Amantani é a ilha mais importante do Lago Titicaca, já que é ela que possui um dos cenários mais impressionantes do lago, além de oferecer opções de turismo de experiência como nenhuma outra neste gigante corpo d’água no meio do planalto andino.
Como a maioria dos habitantes do Lago Titicaca, Amantani também tem mantido suas tradições ancestrais quase intocáveis ao longo do tempo. O misticismo andino prevalece no coração destas comunidades e continua a ser praticado por gerações.
Se você está buscando mergulhar nas maravilhas naturais e culturais do Lago Titicaca, então você precisa considerar acrescentar este lugar mágico ao seu roteiro, seja em uma visita de um dia ou em uma experiência de hospedagem na comunidade se envolvendo nas atividades diárias com os moradores locais. Para aprender tudo sobre a Ilha Amantani com esta matéria, continue lendo!
Caso você não saiba, Amantani é a maior ilha do lado peruano do Lago Titicaca, já que possui uma extensão que ultrapassa os 9 km². A ilha é lar de 4.000 pessoas, todas espalhadas pela região em 10 comunidades que falam quéchua, embora a maior parte delas também fale espanhol fluentemente.
Esta ilha está localizada no coração do lago, cercada por absolutamente nada, além de água e da Isla del Sol, que pertence ao lado boliviano do lago, mas que fica a uma longa distância. No entanto, graças à sua localização quase remota, os ‘ilhados’ têm conseguido manter suas tradições e costumes sem interferências do resto do mundo.
Por este motivo, Amantani é uma das atrações culturais e turísticas mais procuradas no lago, já que oferece as condições perfeitas para experiências enriquecedoras aos viajantes, dessa forma, o turismo tem se tornado a principal fonte de renda para muitas famílias que vivem nesta ilha.
Além disso, este local é reconhecido por ter um cenário autêntico, onde somente a natureza pode ser observada, de uma ponta a outra da ilha, sendo que a paisagem é complementada pelas casas dos moradores locais e alguns sítios arqueológicos especiais.
As ilhas do Lago Titicaca não foram nenhum mistério para as civilizações pré-hispânicas, já que esses povos também conseguiram viver nestas localizações remotas e isoladas à salvo de seus inimigos.
As culturas Pukara e Lupaka foram duas civilizações que marcaram estas terras; eles criaram um sistema de terraços agrícolas que, mais tarde, foram reproduzidos pelos Incas na mesma ilha.
Os Incas também deixaram relíquias escondidas no topo de duas montanhas da Ilha Amantani. Embora não se tenha muitas informações sobre estes antigos sítios arqueológicos, acredita-se que eles serviram como centros cerimoniais de adoração à Pachamama (Mãe Terra) e ao Pachatata (Pai Céu).
Pachamama está localizada no topo do Cerro Llaquistiti, a 4.150 metros acima do nível do mar. Já Pachatata está na colina em frente à Pachamama, no Cerro Coanos, que se eleva aos 4.120 metros de altitude.
Embora os 'ilhados' tenham sido destituídos de suas terras durante o processo de colonização, eles lutaram para manter suas tradições vivas, mas também se adaptaram a outras que foram impostas pela Coroa Espanhola. A Ilha Amantani foi vendida pelo Rei Charles V a Pedro González.
Os colonizadores espanhóis habitaram esta remota localização, porém, não por muito tempo, já que era difícil para eles explorarem as terras de forma agrícola. Depois de uma seca severa no início de 1900, os descendentes espanhóis começaram a vender suas terras de volta aos nativos.
Na década de 1950, aproximadamente, os locais adquiriram quase toda a ilha de volta, retomando suas tradições ancestrais e cultura mais uma vez.
A Ilha Amantani tem uma grande expressão cultural, influenciada pelas antigas sociedades e também pelos conquistadores espanhóis. Entretanto, o misticismo andino tem permanecido fortemente enraizado no coração dessa sociedade, que lutou muito para conseguir manter sua cultura ancestral viva.
Embora as vestimentas de camponeses, impostas pelos colonizadores espanhóis, tenham permanecido como um traje cotidiano, eles as modificaram de várias formas para que pudessem representar muitas de suas tradições, crenças e identidade, usando de lindas cores e padrões nos tecidos.
Além disso, os sítios arqueológicos de Pachamama e Pachatata ficam fechados ao longo do ano, e só são abertos em um dia específico, quando celebram e performam um ritual de gratidão à Terra e ao Céu. Turistas são bem-vindos para assistir à cerimônia e também para ver o nascer do Sol no Sítio Arqueológico de Pachamama.
A vida na ilha é bastante simples, cada família está encarregada da produção de alimentos e muitas outras responsabilidades, todos contribuindo para o bem-estar da comunidade. Sua principal fonte de renda é a produção agrícola, eles cultivam batatas, gansos, cevada e feijão.
Além desta questão, culturalmente falando, a expressão têxtil da Ilha Amantani é bastante similar à da Ilha Taquile, quando se trata de variedade e design. Esta ilha também é reconhecida pelas esculturas de pedra, já que eles desenvolveram um estilo de esculpir diferente para utilizar em utensílios diários e elementos decorativos.
Para aqueles que estão se perguntando como visitar esta rica maravilha cultural e natural que é a Ilha Amantani, saibam que existem diferentes formas para realizar. Tudo depende do tipo de experiência que você gostaria de ter, ou do tempo disponível em seu roteiro. Você pode visitar esta atração com estas opções:
1. Tour Completo de 1 dia pelo Lago Titicaca
Para aqueles com um pouco mais de tempo em Puno, aqui temos um tour de barco que te levará para conhecer toda a expressão cultural do Lago Titicaca em um dia.
Este Tour de 1 dia pelo lago irá te permitir mergulhar nesta maravilha natural e seus atrativos sem perder nenhum detalhe. Nesta ocasião, você poderá conhecer o renomado artesanato da Ilha Taquile, as impressionantes Ilhas Flutuantes de Uros, além de uma das maiores ilhas do lago, a Amantani.
2. Hospede-se nas comunidades do Lago Titicaca
Esta é a forma mais íntima de mergulhar na expressão cultural do Lago Titicaca. Neste contexto, você poderá se hospedar em uma das ilhas e aprender sobre suas rotinas diárias.
Na experiência de se hospedar no Lago Titicaca, você poderá explorar Amantani, Taquile e as ilhas Uros. Você aprenderá sobre as tradições e costumes locais, assim como fará parte das atividades rotineiras como pescar, colher junco de totora e muito mais.
Gostaria de vivenciar tudo que a Ilha Amantani pode oferecer? Entre em contato com nossos especialistas e venha conhecer o vasto Lago Titicaca como um expert local.
A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para uma experiência autêntica no Peru. Se você está animado para saber o que mais fazer no antigo país dos Incas, então confira nossos pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!