Chivay é uma pequena cidade encontrada na região de Arequipa. A história do local mostra os impactos da colonização em seu povo que, em todo o Vale do Colca, foram divididos em 20 vilas e obrigados a trabalharem em minas pelos conquistadores espanhóis.
Apesar desta marca em seu passado, Chivay tornou-se um destino identificado por sua forte expressão cultural, por sua arquitetura que mistura referências andinas e coloniais e também pela tranquilidade que proporciona com os atrativos locais, como as fontes termais, os mirantes Patapampa e Cruz del Condor, e sua grande estrela: um dos cânions mais profundos do mundo.
O famoso Cânion Colca está localizado a 160 quilômetros da cidade de Arequipa. O local possui uma profundidade de 3.200 metros e é considerado o segundo cânion mais profundo do mundo. O Vale do Colca possui uma extensão de 100 quilômetros, este trabalho de natureza fascinante é lar de uma enorme biodiversidade que compreende cerca de 300 espécies de plantas e cerca de 231 animais.
O Cânion Colca foi habitado por civilizações antigas que precederam os Incas, das quais muitas destas datam de 5.000 a 6.000 a.C. Evidências indicam que estas culturas eram compostas por caçadores e agricultores, mas foram milhares de anos depois que estas civilizações se estabeleceram neste local.
Entre os anos 200 a.C. e 600 a.C. eles finalmente domesticaram animais e plantas. Durante este período, eles criaram sistemas agrícolas que consistiam em terraços usados para fins de exploração agrícola, além de uma série de “colcas”, que eram reservatórios de pedras posicionados em grandes altitudes para a preservação de grãos e outras culturas, basicamente, como uma geladeira natural.
Indo à frente na história, durante a colonização, os espanhóis conquistaram estas terras e fizeram os povos nativos trabalharem em minas. As comunidades indígenas, mais tarde, foram divididas em 20 vilas que permaneceram até os dias de hoje.
Atualmente, esta é uma das regiões mais visitadas do Peru, recebendo cerca de 300.000 turistas por ano. Além disso, o Cânion Colca e seus arredores são uma das atrações imperdíveis em Arequipa, não apenas por terem recebido o reconhecimento de um dos cânions mais profundos do mundo, mas por causa de suas camadas geofísicas extraordinárias.
Devido à atividade geotermal na região, gêiseres, fumarolas e fontes termais naturais se formaram, conferindo um grande valor turístico ao interior de Arequipa. Com isso, a UNESCO reconheceu o Cânion Colca como um Geoparque Global em 2019, graças à sua importância geológica e complexidade histórica.
O que ver?
1. Mirante Cruz del Condor
Este mirante natural está localizado no pico mais alto do cânion, oferecendo uma visão incrível do Vale Colca e, especialmente, do majestoso Condor Andino, a terceira maior ave do mundo.
O Condor Andino possui 3 metros de largura e mal bate suas asas para voar, já que utiliza das correntes de ar quente para planar, um voo tranquilo e suave que vale a pena observar.
Portanto, para experienciar este lindo espetáculo você deve visitar o Mirante Cruz del Condor, entre as 9h e as 11h da manhã.
2. Chivay
Esta pequena cidade é o ponto de partida para todos os visitantes do Cânion Colca. Está localizada a 3.651 metros acima do nível do mar, situada às margens do rio Colca. Esta linda cidade é reconhecida por sua expressão cultural, onde muitos de seus habitantes têm mantido suas tradições antigas praticamente intocadas.
Deste local, você pode ter um vislumbre deste cenário fascinante da região, composto pela natureza exuberante do Vale do Colca, campos de cultivo e de antigos terraços agrícolas.
3. Fontes Termais
Se você está fazendo apenas um passeio de um dia ou irá passar alguns dias no Vale do Colca, um banho nestas fontes termais pode ser tão confortante quanto um abraço de mãe. As fontes termais mais próximas estão localizadas a 3 quilômetros da cidade de Chivay.
Aqui você pode escolher entre piscinas internas ou ao ar livre com vistas à paisagem natural maravilhosa da região. A temperatura da água pode alcançar os 38ºC e, acredita-se, que possuam propriedades curativas.
