Se percorrer a Trilha Inca é um passeio essencial em sua viagem, mas seu tempo está bastante limitado, ficamos felizes em te trazer uma alternativa para a realização do seu sonho. O trekking de 2 dias pelo Caminho Inca irá permitir que você tenha a experiência de fazer a última parte do trajeto, enquanto também te possibilitará acampar no meio da exuberante floresta de nuvens.
A Trilha Inca Curta é uma alternativa para vivenciar como era a antiga estrada Inca e contemplar as vistas amplas de Machu Picchu a partir do Portal do Sul. O roteiro também te levará por um dos sítios arqueológicos mais marcantes do país dentro da trilha.
Como você talvez já saiba, a Trilha Inca para Machu Picchu é apenas uma pequena fração do que esta gigante rede de caminhos foi durante os tempos pré-colombianos. Também conhecida como Qhapaq Ñan, esta formava uma rede de estradas que conectava todo o Império Tahuantinsuvo.
A Qhapaq Ñan se espalhou por cerca de 30.000 quilômetros e cobria países como Colômbia, Equador, Brasil, Peru, Chile e Argentina. Entretanto, felizmente o trajeto até Machu Picchu nunca foi descoberto e esta trilha permaneceu praticamente intacta ao longo do tempo.
Hoje em dia, a Trilha Inca Clássica é um dos trajetos mais procurados para chegar até o famoso santuário histórico e recebe cerca de 500 visitantes por dia. No entanto, esta rota leva cerca de 4 dias para ser concluída, por isso, alguns viajantes talvez prefiram se juntar a uma aventura mais curta por esta antiga trilha.
Embora este roteiro leve apenas 2 dias, ele passa pelas paisagens mais preciosas ao longo da rota, permitindo que os visitantes não só tenham contato, como se aprofundem na natureza e na história local antes de chegarem à Cidadela de Machu Picchu.
A Trilha Inca Curta possui um nível de dificuldade moderado, mas acredite em nós, tudo que o trajeto oferece será recompensado a cada passo dado. Aqui nós te apresentamos o que você pode esperar desta trilha:
Dia 1 | Cusco – Wiñay Wayna – Machu Picchu – Puentes Ruinas
Nossa aventura começará bem cedo pela manhã, partindo da cidade de Cusco, com destino à cidade de Ollantaytambo, um local cheio de história e cultura localizado no coração do Vale Sagrado dos Incas. Nós pegaremos o trem até o Km 104 nesta cidade, o que levará cerca de 1h45.
O passeio de trem te levará pelos cenários naturais mais impressionantes da região, e em todo trajeto você perceberá o estrondoso rio Urubamba te acompanhando, transacionando com os belos cenários formados pela selva alguns minutos antes de nossa chegada.
Assim que desembarcarmos em nosso destino, começaremos a caminhar para o ponto de verificação antes de iniciarmos a nossa jornada pela Trilha Inca, o local é chamado de Chachabamba, um pequeno assentamento Inca localizado na floresta de nuvens. Depois de nossa rápida parada, continuaremos caminhando por cerca de 2 a 3 horas, a rota irá oferecer uma total imersão na natureza próspera da região.
Chegaremos ao Sítio Arqueológico Wiñay Wayna, uma das ruínas mais bem preservadas da trilha. Faremos um tour rápido pelo local e teremos um tempo livre para apreciarmos e tirarmos fotos deste local inspirador.
Seguindo o roteiro, finalmente chegaremos ao Portal do Sol (Inti Punku), por volta das 5h da manhã. Daqui você terá vistas amplas de toda a cidadela de Machu Picchu e seus arredores. Faremos algumas paradas para que você possa apreciar o cenário, tirar algumas fotos e desfrutar de um lindo pôr-do-Sol.
Nosso guia te levará até a entrada de Machu Picchu para que você possa pegar o ônibus para Aguas Calientes, de onde você fará uma curta caminhada até o nosso acampamento à noite, o Puente Ruinas. Tudo estará preparado para nós apenas relaxemos, com um jantar delicioso e uma ótima noite de sono.
