobam uma grande biodiversidade, onde várias espécies da fauna e flora destes locais são, atualmente, protegidas.
Os cenários de outro mundo do deserto peruano se fundem com o Oceano Pacífico, permitindo que você conheça e vivencie o melhor do litoral peruano em um só lugar. Continue lendo e aprenda tudo sobre este lugar mágico!
As Ilhas Ballestas são, sem dúvidas, muito famosas por possuírem uma das maiores colônias de leões marinhos da região, além das aves migratórias e endêmicas. Além disso, estas ilhas dão um toque especial ao cenário marítimo como um todo, graças às suas intrigantes formações rochosas.
Por este motivo, a fascinante Pequena Galápagos Peruana é uma das atrações próximas de Lima mais visitadas, e não poderia ser diferente, já que o cenário que compõe o lugar é cheio de belezas naturais, biodiversidade e muito mais, que garantem uma experiência inesquecível e inacreditável.
O local oferece a configuração perfeita para ter uma experiência completa de mergulho na natureza, uma jornada para um mundo desconhecido para muitos, mas tão lindo quanto você pode imaginar.
Se você quer saber mais sobre o que esperar durante seu tour de barco pelas Ilhas Ballestas, aqui está tudo que você precisa saber. As Ilhas Ballestas possuem 18 espécies de aves e 3 espécies de mamíferos, que fizeram seus lares nessas impressionantes formações rochosas e ilhas.
1. Pinguim-de-Humboldt
Caso você não saiba, nestas ilhas existe uma colônia de pinguins vivendo nos costões rochosos do Peru. O pinguim-de-Humboldt é apenas uma das espécies que vivem permanentemente nesta área. Você já deve saber que pinguins são aves que não podem voar, e não é diferente com a espécie pinguim-de-Humboldt, entretanto, o formato de suas asas permite que estes animais alcancem altas velocidades quando estão nadando.
Sardinhas e anchovas são parte de sua dieta diária. Eles costumam ser extremamente tímidos com humanos, por isso você terá sorte se conseguir ver algum de longe. O pinguim-de-Humboldt pode ficar até 2 horas debaixo d’água. Eles possuem uma expectativa de vida entre 12 e 15 anos.
2. Pelícano Peruano – Alcatraz
Esta é uma das maiores aves da costa peruana, o Pelicano Peruano tem uma largura que pode atingir até os 2,2 metros e 1,5 metros de comprimento. Você pode vê-los ao longo de todo o ano ao redor das Ilhas Ballestas, já que eles habitam toda a vasta costa peruana e chilena.
O Pelicano Peruano é a terceira ave ‘guanera’ mais importante da região. As aves guaneras são as aves marinhas que vivem em grupos e que conseguem acumular grandes quantidades de ‘guano’, que nada mais é do que as fezes destes animais que são consideradas ótimos fertilizantes da terra.
Eles voam em grupos, comumente se organizando em uma linha diagonal. Esta ave é uma das mais fáceis de identificar graças ao seu bico extremamente comprido e ao saco azulado por baixo.
3. Cormorões Guanay-de-pés-vermelhos
É o principal produtor de guano da região. Esta espécie de ave é facilmente reconhecida e se diferencia dos outros Cormorões Guanay, pois é a única que possui peito e barriga brancos, com pés e olhos vermelhos.
Normalmente estas aves formam ninhos nas superfícies planas das ilhas peruanas e têm uma dieta baseada, principalmente, em anchovas. Cerca de 22 milhões de Cormorões Guanay-de-pés-vermelhos foram registrados em 1954, embora agora sua população tenha sido reduzida para menos de 900.000 devido à mineração de Guano.
4. Lontra Marinha
Também conhecida como Gato de Mar, em espanhol, esta é uma espécie de lontra que habita a costa do pacífico da América do Sul. Eles são grandemente encontrados ao longo da costa chilena até o norte peruano.
As lontras marinhas vivem nos costões rochosos do Oceano Pacífico e são conhecidos como um dos melhores nadadores da região. Elas possuem entre 70 e 80 centímetros de comprimento e têm medo das pessoas, por isso, observar estes animais é considerado um privilégio.
5. Leão marinho da América do Sul
O primeiro animal que vem à mente sempre quando pensamos nas Ilhas Ballestas é o leão marinho, e como isso poderia ser diferente, já que milhares deles vivem nesta região para procriar ou simplesmente para tomar banhos de Sol?
