O vasto deserto de Nazca é uma terra cheia de mistérios e maravilhas arqueológicas, embora poucas pessoas saibam disso. Entretanto, nós queremos que você tenha acesso a todas as informações sobre as coisas incríveis que você pode encontrar no sul do Peru enquanto estiver em nosso site.
O Cemitério Chauchilla é uma grande necrópole perdida, que está situada nos arredores da cidade de Nazca. O local é mais um dos muitos legados deixados pelos antigos peruanos, que viveram por estas áridas terras centenas de anos atrás.
Um cemitério a céu aberto que abrigava centenas de múmias em seu pico, mas atualmente apenas algumas ainda estão lá, devido às centenas de roubos realizados a este patrimônio antes de ter se tornado oficialmente um sítio arqueológico.
Apesar disso, os cadáveres que ainda descansam neste cemitério encontram-se muito bem preservados, sendo que alguns deles ainda possuem fios de cabelo no couro cabeludo. É o único lugar no Peru onde é possível ver múmias em seus locais de enterro.
A origem das tumbas de Chauchilla ainda é um mistério, já que os arqueólogos as relacionam com diferentes tempos e sociedades, embora muitos acreditem que este foi um local de enterros do povo nazca. Ficou curioso e quer saber mais sobre isso? Continue lendo e aprenda tudo sobre este lugar um tanto assustador.
Este cemitério foi descoberto em meados de 1920, ainda que não tenha sido oficialmente reconhecido como um sítio arqueológico até 1997. Durante este período, o Cemitério de Chauchilla foi saqueado constantemente por “Huaqueros” ou ladrões de túmulos.
Em decorrência disso, muitos artefatos arqueológicos e múmias foram perdidos, deixando apenas alguns restos no local. Felizmente, as tumbas foram restauradas de uma forma quase idêntica ao que aparentavam centenas de anos antes, com algumas das múmias mais bem preservadas, ossos e crânios em cada uma delas.
De acordo com alguns arqueólogos, o local data de 1.200 anos atrás, algo incrivelmente impressionante, já que as múmias preservaram parte de sua pele, cabelo e ossos por todos estes anos.
O clima árido do deserto peruano tornou possível preservar os corpos de maneira magnífica. Da mesma forma, as práticas de enterro também contribuíram para sua conservação. As múmias encorpadas eram cobertas com algodão, pintadas com resina e depois colocadas em tumbas feitas de tijolos de lama.
Há também muitas cabeças mumificadas, que se pensava serem “troféus” conquistados em batalhas. No entanto, estudos recentes têm mostrado que estes crânios vieram todos da mesma população, assim como o restante das múmias, mas a exata natureza e uso dessas cabeças permanecem incertos.
O local de enterro está situado na região de Nazca, 30 minutos de distância da cidade de Nazca, para ser exato. Muitos viajantes não sabem sobre este incrível lugar no meio do deserto, por isso, muitos destes viajantes acabam fazendo seu roteiro somente com os voos pelas Linhas de Nazca e não percebem a grandiosidade dos mistérios escondidos no vasto deserto peruano.
Se você ficou interessado e quer conhecer este atrativo, nós estruturamos o tour privado privado pelo Cemitério de Chauchilla, para que você possa aproveitar ao máximo estas experiências. Se você gostaria de adicionar este local ao seu roteiro de viagem, então entre em contato com nossa equipe para organizarmos tudo para você!
Quer descobrir mais mistérios do Peru? Confira nossos pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida conosco. Nossa equipe de especialistas irá te ajudar a organizar o melhor roteiro, otimizando seu tempo e suas experiências de acordo com seus interesses!