O cânion mais profundo da América do Sul está no Peru, mais precisamente em Arequipa. A chamada Cidade Branca será seu ponto de partida para explorar o Cânion do Colca. Vamos mostrar algumas maneiras de chegar a esse destino maravilhoso. Mas antes, saiba como você pode chegar a Arequipa.
• De avião a partir de Lima: O Aeroporto Internacional Teniente FAP Alfredo Rodríguez Ballón de Arequipa fica a apenas 8 quilômetros do centro da cidade, o que o torna uma excelente opção para voos. Embora pequeno, oferece voos diretos diários para Lima e Cusco.
• De ônibus a partir de Cusco: A Rodovia Pan-Americana Sul conecta quase todos os países das Américas. É uma das maneiras mais importantes de viajar para Arequipa. É importante lembrar que se você decidir viajar de Lima para Arequipa, a jornada é de 1020 quilômetros e leva cerca de 16 horas por terra.
A rodovia que conecta Arequipa e Cusco é outra rota de acesso chave. Essas duas cidades estão a 625 quilômetros de distância e, como Lima, várias empresas oferecem saídas para Arequipa a partir do terminal de Cusco. Ao decidir se compra um desses bilhetes, lembre-se de que a viagem de Cusco para Arequipa dura cerca de 10 horas.
Agora que você sabe como chegar à Cidade Branca, vamos ver quais caminhos estão disponíveis para chegar ao Canyon do Colca.
Se você optar pelo transporte público, deve pegar o ônibus para o terminal de Arequipa e tomar um coletivo para Cabanaconde. Coletivos são minivans compactas que transportam de 8 a 12 pessoas e partem quando estão cheias. O bilhete deve custar cerca de S/.20 por pessoa e leva cerca de 3-4 horas de viagem.
Uma vez em Chivay, você deve caminhar ou tomar transporte privado para um dos pontos de vista do Cânion do Colca. Se você visitar Cabanaconde, deve caminhar ou participar de um passeio guiado até la Cruz del Condor (o mirante do Condor), o mais popular no Cânion do Colca. Deste ponto, você pode ver o condor andino voando pelas montanhas no início da manhã.
A trilha no Cânion do Colca no Peru é uma excursão empolgante que requer planejamento e permissões. Comece obtendo as permissões adequadas, disponíveis na entrada do Cânion do Colca. Certifique-se de estar em forma para a caminhada, pois inclui descidas e subidas íngremes.
Para iniciar este trekking de dois dias, você deve ir para Cabanaconde. Cabanaconde é uma vila pitoresca próxima à margem do cânion. No primeiro dia da caminhada, comece em Cabanaconde e desça para o canyon.
A jornada é íngreme e difícil. Leva de 3 a 4 horas para chegar a Sangalle, também chamada de Oásis das Palmeiras. Você pode relaxar na piscina e passar a noite em chalés rústicos.
Para evitar o calor no segundo dia, retorne a Cabanaconde cedo pela manhã. A jornada é difícil, mas gratificante, com vistas panorâmicas do cânion enquanto você sobe. A subida até Cabanaconde leva quase a 3-4 horas.
Se tiver tempo, passe um dia extra no Cânion do Colca. Você pode visitar pontos turísticos próximos, como o mirante Cruz del Condor. Lá, você pode assistir aos condores andinos voar.
Dica: Leve pouca bagagem, mas não esqueça itens essenciais como protetor solar, um boné, sapatos de caminhada, bastante água, lanches, um kit de primeiros socorros e uma lanterna. As viagens guiadas estão disponíveis e são altamente recomendadas. Guias qualificados nessas viagens podem fornecer informações valiosas sobre as plantas, os animais e a cultura local da área.
A melhor opção é pegar um tour com uma agência focada nos destinos do Peru, como a Viagens Machu Picchu, que oferece um tour de 2 dias pelo Cânion do Colca. Isso lhe dá o tempo necessário para explorar tudo o que essa área incrível tem a oferecer. Após nossa equipe buscá-lo em seu hotel em Arequipa, partiremos para uma caminhada pelo Cânion do Colca. Pelo caminho, você apreciará a bela paisagem na sua aproximação a Chivay.
Nosso itinerário inclui visitas a Pampa Cañahuas, Cânion do Colca, Mollepunko (opcional) e Callalli. No primeiro dia, você descansará em um hotel confortável em Chivay. Nesse dia, teremos que sair cedo pela manhã para não perder o espetáculo icônico do Cânion do Colca, o voo do condor andino. Este mirante oferece uma excelente vista do cânion.
Você verá belas vilas como Yanque, Maca e Pinchollo, que irão cativá-lo com suas paisagens. Se ainda tiver energia, poderá caminhar até o mirante Cruz del Condor, que fica a apenas uma hora de distância. De lá, poderá contemplar o Cânion do Colca de um ponto elevado.
Você também poderá observar as antigas terras agrícolas em terraços pré-incas e os campos do vale. Após a expedição, retornaremos a Chivay para o almoço e, então, voltaremos para Arequipa.
Nosso objetivo na Viagens Machu Picchu é proporcionar a você a melhor experiência de viagem possível. Convidamos você a conferir nossos pacotes de viagem para aproveitar ao máximo seu tempo no Peru. Deixe-nos cuidar de tudo o necessário para sua viagem, para que você possa desfrutar completamente de sua visita ao país e se preparar para viver dias incríveis na terra dos Incas!