- Dificuldade: Moderada.
- Distância: aproximadamente 13 km.
- Altitude máxima: 2.720 metros acima do nível do mar.
Dia 2 | Puentes Ruinas – Machu Picchu – Cusco
Vamos acordar cedo, para nos aquecer tomaremos um copo de chá e desfrutaremos de um delicioso café-da-manhã para nos energizarmos para começar a aventura mais emocionante deste roteiro. Depois, seguiremos até a estação de ônibus para pegarmos nosso transporte até Machu Picchu. Chegaremos por volta das 6h da manhã à Cidadela Inca, à tempo de ver o nascer do Sol.
Assim que chegarmos ao santuário histórico, teremos um tour guiado de 2 horas por diferentes setores de Machu Picchu. Nosso guia irá te contar sobre a história e os mistérios que rodeiam esta maravilha do mundo. Mais tarde, você terá tempo para explorar a cidade ou escalar a imponente Montanha Huayna Picchu (que deve ser organizado com antecedência).
Após sua estada em Machu Picchu, você pegará o ônibus de volta a Aguas Calientes. Dependendo do seu horário de partida, você terá tempo para conhecer a chamada Machu Picchu Pueblo, comprar alguns souvenirs e fazer alguns registros desta cidade cênica.
Há duas opções de retorno para Cusco, ou você pode pegar o trem para Poroy, que fica a 30 minutos de Cusco, ou para Ollantaytambo, uma bela cidade dentro do Vale Sagrado dos Incas. Tenha em mente que isto deverá ser realizado mediante reserva.
- Dificuldade: Fácil.
- Altitude Máxima: 2.430 metros acima do nível do mar.
Nota importante: A Montanha Huayna Picchu é a caminhada opcional mais procurada na Cidadela Inca, por isso, você deve reservar os ingressos com bastante antecedência à sua viagem. Entre em contato com nossos especialistas em viagem para mais informações.
Preparamos esta lista para te ajudar a arrumar suas malas e não esquecer das coisas mais importantes para levar em sua aventura. Inclua estes itens em sua mala:
- Bastões de trilha. Para caminhadas longas e difíceis, certifique-se de trazer este equipamento com você.
- Mochila resistente a água. Este item poderá ser mais útil durante a estação chuvosa.
- Capa de chuva ou Poncho. Um item indispensável em toda mochila de trilheiros.
- Proteção do Sol. Certifique-se de trazer um protetor solar forte, chapéu e óculos de Sol com você para esta aventura.
- Garrafa d’água reutilizável. Mantenha-se hidratado ao longo da trilha. Algumas trilhas, como a Salkantay, podem chegar a altitudes de cerca de 4.000 metros, então beba água o suficiente para combater os sintomas da altitude.
- Roupas quentes. Especialmente para as noites frias, já que você irá acampar nas montanhas.
- Passaporte. Sempre leve sua identificação pessoal com você!
- Repelente de insetos e pomadas para picadas. Estes itens e a proteção solar serão seus melhores amigos durante o trajeto.
- Remédio para os males da altitude. Certifique-se de trazer pílulas de diamox ou soroche para prevenir.
- Câmera. Por favor, não se esqueça deste item! E gostaríamos de ressaltar que câmeras profissionais precisam de uma permissão especial para uso no sítio arqueológico. Para saber mais, consulte seu agente de viagem.
Operadores do tour incluem camping e equipamentos de cozinha em seus pacotes. Os carregadores tomarão conta disso, bem como de suas mochilas, para que você possa viajar mais leve, com pouco peso, carregando apenas o essencial.
Se você ainda não decidiu entre qual alternativa vai escolher para ir até Machu Picchu, viemos esclarecer que esta escolha está pautada em dois fatores: o tempo que você tem durante sua viagem e seu condicionamento físico. Como você talvez já saiba, existem diferentes formas de chegar à famosa cidadela e a Trilha Inca certamente é a opção mais procurada.
