Sem sombra de dúvidas, Machu Picchu é o principal destino turístico do Peru, uma vez que suas características naturais autênticas e o fascinante trabalho de engenharia tornaram o local tão impressionante que todo mundo quer fazer parte da aventura que leva à Machu Picchu enquanto está viajando pela América do Sul.
O famoso santuário histórico é um livro aberto sobre a história Inca, onde você pode andar através do tempo e ter a experiência de sentir a energia infindável que vem desta localização tão sagrada.
No entanto, embora com certeza você passe a conhecer informações sobre a estrutura e um pouco sobre como era a vida no local, muitas vezes não se fala muito sobre os artefatos, as técnicas e outros detalhes que certamente irão complementar sua experiência e seus conhecimentos sobre o sítio arqueológico.
Por isso, o Museu Machu Picchu, também conhecido como Museo Manuel Chávez Ballón, oferece um mergulho completo na história da Cidadela Inca com exibições interativas que apresentam artefatos e cerâmicas encontrados no local.
Se você tem algum tempo livre na cidade de Aguas Calientes, esta atração deve estar na sua lista de pontos turísticos! Aqui você irá entender ainda mais sobre a renomada civilização Inca e, além disso, sobre o processo de descoberta de Machu Picchu.
O Museu Machu Picchu em Aguas Calientes foi fundado em 2005 em homenagem ao dedicado arqueólogo Manuel Chávez Ballón.
Este ilustre personagem nasceu em Puno em 1919 e era movido apaixonadamente pela história peruana e arqueologia, o que o levou a buscar o ensino superior na Universidade de San Antonio Abad del Cusco.
Ele e seu mentor, Julio Cesar Tello, outro arqueólogo renomado no Peru, definiram suas graduações em uma expedição pelo Sul do Peru para explorar Machu Picchu em 1942.
Ambos juntos fizeram a Trilha Inca até esta que é, hoje, uma das maravilhas do mundo e chegaram ao Sítio Arqueológico Wiñay Huayna. Graças a esta descoberta, eles realizaram escavações e restauraram as ruínas Inca, uma grande contribuição para a história de Cusco e do Peru.
Hoje em dia, o museu busca retratar os aspectos mais importantes da Cidadela Inca, no qual exibem cerâmica Inca, arte metalúrgica e outros artefatos usados no cotidiano, assim como toda a documentação e os ‘insights’ sobre sua descoberta no ano de 1911.
O Museu Machu Picchu possui sete salas de exibição, permitindo que o visitante entre em uma viagem no tempo em cada galeria:
- Machu Picchu – A cidade entre as brumas
- Na Máquina do Tempo
- Espalhando história. Um dia na vida de Machu Picchu.
- Entrelaçando a Amazônia e os Andes.
- Entre achados e evidências.
- Caminhos para sentir Machu Picchu.
- Ecologia, flora e fauna do Santuário Histórico de Machu Picchu.
Além disso, para complementar toda a experiência, o Museu oferece um Jardim Botânico no qual buscam preservar a flora e fauna local. O jardim possui centenas de espécies de plantas, incluindo algumas das muitas orquídeas da região, um cenário natural incrível e autêntico que você não pode deixar de visitar!
Como mencionado anteriormente, o museu está localizado na região de Aguas Calientes, a 30 minutos de caminhada partindo da cidade perto de Puente Ruínas. Você pode chegar ao local facilmente à pé, seguindo em direção à Hidroeléctrica.
A visita autoguiada costuma levar até 1h30 para se completar, e aconselhamos que você se certifique de visitar cada galeria para um mergulho completo na história deste lugar tão majestoso. Além disso, se você quiser continuar sua aventura, você pode aproveitar e visitar os Jardins de Mandor, que fica a poucos metros de distância.
Quer saber ainda mais sobre o Peru? Aqui você encontrará todas as informações que você precisa para sua viagem. Nossa equipe de experts locais tem preparado os melhores guias informativos sobre os destinos para você!
Além disso, se você está empolgado para conhecer o Peru ao máximo, não deixe de conferir nossas ofertas especiais na aba Pacotes. A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para uma experiência autêntica em nosso país!