A cidade de Chiclayo possui paisagens naturais impressionantes, é banhada pelo Oceano Pacifico e uma das principais características da região são os atrativos históricos, inclusive de civilizações pré-incas e a cultura destes povos antigos.
Conhecer Chiclayo é voltar no tempo através de monumentos, construções, sítios arqueológicos, tumbas e costumes preservados principalmente da antiga civilização Moche, que ali viveu. Entre as principais atrações estão as Tumbas Reais de Sipán, que guarda o Senhor de Sipán, grande governador da civilização Moche, descoberta nos anos 80. Este lugar é considerado um dos mais importantes para a arqueologia do país.
Outro atrativo, sem dúvidas, é a gastronomia local. Quem viaja para o norte do Peru se surpreende com as delícias gastronômicas que experimenta. Entre elas, o tão famoso ceviche peruano, o arroz com pato à chiclayana e de sobremesa o king-kong, que nada mais é que um alfajor de manjar branco, amendoim e abacaxi.
Se você deseja incluir o norte do país no seu roteiro de viagem para o Peru, Chiclayo precisa estar entre as suas prioridades. Ainda pouco conhecida dos turistas, reserva atrações que vão surpreender você. Veja abaixo algumas informações importantes para conhecer Chiclayo Peru.
Onde fica Chiclayo?
Chiclayo é a capital do departamento de Lambayeque, e é reconhecida como a “Capital da Amizade”. Está localizada no norte do Peru, a aproximadamente 200 quilômetros da cidade de Trujillo e a distância de Chiclayo a Lima é de aproximadamente 770 quilômetros.
Como chegar em Chiclayo?
Existem duas principais formas de chegar em Chiclayo. A primeira delas é viajar de ônibus para Chiclayo, partindo de Lima, a viagem dura em torno de 11 horas e apesar de ser longa, é a maneira mais econômica de viajar pelo Peru.
Também é possível viajar para Chiclayo de avião, que é a opção perfeita para quem tem menos tempo de viagem e quer aproveitar ao máximo. Pegando um voo em Lima, na capital do país, a viagem dura em torno 1h30m, porém, costuma ser um pouco mais caro viajar assim. O Aeroporto de Chiclayo chama-se Aeroporto Internacional Capitán FAP José A. Quiñones Gonzales ou simplesmente Aeroporto Internacional de Chiclayo.
Nós, da Viagens Machu Picchu, sempre recomendamos que se contrate uma agência de viagem local especializada para dar suporte em todos os transfer de um destino a outro, tendo em vista que a logística no Peru pode ser um pouco mais difícil para quem não conhece o país. Assim, é possível economizar tempo e dinheiro e aproveitar a viagem com mais tranquilidade.
Como é o clima em Chiclayo?
Durante todo o ano o clima é mais seco na região, mas predominam duas principais estações: a seca e a chuvosa. A temporada seca, que vai de abril a novembro, é considerada a melhor época para viajar para Chiclayo e o Peru, por ser um período com menos chances de chuvas, apesar das temperaturas serem mais baixas.
Já entre os meses de dezembro a março, é o período com mais chances de chuvas no país, caracterizado por ser mais quente. Esta é a baixa temporada de viagem no Peru. A temperatura média de Chiclayo varia entre 16ºC a 31ºC.