Se você está planejando uma viagem à maravilha mundial de Machu Picchu, localizada no Peru, provavelmente já ouviu falar de Águas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo. Esta vila fica próxima às construções da cidadela inca de Machu Picchu. Aguas Calientes é uma pequena vila que, anteriormente, era um ponto de acampamento ferroviário durante a construção da rota, mas, após a descoberta de Machu Picchu, a vila se tornou o ponto de entrada para visitar as construções incas, sendo possível inclusive acessá-las a pé.
No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que Águas Calientes vai muito além de ser apenas um destino de passagem entre o Vale Sagrado dos Incas e o sítio arqueológico de Machu Picchu. Este lugar tem muitas atrações interessantes para conhecer, e sem dúvida, as maravilhas desta vila podem enriquecer ainda mais a sua experiência e tornar o seu roteiro pelo país memorável.
Sendo assim, um dos aspectos mais importantes a considerar no planejamento da nossa viagem é determinar a melhor época para visitar Águas Calientes. Pensando nisso, vamos fornecer informações sobre o clima deste lugar e indicar qual é a melhor época para fazer sua visita. Não deixe de conferir as dicas que preparamos a seguir para você. Vamos começar?
O clima em Águas Calientes é bastante agradável ao longo do ano, graças à sua localização geográfica. Situada no coração da floresta nublada peruana, a uma altitude de 2.040 metros acima do nível do mar, esta pequena cidade oferece um clima subtropical úmido, caracterizado por duas estações distintas: uma estação chuvosa, de novembro a abril, com temperaturas variando entre 20°C e 8°C, e uma estação seca, de maio a outubro, que ainda pode experimentar chuvas ocasionais?.
A estação seca em Águas Calientes estende-se de maio a outubro. Durante este período, o clima é mais estável, com dias ensolarados e noites frescas. Esta época é considerada a melhor para visitar Machu Picchu, pois as trilhas, como a Trilha Inca e a Trilha Salkantay, que levam até Machu Picchu, estão em melhores condições e o risco de chuvas é menor.
Também, nesta época, o Peru é conhecido como a alta temporada no turismo, justamente pelo clima ser mais estável, já que a maioria das atrações estão a céu aberto. Nos meses de junho, julho e agosto, prevalece um clima seco com dias quentes, com temperaturas médias entre 17°C e 19°C. Embora as noites possam surpreender com um frio inesperado, às vezes caindo até abaixo de zero, especialmente nos meses mais frios, como junho e julho. Sempre leve um abrigo para o frio.
A estação chuvosa em Águas Calientes estende-se de novembro até abril. Durante este período, as chuvas frequentes podem dificultar a visita a Aguas Calientes e Machu Picchu, visto que a maioria das atrações está ao ar livre. Especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, considerados os mais chuvosos, a visita a sítios arqueológicos pode ser mais complicada. No entanto, se você não se importa com chuvas eventuais, esse período pode ser ideal, pois além de ser menos concorrido, oferece campos verdes exuberantes e alguns serviços podem ser mais econômicos.
Nesses meses, é comum que a cidade fique envolta em neblina pela manhã, dissipando-se apenas à tarde. As temperaturas variam entre 19°C e 21°C durante este período, com as noites sendo menos frias que na temporada seca. Apesar das chuvas persistentes, os dias costumam ser mais quentes, com chuvas intermitentes que geralmente ocorrem à noite, variando de duração de alguns minutos a horas.
A escolha para viajar entre as duas opções de temporadas será de acordo com o tipo de experiência que você está procurando. Ficou curioso a respeito do clima para organizar a sua viagem? Nós, da Viagens Machu Picchu, preparamos um guia informativo sobre a melhor época para visitar o Peru. Confira!
Chegar a Machu Picchu Pueblo, a porta de entrada para o parque arqueológico de Machu Picchu, é uma experiência maravilhosa. No entanto, escolher a melhor época pode influenciar significativamente a nossa experiência durante a jornada nesta maravilha do mundo. Uma das formas de chegar até aqui é por via ferroviária, já que esta vila conta com uma estação de trem, que é a maneira mais rápida de visitar e chegar a esta vila.
Como mencionamos anteriormente, Águas Calientes possui duas temporadas bem definidas: a alta temporada ou época da estação seca e a baixa temporada ou época da estação chuvosa. A diferença entre as duas temporadas é que cada uma delas pode apresentar suas vantagens e desvantagens. Confira e escolha de acordo com a sua preferência.
• Alta Temporada: Esta temporada é altamente recomendada, pois o clima é favorável com dias ensolarados. No entanto, é comum encontrar multidões e alguns serviços com preços mais elevados. Se está planejando visitar nesta temporada, recomendamos fazer o planejamento com antecedência, uma vez que as entradas para Machu Picchu podem esgotar rapidamente devido ao limite diário de ingressos.
• Baixa Temporada: Nesta temporada, a frequência de chuvas é maior, especialmente em janeiro e fevereiro, o que pode dificultar a visita a alguns sítios arqueológicos. No entanto, é comum encontrar menos multidões, preços mais acessíveis, e uma paisagem verde e agradável.
Se você está pensando em visitar as atrações de Águas Calientes sem multidões e com uma paisagem verdejante maravilhosa, então a temporada baixa é a mais apropriada para você. Porém, se você escolher a temporada seca, que vai de maio a outubro, o clima não será um problema.
Como Viagens Machu Picchu, especialistas em destinos peruanos, estamos aqui para ajudá-lo com o planejamento da viagem dos seus sonhos ao Peru. Com isso em mente, preparamos pacotes de viagem exclusivos para Machu Picchu que se conectam com destinos imperdíveis no Peru.
Confira e entre em contato conosco para tornar sua viagem memorável e inesquecível pela terra dos incas!