O leão-marinho da América do Sul é reconhecido por sua cabeça gigante quadrada e nariz curto, bem como por sua coloração peculiar que atinge um tom marrom ou chocolate. Eles podem pesar até 300 quilos e costumam viver nos litorais da América do Sul, entre os oceanos Pacífico e Atlântico.
6. Golfinhos nariz-de-garrafa
Esta é uma das espécies mais tímidas que vivem ao redor das Ilhas Ballestas. Os golfinhos nariz-de-garrafa é a mais comum entre as 30 espécies de golfinhos que existem no mundo. Eles se alimentam de peixes, crustáceos e lulas.
Estes golfinhos têm uma velocidade média de natação de 5-11 km/h, embora possam alcançar até 35 km/h em natação de curta distância. Esses animais precisam sair da água a cada 5-8 minutos para respirar, então esta pode ser sua chance de encontrar um durante sua viagem às ilhas.
Estas são apenas algumas das espécies de animais que habitam os arredores das Ilhas Ballestas. Se você está animado para conhecer mais da vida marinha da região durante sua aventura pelo Peru, então este é o lugar certo para visitar!
Se você está acompanhando nosso guia de viagem por Paracas, já deve saber sobre uma escultura gigante na Península de Paracas, um mistério que não pode ser ligado a nenhuma das civilizações pré-colombianas já conhecidas.
No caminho para as Ilhas Ballestas, você poderá apreciar o Candelabro, uma linha presumivelmente de Nazca na costa do Pacífico.
Como mencionamos antes, as Ilhas Ballestas estão localizadas em frente à Península de Paracas, que está a cerca de 270 quilômetros de Lima. Estas formações rochosas e ilhotas são reconhecidas por abrigar uma grande variedade de fauna marinha, mas também por ser uma importante reserva de guano na costa do Peru.
Para aqueles que não sabem, Guano é, basicamente, fezes de aves, que são um importante recurso usado como fertilizante desde os tempos Inca.
O material se tornou uma commodity global e foi extremamente minada ao longo do tempo, a ponto de danificar o ecossistema de aves marinhas entre meados dos anos 1800 e o início dos anos 1900.
Por este motivo, a Companhia de Administração do Guano foi criada com o objetivo de ajudar a preservar a população de aves guaneras, mas também para controlar a extração sem causar danos ao meio ambiente. No entanto, a mineração de guano diminuiu significativamente graças ao uso de fertilizantes sintéticos.
Hoje em dia, as ilhas Guano, ilhotas e Sistema de Reserva Nacional Capes buscam proteger a biodiversidade do ecossistema marinho pertencente à corrente de Humboldt desde 2009. A reserva compreende 33 ilhas, ilhas e cabos de guano ao longo da costa.
Como você já sabe, as Ilhas Ballestas estão localizadas próximas à cidade de Paracas, a poucos quilômetros de Lima. Por isso, é um passeio tranquilo partindo da conhecida Cidade dos Reis, já que leva apenas 4 horas para chegar a este lugar mágico.
Embora você possa fazer um passeio de barco até esta maravilha natural estando em Paracas, tenha em mente que há uma alta demanda de turistas locais e estrangeiros procurando pelo mesmo atrativo, e as filas podem levar muito tempo.
Portanto, é altamente recomendável que você planeje com antecedência antes de chegar a este destino, para que possa ter um tempo definido para navegar pelo oceano e explorar o cenário mágico das Ilhas Ballestas.
Felizmente, temos o Ilhas Ballestas Tour, feito especialmente para você, onde você poderá apreciar este cenário excepcional e muito mais! Se você já gostou dessa ideia e quer adicioná-la em seu roteiro, aproveite que está aqui para entrar em contato com nossos especialistas que estão sempre dispostos a ajudá-los!
Você gostaria de saber mais sobre o Peru? Aqui você encontrará todas as informações de que precisa para sua viagem. Nossa equipe de especialistas locais preparou os guias informativos mais completos para você!
Além disso, se você deseja conhecer o Peru em sua plenitude, confira nossas ofertas especiais na aba Pacotes e viva uma experiência autêntica com Viagens Machu Picchu. Nós fazemos questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma viagem incrível em nossas terras.