Clima do Cânion Colca
A região é afetada pelo clima característico do planalto andino, com um inverno seco e frio e um verão bastante úmido. Assim, recomendamos que saiba mais sobre as condições climáticas da região do Cânion Colca antes de se aventurar nesta maravilha natural.
- Estação chuvosa: Tem início em dezembro com um aumento drástico da precipitação pluvial entre os meses de janeiro e março. As temperaturas variam entre 16ºC e 7ºC ao longo desta estação. É válido mencionar que durante estes meses chuvosos, alguns passeios ao Cânion Colca podem ser cancelados devido às condições climáticas.
- Estação seca: Ocorre entre maio e novembro, estes são considerados os meses mais frios do ano, embora algumas partes do Vale Colca possam ser mais quentes, especialmente nas partes mais baixas do cânion que estão mais expostas à luz direta do Sol. Chuvas são praticamente nulas durante este período e as temperaturas variam entre 18ºC e 4ºC.
Para mais informações sobre o clima no Peru, certifique-se de ler nosso guia informativo e faça suas malas de acordo com as condições climáticas de cada região peruana.
Como lidar e prevenir com os sintomas de altitude?
É válido mencionar que devido à alta elevação deste local, alguns viajantes podem sofrer com o Mal de Altitude. Esta situação é bastante comum em altitudes que ultrapassam os 2.500 metros acima do nível do mar. No entanto, aqui reunimos algumas recomendações para te ajudar a lidar e prevenir os sintomas da altitude:
- Mantenha-se hidratado. Água é o melhor aliado para lutar e prevenir esta condição.
- Evite álcool e fumar a todo custo. Álcool desidrata, e fumar pode piorar ou encurtar a respiração.
- Coma alimentos leves, mas calóricos. Altas altitudes aumentam a necessidade de combustível, pois você fica desidratado e queima carboidratos mais rápido.
- Beba o chá ou mastigue folhas de Coca. Esta é uma planta medicinal dos Andes, conhecida por ajudar a aliviar qualquer sintoma causado pela altitude e melhorar a aclimatização.
- Vá com calma. Não se comprometa com uma atividade fisicamente exigente nos primeiros 2-3 dias após a chegada. E quando estiver caminhando, não se esqueça que a calma é essencial para a contemplação!
- Como uma medida de prevenção, você pode comprar alguns remédios, como Diamox ou “Soroche” em qualquer farmácia em Cusco, entretanto, recomendamos fortemente que você consulte um médico antes de usá-los.
Como chegar ao Cânion Colca?
Para visitar o Cânion Colca é necessário estar em Arequipa. A chamada Cidade Branca de Arequipa é facilmente acessível por trem, ônibus ou avião. Para te ajudar a planejar sua viagem, aqui estão algumas recomendações sobre as opções de transporte:
- De ônibus: Viagens de ônibus são a opção número 1 de transporte no Peru. Muitos viajantes preferem se locomover por terra do que de avião para certos destinos. Entretanto, viajar de ônibus é uma ótima opção para aqueles que possuem um roteiro flexível e bastante tempo livre.
- De avião: Se você possui uma agenda apertada, então usar voos domésticos pode ser a opção mais adequada para você. Assim você irá otimizar seu tempo para explorar diferentes destinos que gostaria de visitar.
Arequipa também é acessível de trem, se você está partindo de Cusco ou Puno, você terá uma experiência exclusiva pelos Andes peruanos. Saiba mais aqui.
Agora que você já sabe como chegar a Arequipa, planejar seu passeio ao Cânion Colca será tão fácil quanto encontrar o melhor tour para você. Existem diferentes excursões para visitar esta maravilha natural, tanto se você irá fazer um passeio de um dia quanto se irá fazer um trekking de 4 dias, certifique-se de reservar com antecedência. Entre em contato com nossa equipe de especialistas para mais informações e detalhes!
A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica pelo Peru. Se você deseja saber mais sobre tudo que há para fazer em Arequipa e viajar além do óbvio, então confira nossos pacotes de viagem e comece a planejar a viagem da sua vida!