A cultura nazca nos deixou muitos enigmas para serem solucionados espalhados por todo o deserto peruano, e tudo que nós gostaríamos é que eles tivessem nos deixado um guia de como resolvê-los (ajudaria muito, não é?). Cahuachi é um dos maiores sítios arqueológicos na área e possui um grande mistério que vamos descobrir ao longo desta matéria.
Como você já deve saber, a região é famosa pelos enormes geoglifos gravados no norte dos pampas de Nazca. As Linhas de Nazca são e continuarão sendo um dos maiores achados do antigo Peru, e embora muitos viajantes não saibam muito sobre estes geoglifos, nós trouxemos esta seção para te mostrar ainda mais sobre isso.
A misteriosa civilização de Nazca foi muito maior do que você pode imaginar, eles conseguiram estabelecer um controle administrativo e religioso em toda a região do árido deserto do Peru por séculos, e Cahuachi não ficou atrás de toda essa grandeza.
Na verdade, o local era um centro de cerimônias que reunia peregrinos de toda a região, pertencendo a diferentes comunidades, mas unidos a um mesmo propósito.
Embora se pensasse ser uma cidadela ou a capital do império nazca, agora é sabido que seu real propósito foi descoberto. Então, se você quer saber mais sobre este mistério, continue lendo esta matéria!
Muitos arqueólogos costumavam crer que Cahuachi era a capital da sociedade nazca, mas não há evidência arqueológica de área residencial nesta região. Portanto, é mais provável que este tenha sido um local de rituais e cerimônias.
Cahuachi está localizada no sul do Vale de Nazca, mais especificamente na margem sul do rio subterrâneo de Nazca, motivo que fez deste local peculiar uma localização sagrada entre o deserto árido de Nazca.
Se você está acompanhando nosso guia por Nazca, certamente já deve ter lido sobre o sistema de aquedutos subterrâneos que garantiu um abastecimento de água constante à população. Dessa forma, eles conseguiram extraí-la e irrigar até mesmo os arredores da região.
De acordo com trabalhos de campo contínuos em Cahuachi, este era o local de peregrinação, adoração e enterros. Embora grande parte destas estruturas tenham permanecido enterradas no deserto, sabe-se que o centro cerimonial cobre cerca de 150 hectares.
É preciso começar dizendo que a resposta é incerta, já que todo o lugar foi enterrado no deserto pelo povo nazca, antes de abandonarem o local completamente.
Como mencionado anteriormente, Cahuachi deve ter sido um lugar sagrado para o povo de Nazca, devido à sua localização estratégica próxima ao rio subterrâneo. Historiadores acreditam que o local possa ter perdido seu poder sagrado e credibilidade, diante dos olhos do povo nazca, por sofrer constantes terremotos e inundações.
Apesar do local ter sido completamente coberto com terra e o abandono ter sido planejado e deliberado, Cahuachi continuou recebendo oferendas e enterros por séculos após o ocorrido, o que significa que o povo local ainda considerava este um local sagrado, mesmo depois da cultura nazca desaparecer.
Dica rápida: Planejando sua viagem ao Peru, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, nós te ajudamos! A Viagens Machu Picchu te auxilia com tudo que você precisa para aproveitar ao máximo nosso país. Entre em contato com nossa equipe agora e comece a organizar as suas tão esperadas férias!
Como mencionado anteriormente, o local não foi totalmente escavado, mas boa parte da construção foi identificada com estas instalações:
1. Grande Pirâmide
Trata-se de uma enorme pirâmide assimétrica com 100 metros de largura e 28 metros de altura. Compreende 7 níveis e foi usado para cerimônias religiosas. Atualmente, esta grande estrutura está completamente escavada.
Foi construída por volta de 250 d.C. e é considerada como o templo principal do local, já que evidências têm revelado oferendas associadas com sacrifícios. Cerca de 20 “cabeças de oferendas” cortadas foram encontradas em vários locais dentro da Grande Pirâmide.
2. Templo da Escadaria
Este foi um dos primeiros e mais importantes templos em Cahuachi, possui largura de 25 metros, com 5 metros de altura. O nome é originado das gravuras situadas em sua fachada, um símbolo que está presente em muitas culturas antigas, datando dos Chavin até os Incas.
3. Túmulos de Cahuachi
40 túmulos foram encontrados em Cahuachi durante as primeiras escavações no local, composto de terra e tijolos de adobe. As estruturas mais jovens datam de 550 d.C., enquanto as mais velhas são traçadas de 100 a.C.
Os nazcas foram conhecidos por compartilhar suas práticas culturais sem influenciá-las com seu poder político. Os túmulos eram usados como locais de enterro para famílias ou grupos com mesmo parentesco, sendo cada túmulo destinado a um grupo específico.
Estas podem ser apenas algumas das diferentes instalações dentro de Cahuachi. Infelizmente, o restante do local ainda está enterrado na areia, somente uma pequena parte foi completamente escavada e restaurada.
O clima árido no deserto de Nazca possibilitou a conservação de muitos artefatos arqueológicos e múmias. No entanto, Cahuachi foi exposto a muitos roubos por um longo tempo e a maioria dos itens preciosos foram saqueados.
Alguns achados ocasionais incluem múmias envoltas em tecidos finos, sendo que alguns destes corpos apresentavam sinais de sacrifícios, entretanto, estas “oferendas” não eram de prisioneiros de guerra, mas das próprias pessoas que faziam parte da civilização nazca.
Uma grande coleção de cerâmicas foi extraída do local, a maioria particularmente usada para tarefas diárias. Estas peças são características de Nazca, com animais e figuras híbridas, metade humano e metade animal, pintadas em cada uma delas.
O povo nazca foi reconhecido por seus tecidos, uma tradição possivelmente herdada pelas culturas Paracas e Topara. Muitos tecidos foram encontrados no Sítio Arqueológico de Cahuachi, com bordas retratando crânios humanos olhando fixamente. Os maiores achados são um único pedaço de tecido medindo 7 x 60 metros e uma loja de 50 vestidos femininos.
O sítio arqueológico está localizado na região de Nazca, a cerca de 50 minutos da cidade de Nazca, para ser exato. Muitos viajantes não sabem sobre este incrível lugar no meio do deserto, por isso, muitos destes viajantes acabam fazendo seu roteiro somente com os voos pelas Linhas de Nazca e não percebem a grandiosidade dos mistérios escondidos no vasto deserto peruano.
Se você ficou interessado e quer conhecer este atrativo, nós estruturamos o tour privado privado pelo Cemitério de Chauchilla, para que você possa aproveitar ao máximo estas experiências. Se você gostaria de adicionar este local ao seu roteiro de viagem, então entre em contato com nossa equipe para organizarmos tudo para você!
Quer descobrir mais mistérios do Peru? Confira nossos pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida conosco. Nossa equipe de especialistas irá te ajudar a organizar o melhor roteiro, otimizando seu tempo e suas experiências de acordo com seus interesses!