A Trilha Inca Clássica é uma aventura de 4 dias com grau de dificuldade que varia de moderado a desafiador. Esta é a opção mais popular já que é possível explorar cerca de 40 quilômetros desta antiga trilha construída há centenas de anos pela civilização Inca.
Esta opção de trekking não é para iniciantes, já que pode ser muito exigente, principalmente entre aqueles que não têm ótimas condições físicas ou que não estão acostumados com a altitude. A Trilha Inca Clássica te levará acima dos 4.200 metros de elevação com trechos bastante inclinados e estreitos.
Muitos viajantes tendem a subestimar o desafio a ser enfrentado e entram nessa aventura sem nem mesmo estar propriamente aclimatados. Lembre-se que o acesso à Trilha Inca é muito limitado e apenas 500 pessoas, entre cozinheiros, guias, carregadores e visitantes estão permitidos a fazer a trilha por dia.
O Caminho Inca te levará a localizações remotas, nas quais a cidade mais próxima, muitas vezes, pode estar a centenas de quilômetros de distância, sem nenhuma estrada nos arredores. Nós não queremos te assustar, mas nosso intuito é deixar claro para você quais serão os desafios a serem encarados para que você possa balancear prós e contras. Além disso, nossa equipe é altamente qualificada para te assistir em caso de qualquer eventualidade ou emergência.
Tendo isso em mente, a Trilha Inca Clássica também oferece um dos cenários mais lindos dos Andes e da floresta de nuvens, tanto do ponto de vista natural, quanto histórico. Aqui você, a natureza e um legado que resiste há séculos se tornarão um só.
Sem sombra de dúvidas, esta é uma experiência única na vida e se você está disposto a entrar nessa aventura, então você definitivamente deveria dar o próximo passo na sua decisão e torná-la real!
Embora esta trilha possa ser curta, esta é a melhor opção para aqueles buscando viver uma experiência diferentes nos Andes peruanos e na floresta de nuvens. Uma ótima alternativa que irá permitir viajar por lugares além do óbvio, visitando locais únicos e dando um toque especial à sua aventura no Peru.
Nós sempre incentivamos nossos passageiros a viajar com consciência, estando cientes de seu tempo disponível para otimizar a experiência ao longo de seus roteiros.
Por este motivo, se você quer visitar outros lugares, mas ainda tem pouco tempo de viagem, recomendamos fortemente optar pela Trilha Inca Curta, para que você possa fazer muitas outras coisas imperdíveis durante sua passagem por nosso país.
Para aqueles que querem fazer a Trilha Inca, há algumas coisas para ter em mente enquanto organizam esta viagem. Como já mencionado, para reduzir o impacto humano na trilha, o governo peruano implementou um sistema para regular a entrada de visitantes neste antigo caminho.
Portanto, para ter esta experiência na famosa trilha para Machu Picchu é necessário adquirir um ingresso especial que só está disponível para empresas de turismo certificadas pelo governo. As licenças da Trilha Inca são limitadas a 500 pessoas por dia, incluindo visitantes, cozinheiros, guias e carregadores.
No entanto, se você está pensando em fazer a trilha por conta própria, informamos que isto não é possível, já que é obrigatório o acompanhamento de um guia de turismo profissional. Há muitos operadores de turismo que oferecem esta experiência, o que significa que você encontrará diferentes faixas de preços.
Além disso, queremos ser muito honestos com você, ir com a opção mais barata pode não ser a melhor escolha. Lembre-se que você terá acesso ao serviço pelo qual pagou, nada menos e nada mais. Da mesma forma, sentir-se satisfeito é a principal meta aqui. Tenha em mente que você irá atravessar uma trilha que supera os 4.000 metros de altitude pelos locais mais remotos.
