Quando você planeja uma viagem ao Cusco no Peru, sem dúvida, você estará lá para visitar a antiga Cidadela do Império Inca Machu Picchu. No entanto, há muito o que fazer em Cusco e seus arredores, e prova disso temos a famosa Montanha Colorida, também conhecida como "Vinicunca" na língua quechua. Essa maravilha natural fica a quase 3 horas de carro de Cusco até o ponto de partida da trilha para a Montanha Colorida. Ela atrai visitantes locais e estrangeiros graças à sua incrível cor e paisagem única.
Antes de começar a falar sobre a melhor época para visitar, você tem que saber que esta montanha está localizada a 5.200 metros acima do nível do mar, perto da montanha Ausangate. É necessário caminhar 8 quilômetros para alcançar a montanha, o que torna a caminhada desafiadora para aqueles que desejam vê-la.
Embora isso pareça desafiador, mas chegar ao topo vale a pena, proporcionando momentos inesquecíveis. Neste guia falaremos sobre qual a melhor época para visitar esta maravilha incrível. Também daremos algumas recomendações para levar e como aproveitar ao máximo.
A região andina no Peru apresenta duas estações bem marcantes , a seca e a chuvosa, e não muda muito nesta área. Devido à sua elevada altitude, as condições climáticas variam notavelmente nesta área, portanto, é importante verificar as previsões climáticas antes de se aventurar nesta maravilha natural.
• Estação Chuvosa: A estação chuvosa começa em meados de novembro e normalmente dura até março. Nessa época do ano, o caminho fica úmido e lamacento. A névoa cobre as montanhas, de modo que a visibilidade pode ser baixa.
Entretanto, as chuvas se intensificam nos meses de janeiro e fevereiro, tornando-se o período mais chuvoso do ano. O clima na Montanha Colorida durante a estação chuvosa é às vezes agradável de manhã e chuvoso à tarde. Ou, é o inverso, ruim de manhã e bom à tarde.
• Estação seca: A estação seca começa no mês de maio a meados de outubro. O clima é frequentemente claro, os caminhos são mais firmes e fáceis de acessar. É um ótimo momento para uma escalada mais confortável e divertida para ver a beleza da montanha e seus arredores.
Além disso, essa época é considerada o período mais frio do ano e a melhor época para explorar a Montanha Vinicunca. A probabilidade de chuva é quase nenhuma durante este período, mas as temperaturas podem cair abaixo de 0ºC. Portanto, é recomendável levar roupas apropriadas para o frio.
A melhor época para visitar a Rainbow Mountain, ou Montanha Arco-Íris, no Peru é entre os meses de maio e outubro, durante a estação seca na região andina. Além disso, essa é considerada a alta temporada para o turismo, enquanto a temporada de chuvas, de dezembro a março, corresponde à baixa temporada. Confira algumas diferenças entre as duas temporadas:
• Alta Temporada: Esta temporada é muito recomendada para ter uma boa experiência, pois o clima é favorável com dias ensolarados. Porém, é comum encontrar multidões em sítios arqueológicos e serviços com preços mais elevados. Se planeja visitar os destinos do Peru nesta temporada, recomendamos planejar com antecedência.
• Baixa Temporada: Nesta temporada, a frequência de chuvas é maior, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, o que pode dificultar a visita a alguns sítios arqueológicos ao ar livre. No entanto, é comum encontrar menos multidões, preços mais acessíveis e uma paisagem verde e agradável.
A temporada de neve na Montanha Colorida acontece junto com a época de chuvas, de dezembro a março, o que pode deixar a montanha ora visível, ora coberta de neve. Apesar disso, há dias em que a neve é menos intensa e o sol predomina, ainda é possível admirar partes da montanha.
Na estação seca, os visitantes têm a melhor chance de ver a montanha em toda a sua glória colorida, sem o véu das nuvens ou da neve. Por outro lado, mesmo na estação chuvosa, quando a montanha pode estar parcialmente oculta, momentos de clareza oferecem vislumbres de sua beleza coberta de neve, especialmente quando o sol ajuda a derreter a neve superficial.
Portanto, para quem deseja experimentar a beleza plena da montanha de 7 cores, o ideal é programar a visita entre maio e outubro, aproveitando assim a temporada seca e aumentando as chances de uma experiência inesquecível.
• Escolha roupas apropriadas: calçados de trekking são a melhor escolha para sua viagem ao Peru e ao visitar a Montanha das Sete Cores, você deve estar preparado para todas as condições climáticas, não importa quando visite. Você pode trazer um casaco à prova d'água, um chapéu e camadas. Não esqueça dos óculos de sol e um bom protetor solar.
• Tire sua melhor foto: Não esqueça de tirar muitas fotos desta paisagem de tirar o fôlego! Você poderá ver mais colinas arco-íris ao redor do pico. A região tem uma geografia e geologia únicas. Tem muitas montanhas coloridas, mas a Montanha das Sete Cores é a mais impressionante. Ao longo da rota, você pode encontrar várias lhamas e alpacas, pois os locais na área da Montanha das Sete Cores mantêm rebanhos desses animais peludos.
• Respeite as pessoas locais e a Natureza: Interaja respeitosamente com os locais, respeite o meio ambiente, não deixe lixo e siga as instruções do seu guia.
• Combata o mal da altitude: Caminhar mais de 5000 metros acima do nível do mar é uma tarefa árdua, e há uma grande chance de você ter mal da altitude. Mantenha-se hidratado, vá no seu próprio ritmo e beba chá de coca; um tratamento natural para o mal da altitude usado há milhares de anos. um dia ou horas antes da sua aventura, evite grandes refeições, álcool e cigarros.
Antes de fazer a trilha Vinicunca, você pode visitar primeiro Machu Picchu, o Vale Sagrado e outras atrações. Aproveite também para conhecer bem a cidade de Cusco. Fazendo isso, seu corpo estará aclimatado e você poderá evitar melhor os sintomas do mal da altitude.
Explorar a Montanha das Sete Cores pode ser um desafio devido à sua alta altitude, o que torna a respiração mais difícil e o caminhar, uma luta constante contra a densidade do ar. A maior parte da trilha é plana, mas o trecho final, que leva de 20 a 30 minutos, apresenta uma subida íngreme. Para quem acha a caminhada muito exigente, há a opção de alugar um cavalo para chegar até a base do pico. Durante o percurso, os guias estão sempre a postos, oferecendo tanto oxigênio quanto encorajamento, assegurando que todos se sintam seguros e apoiados.
Se você está pensando em visitar a Montanha Colorida, no Peru, recomendamos muito ter assistência de uma agência de viagens peruana como a Viagens Machu Picchu, especialistas em destinos peruanos, estamos aqui para ajudá-lo com o planejamento da viagem dos seus sonhos ao Peru. Com isso em mente, preparamos pacotes de viagem exclusivos para Machu Picchu que se conectam com destinos incríveis neste país.
Confira e entre em contato conosco para tornar sua viagem memorável e inesquecível pela terra dos incas!