Com base nisso, recomendamos que você realize uma boa pesquisa para encontrar uma empresa que passe credibilidade, confiança e conforto. E nós sabemos que, entre o mar de opções de operadores de turismo, esta atividade pode ser um tanto quanto tediosa, mas você não precisa fazer isso sozinho, já que contratar e contar com o apoio de uma agência de viagem local pode te aliviar esse estresse!
1. O que é a Licença para Trilha Inca Curta?
Se você deseja fazer a Trilha Inca Curta ou Clássica, você precisará de uma licença especial para realizar esta aventura. Como mencionamos antes, o governo peruano implementou algumas restrições para controlar o impacto humano na trilha.
Os ingressos para a Trilha Inca são limitados a 500 pessoas por dia, que incluem cozinheiros, carregadores, guias e turistas. Por este motivo, você precisa reservar a Trilha Inca com bastante antecedência.
2. Como saber da disponibilidade da Trilha Inca Curta?
Apenas operadores certificados podem verificar a disponibilidade da Trilha Inca. Se você já sabe quando gostaria de fazer este passeio, certifique-se de entrar em contato com nossa equipe o quanto antes.
3. Com quanta antecedência preciso reservar a Trilha Inca Curta para Machu Picchu?
Recomendamos reservar a Trilha Inca Curta com ao menos 6 meses de antecedência devido ao número limitado de ingressos.
4. Qual é o nível de dificuldade da Trilha Inca Curta?
Diferente da Trilha Inca Clássica, esta alternativa possui um nível de dificuldade de fácil a moderado. A altitude máxima atingida é de 2.720 metros acima do nível do mar e a distância percorrida é de 13 km.
5. Que tipo de trem está incluso?
Incluímos o Expedition Train da Peru Rail em nossos pacotes do Caminho Inca. No entanto, oferecemos a opção de fazer um upgrade para o serviço Vista Dome com um custo adicional.
6. Posso escolher os assentos nas viagens de trem?
Infelizmente, a Peru Rail (a companhia de trem) não permite que passageiros escolham seus assentos em qualquer um de seus trens. A distribuição destes é feita automaticamente pelo sistema da companhia.
7. Posso acampar na Cidadela Inca de Machu Picchu?
Para evitar o impacto humano e a contaminação do santuário histórico, o governo peruano limitou o acesso apenas para visitas. Infelizmente, não é possível passar a noite no sítio arqueológico.
8. O que são as Montanhas Huayna Picchu e Machu Picchu?
Estas são as montanhas que cercam a Cidadela Inca. Huayna Picchu está localizada a 2.720 metros acima do nível do mar e oferece uma vista fascinante do sítio arqueológico, assim como de várias ruínas Inca ao longo da trilha.
A Montanha Machu Picchu está localizada a 3.082 metros acima do nível do mar, e funciona como outro mirante para o famoso santuário histórico. Entretanto, a trilha até o cume é significativamente menos desafiadora do que a da montanha Huayna Picchu.
Para subir qualquer um destes montes, você precisa comprar ingressos adicionais com muita antecedência. Para mais informações, entre em contato com nossos agentes de viagem.
9. É necessário ter seguro-viagem?
É melhor tê-lo e não o utilizar do que precisar e não o ter. Embora muitos viajantes optem por não comprar seguro-viagem, consideramos que este item deveria estar na lista de viagem de todos.
O seguro-viagem não somente cobre gastos médicos, dependendo do plano, ele também pode incluir perda de bagagem, cancelamentos, roubos de cartão de crédito e passaporte e até repatriação.
Sabemos que há muitas outras questões que você pode estar se fazendo, por isso, incentivamos que você entre em contato com nossos especialistas para esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Também temos uma seção de Perguntas Frequentes sobre Machu Picchu que pode te ajudar!
Seja a Trilha Inca Curta ou Clássica, esta jornada irá te levar em uma viagem no tempo, onde história e maravilhas naturais irão preencher o caminho até a cidadela de Machu Picchu, não perca esta oportunidade única.
A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para uma experiência autêntica, segura e divertida pelo Caminho Inca e por todo o Peru. Confira nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!